Pratt & Whitney obtém Certificação de Tipo pela Transport Canada para motor turbofan PW-545D, em 17.05.24


Em notícia do dia 13, a Pratt & Whitney Canada divulgou que o seu motor turbofan PW-545D está um passo mais perto de entrar em serviço após a obtenção no dia 09 de seu Certificado Tipo (TC/CT) pela autoridade Transport Canada Civil Aviation.

Certificado Tipo – Pratt & Whitney Canada / PW545A (14/02/1997), PW545B (12/12/2023), PW545C (14/03/2028), PW545D (09/05/2024):
https://wwwapps.tc.gc.ca/Saf-Sec-Sur/2/nico-celn/c_d.aspx?lang=eng&aprv_num=E-28&ISU_NUM=13&START_DATE=2024-05-09&AUTH_DESC=&DESC=&FRGN_NUM=&aprv_type=TA&PARTS_NUM=&id_num=1181

Em maio de 2023, a Textron Aviation anunciou que seu novo jato executivo Cessna Citation Ascend será equipado com (2) motores PW-545D, oferecendo melhor consumo específico de combustível, maior empuxo e maior tempo entre revisões.
“Como o mais recente derivado da família de motores PW-500, estamos ansiosos pela entrada em serviço do [Cessna Citation] Ascend”, disse Cedric Gauthier, vice-presidente de vendas e marketing, aviação geral da Pratt & Whitney Canada (uma empresa RTX). “A certificação foi concedida após 630 horas de testes de motor, além de 230 horas de testes de vôo na aeronave de teste-protótipo [Cessna Citation] Ascend”.

Tal como acontece com alguns de seus “irmãos” da Família PW-500, o PW-545D será equipado com FADEC, permitindo a integração do autothrottle no Cessna Citation Ascend. O motor duplo spool (conjunto combinando um compressor e uma turbina de alta pressão que o aciona usando um eixo de transmissão-conexão – connecting drive shaft) foi projetado com um compressor aprimorado de três estágios e é acionado por um módulo de turbina de alta pressão resfriado de estágio único. O novo motor PW-545D incorpora um misturador avançado e melhorias de eficiência nas seções do compressor e da turbina, diminuindo assim o consumo de combustível e nível de ruído e reduzindo as temperaturas de operação. O novo motor também está equipado com a tecnologia FADEC – Full Authority Digital Engine Control (controle de motor digital de autoridade total), incluída em muitos modelos PW-500. Isso permite que o Citation Ascend integre a nova tecnologia de aceleração automática (autothrottle) que simplifica a operação do motor, maximiza a eficiência e reduz a carga de trabalho do piloto.

Dados Certificado Tipo – PWC / PW545D (09/05/2024):


Conforme especificações da Pratt & Whitney Canada, a série PW-545 tem os seguintes valores:
– potência termodinâmica (Thermodynamic thrust) classe (na decolagem, ao nível do mar, dia padrão, condições estáticas, motor desinstalado) de 4.700 lbf.
potência mecânica (Mechanical thrust) classe (na decolagem, ao nível do mar, dia padrão, condições estáticas, motor desinstalado) de 4.100 lbf.
– dimensões (aproximadas) de 47 pol./119,38 cm (altura), 32 pol./81,28 cm (largura) e 68 pol./172,72 cm (comprimento).

A PWC registra que existem aproximadamente 4.600 motores PW-500 (em 3 séries – PW-530, PW-535 e PW-545) em serviço hoje, com mais de 5.000 unidades fabricadas. A frota soma aproximadamente 24,5 milhões de horas de vôo. Os motores PW-500 também equipam outras aeronaves do portfólio da Textron Aviation, como o Cessna Citation Bravo (PW-530A), Excel (PW-545A), Ultra Encore (PW-535A), Encore+ (PW-535B), XLS (PW-545B) e XLS+ (PW-545C) – que será sucedido pelo Citation Ascend).

Além de uma Família de jatos executivos, a Textron Aviation também fabrica turboélices bimotores e monomotores, muitos dos quais movidos por motores Pratt & Whitney Canada. [EL]