Fraport Brasil esclarece que não procede as informações na imprensa sobre uma data de reabertura do Salgado Filho (SBPA), em POA/RS, e que ao momento não dispõe de uma estimativa dos danos causados pela enchente, e que, após as águas baixarem, terá condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária, em 17.05.24


Em nota no dia 14, a Fraport Brasil esclareceu que não procede as informações que circulam na imprensa sobre uma data de reabertura do aeroporto de Porto Alegre/Salgado Filho (SBPA), fechado por inundação por excesso de chuvas no Estado do RS no dia 30, e reiterou a validade do NOTAM emitido com atualização no dia 06 com a informação do fechamento do aeroporto até o próximo dia 30, esta data de validade sendo passível de renovação-prorrogação em uma nova revisão do NOTAM. A Fraport Brasil informa ainda que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado.

A Fraport Brasil comunica que ao momento não dispõe de uma estimativa dos danos causados pela enchente, e que, após as águas baixarem, terá condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária do “Salgado Filho” (SBPA). A Fraport Brasil opera o “Salgado Filho”, sob concessão federal, desde 2018.

Entre outras mídias, o jornal Zero Hora, segundo o colunista Jocimar Farina, no dia 14, deu notícia que a Fraport, deverá renovar a suspensão de vôoos no Salgado Filho por, pelo menos, mais 90 dias (3 meses). Na terça-feira  dia 14, o nível de água era superior a 1,70 m.

No dia 15, colunista Jocimar Farina postou notícia que as ruas alagadas do bairro Anchieta, na zona norte de Porto Alegre, vão receber um reforço: duas bombas emprestadas chegaram na segunda-feira (13) e começaram a ser instaladas no dia 15. Com as bombas, será possível esgotar água e reduzir o o alagamento na região da Casa de Bombas 6, que poderá permitir o religamento do sistema de drenagem, e que a medida também irá auxiliar a retirada de água do aeroporto Salgado Filho.

O blog da jornalista e comentarista da GloboNews Ana Flor, no dia 14, postou que a Aeronáutica confirmara ao blog no dia 14 que a Fraport deveria pedir “mais 90 dias de interdição das operações aéreas no terminal internacional”. “Diante disso, o aeroporto só reabriria em setembro”.

A Fraport Brasil destaca que segue trabalhando para viabilizar vôos comerciais (para passageiros e cargas), em menor escala, a partir da Base Aérea de Canoas (BACO/SBCO).

Em nota no dia 09, a Fraport Brasil divulgou que, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, está estruturando a operação de vôos comerciais para o transporte de passageiros a partir de Base Aérea de Canoas (BACO/SBCO). O plano contará com ações para adaptação da Base para receber passageiros, além de cargas e ajuda humanitária – que já está em andamento.

De forma a garantir o cumprimento da legislação aeronáutica internacional e as regras da aviação brasileira, a Fraport Brasil tem a autorização para operar até 5 vôos diários saindo deste novo ponto.