Unidade da Airbus UpNext testando tecnologias de taxiamento automático, em 24.05.24


Subsidiária de avanço da inovação da Airbus, a UpNext começou a testar tecnologias projetadas para apoiar movimentação de aeronaves em solo – taxiamento – em condição automática e assistência aos pilotos. As tecnologias fazem parte do projeto de pesquisa Optimate (Otimizar) de três anos, da UpNext, que combina automação avançada, visão computacional, fusão de dados e aprendizado de máquina para melhorar os sistemas de navegação de aeronaves, interface homem-máquina e segurança de vôo em geral.

A pesquisa envolve o desenvolvimento e teste de taxiamento em operação automatizada usando cálculos de posição mais precisos e confiáveis e avaliando o potencial da detecção quântica para melhorar a disponibilidade de posição e os sistemas de navegação. Além disso, a pesquisa está investigando as capacidades de um mapa colaborativo e de um assistente de vôo virtual para apoiar as decisões dos pilotos e as interações com os centros de controle e operações de tráfego aéreo.

A UpNext está validando a arquitetura e os algoritmos em uma plataforma de teste de um caminhão-elétrico que replica as funções de um cockpit de aeronave e pode percorrer pistas de aeroportos como uma aeronave. A plataforma de testes está recriando uma cabine de comando do Airbus A350 com tecnologias avançadas de automação, como LIDAR e câmeras externas, combinadas com tecnologias GPS, SATCOM e 5G.

Após esses testes, a UpNext demonstrará o sistema virtual para uma missão “porta a porta” totalmente automatizada em um A350.

“Nossa ambição é usar as melhores tecnologias para tornar nossas aeronaves ainda mais conscientes de suas condições de operação, analisando-as com o máximo de detalhes possível para se tornarem assistentes inteligentes e confiáveis dos pilotos, proporcionando-lhes a assistência ideal”, disse Michael Augello, CEO da UpNext. “Estamos confiantes de que este projeto contribuirá para viagens aéreas mais seguras e eficientes”, acrescentou Augello. [EL]