DECEA participa de reuniões da OACI sobre Gerenciamento de Tráfego Aéreo na Coréia do Sul, em 16.05.24
Conforme nota postada no dia 10 no seu portal, o DECEA divulgou que seus representantes estiveram em Seul, na Coréia do Sul, de 29/04 a 03/05, participando do 44º Ciclo de Reuniões do Painel de Requisitos e Performance do Gerenciamento de Tráfego Aéreo.
O evento, promovido pela OACI, teve como foco principal a concepção do Gerenciamento do Tráfego Aéreo no futuro.
Este ciclo de reuniões teve por objetivo discutir e propor a atualização, o aprimoramento, o desenvolvimento e a implantação de diversos conceitos relevantes para o incremento da performance do Gerenciamento de Tráfego Aéreo a nível global. Dentre esses conceitos, destacam-se as Informações de Vôo e Fluxo para um Ambiente Colaborativo (FF-ICE), Operações Baseadas em Trajetória (TBO) e Aeronaves Conectadas (CA).
Esses inúmeros conceitos são tratados por um grupo de especialistas de diversos Estados e organizações internacionais, que atuam por meio de reuniões presenciais e remotas. Durante essas reuniões, são definidos critérios a serem propostos à Comissão de Navegação Aérea (ANC) para a atualização de diversos documentos, com destaque para o DOC. 9965, conhecido usualmente pela Comunidade Aeronáutica como GATMOC (Global Air Traffic Management Operational Concept), e outros documentos da OACI que versam sobre performance do gerenciamento de tráfego aéreo e requisitos dos sistemas que suportam esta atividade.
Durante as reuniões, foram discutidos diversos assuntos, dentre eles, o incremento de performance e a interoperabilidade do Gerenciamento de Tráfego Aéreo global, como a validação de exercícios denominados Tabletop Exercises que consistiam de simulações da implementação dos conceitos de FF-ICE e TBO por diversos Estados e aprovação da atualização da minuta do novo Conceito Operacional ATM Global com a atualização da visão da ICAO sobre o Gerenciamento de Tráfego Aéreo para os próximos 20 anos.
Para o Brasil, a participação nos painéis possui duplo objetivo: auxiliar a ICAO no desenvolvimento das concepções e extrair conhecimentos para as futuras implementações do Programa SIRIUS. Tais conhecimentos serão utilizados no desenvolvimento de diretrizes e do plano de implementação dos conceitos de FF-ICE, TBO, Aeronaves Conectadas no Brasil e na Região da América do Sul.