Eviation anuncia conclusão da revisão de projeto conceitual do avião elétrico Alice, em 21.05.24
No dia 25 de abril, a Eviation anunciou que concluiu a revisão do projeto conceitual de seu avião transportador regional totalmente elétrico Alice após trabalho de redesenho. O anúncio ocorreu nove meses depois da terceirização do trabalho de design para a empresa de engenharia TLG Aerospace, com sede em Seattle (EUA), e 19 meses (1 ano e 7 meses) depois da realização de seu primeiro e único vôo de teste até agora com uma iteração anterior do modelo de nove passageiros.
O anúncio divulga a conclusão da CoDR – Conceptual Design Review (revisão de projeto conceitual). E registra que a revisão é um marco significativo, garantindo uma configuração que é certificável e permite uma fabricação simplificada.
Basicamente, a revisão manteve o visual característico do Alice, ao mesmo tempo que otimizou o desempenho e melhorou ainda mais a sua experiência de cabine. Os recursos introduzidos no projeto de aeronave de produção incluem:
– uma seção transversal constante que reduz a totalização de peças e os custos de fabricação de Alice, ao mesmo tempo que permite variantes futuras da aeronave;
– segmentos estruturais projetados para remontagem em campo com ferramentas padrão disponíveis para serviços de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO);
– um compartimento maior e centralizado do Sistema de Armazenamento de Energia (ESS – Energy Storage System) acima da asa que pode integrar uma gama de soluções ESS agora e no futuro, além de agilizar a certificação; e,
– espaço de cabine otimizado, permitindo um compartimento de bagagem montado na lateral, único na classe do transporte regional.
“Concluir a revisão do projeto conceitual é um passo importante na jornada do Alice, aproximando-nos significativamente da certificação da aeronave e da entrada em serviço”, disse Andre Stein, CEO da Eviation. “Os últimos refinamentos melhoraram ainda mais o design excepcional do Alice, que recebeu encomendas de operadores de todo o mundo interessados em descarbonizar as suas frotas. Este é um ano emocionante para a Eviation, pois Alice faz grandes avanços para tornar a revolução da aviação elétrica uma realidade comercial”, completou Stein.
Com encomendas que totalizam mais de US$ 5 bilhões, o avião totalmente elétrico Alice é pioneiro numa nova era de viagens aéreas sustentáveis. As versões de transporte regional 9 lugares e de carga do Alice são projetadas para encantar clientes e passageiros com tecnologia inovadora e um bonito design, ao mesmo tempo que proporcionam viagens ponto a ponto convenientes, econômicas e sem carbono, promove a Eviation.
O novo CEO da Eviation, Andre Stein, que ingressou na empresa em janeiro após deixar o cargo de CEO da EVE Air Mobility, da EMBRAR, recusou-se a oferecer um cronograma concebido para testes de vôo e certificação para a mídia AIN , mas disse que espera que o Alice esteja em serviço até o final. da década.
Uma representação digital do projeto conceitual redesenhado mostra uma aeronave muito semelhante ao modelo inicial que voou em setembro de 2022, com única diferença óbvia sendo o formato da fuselagem. Enquanto o modelo do projeto inicial apresentava uma fuselagem cônica em formato de elipse, o projeto revisado do Alice tem uma seção transversal constante, o que lhe confere um formato mais típico de tubo. Esta configuração simplifica os processos de fabricação e manutenção, ao mesmo tempo que torna mais fácil para a Eviation adicionar atualizações ou introduzir novas variantes da aeronave no futuro, Stein explicou.
Além de remodelar a fuselagem, “temos asas maiores e superfícies de controle maiores, e aumentamos o peso máximo de decolagem para permitir mais baterias”, disse Stein. Um grande compartimento de bateria está localizado centralmente dentro da fuselagem, acima da asa e atrás da última fila de assentos. Este compartimento oferece fácil acesso para substituição e manutenção de baterias e pode acomodar diferentes tipos de baterias, o que “ajuda a preparar a aeronave para o futuro”, disse Stein para a AIN. “Se houver uma evolução e a futura bateria tiver um formato diferente, por exemplo, temos mais margem de manobra. Ter um único compartimento maior no meio permite isso”, completou Stein.
No dia 07 de março, a Eviation anunciou, como outro para certificação e entrada em serviço do Alice, a conclusão do teste em túnel de vento de um protótipo do modelo no Kirsten Wind Tunnel, da Universidade de Washington, em Seattle. Com mais de 400 execuções concluídas e quase 9.000 pontos de dados de teste individuais, os testes forneceram dados valiosos para validar o design de produção do Alice. Os dados de teste complementaram os dados recolhidos durante o primeiro vôo do Alice em setembro de 2022. E, de acordo com a Eviation, foram mais um passo significativo para levar o vôo com emissões zero aos passageiros em todo o mundo.
O Alice redesenhado também tem um interior atualizado que é mais otimizado para o espaço, revelou Stein. A nova configuração oferece espaço no bagageiro superior para os passageiros guardarem suas bagagens – um recurso comum em grandes aviões, mas relativamente raro em pequenos aviões para transporte regional. A Eviation adicionou esse recurso como resultado de discussões com seu conselho consultivo de clientes, revelou Stein.
O Alice foi projetado para transportar nove passageiros ou até 2.500 libras de carga-paga em distâncias de até 250 MN. A Eviation anunciou, originalmente, que o Alice teria um alcance de 440 MN, mas reduziu essa estimativa quase no dia do primeiro vôo, citando a necessidade de avanços na tecnologia de baterias para apoiar os requisitos de reservas adicionais de energia.
“Parte do projeto conceitual é exatamente para resolver essas questões e garantir que estamos otimizando o desempenho da aeronave para conseguir isso”, explicou Stein, acrescentando que ele está confiante no alcance projetado e na capacidade de carga útil com a atual tecnologia de bateria.
Stein disse que a Eviation está “focada em laser” para o desenvolvimento de uma aeronave em conformidade de produção e pretende selecionar fornecedores neste ano. Embora já tenha selecionado fornecedores para o outro protótipo do Alice, a Eviation não confirmou que algum desses fornecedores anteriores permanecerá no programa após o redesenho.
Além das unidades de propulsão elétrica da MagniX, a Eviation selecionou anteriormente a GKN Aerospace para fornecer as asas, empenagem e sistemas de interconexão de fiação elétrica, com a divisão BendixKing, da Honeywell, fornecendo elementos-chave para a cabine de comando, incluindo telas sensíveis ao toque e controles Fly-by-wire. A Eviation também contratou a Parker Aerospace para desenvolver seis pacotes de sistemas de tecnologia, incluindo controles de cabine, flapes eletromecânicos e sistema de gerenciamento térmico.
“Muitos dos fornecedores que estavam no outro protótipo são fornecedores potenciais”, disse Stein, para emendar: “Estaremos definindo isso ao longo do ano”.
Esta é a segunda vez que a Eviation redesenha o Alice desde que revelou um primeiro conceito inicial em 2019. Quando a Eviation revelou um redesenho anterior em 2021, um comunicado de imprensa referiu-se a esse modelo como a “configuração de produção” que a empresa pretendia colocar no mercado em 2024. No momento em que a aeronave fez seu primeiro vôo, em setembro de 2022, a data projetada para entrada em serviço havia sido postergada para 2027.
Agora, Stein diz que o Alice, do vôo histórico em setembro de 2022, foi “apenas um demonstrador de tecnologia” – não uma versão representativa da produção do veículo. “A tecnologia foi demonstrada, o conceito foi comprovado e o foco agora está realmente no desenvolvimento de aeronaves de produção”, sustentou Stein.
A Eviation possui um acúmulo de vendas potenciais que, segundo a própria, atingem US$ 5 bilhões em valor, com muitos desses pedidos respaldados por adiantamentos firmes, mas reembolsáveis, disse Stein para a AIN. Os clientes incluem a DHL Express, a cia. aérea regional alemã Flyvbird, a empresa de leasing sul-coreana Solyu, o grupo de leasing de aeronaves Monte, a cia. aérea regional com sede em Massachusetts Cape Air, o Serviço Aéreo do Território do Norte da Austrália, a Air New Zealand, a cia. aérea regional mexicana Aerus, a cia. aérea regional alemã Evia Aero e a GlobalX, provedora de vôos fretados de passageiros e de carga com sede em Miami (EUA).
Stein acrescentou que a Eviation está confortável com a sua situação financeira atual, uma vez que o Clermont Group, acionista majoritário da empresa, tem fornecido todo o financiamento necessário para o desenvolvimento do Alice. A empresa não está contratando ativamente no momento e, em vez disso, conta com empreiteiros como a TLG para avançar no trabalho de engenharia. [EL]