FAB coloca em operação radar implantado em Canoas (RS) em apoio à Operação “Taquari 2”, após desligamento de radares de Controle da TMA Porto Alegre, no Salgado Filho, ampliando capacidade de atender de vôos da aviação civil afetados pelas fortes chuvas no RS, em 24.05.24
Conforme notícia postada nesta quinta dia 23, o DECEA divulgou a entrada em operação, em Canoas (RS), do radar TPS-B34M do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) – Esquadrão “Aranha”. Com o suporte do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão “Mangrulho” – e esforço conjunto de diversas Unidades da FAB, o radar foi transportado, montado e homologado, com o objetivo de ampliar o controle do tráfego aéreo do Estado do RS, afetado pelas fortes chuvas que comprometeram o funcionamento do Aeroporto de Porto Alegre/Salgado Filho (SBPA).
Devido às inundações no Rio Grande do Sul, os radares de aproximação do Aeroporto de Porto Alegre foram desligados e todo o tráfego de aeronaves, civis e militares, foi redirecionado para a Base Aérea de Canoas.
NOTAM – E3132/24N, de 11/05/2024, com validade de 11/05 até 30/05/2024 – foi publicado informando a operação convencional do APP Porto Alegre.
O equipamento estava em operação na cidade de Chapecó, em apoio ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), e foi transportado para Canoas (RS) por aeronave EMBRAER KC-390 Millennium e montado na Base Aérea de Canoas (BACO). Assim, o equipamento emitirá o controle de tráfego de um maior número de aeronaves envolvidas no apoio à população gaúcha, além de aumentar a segurança de vôo na região. As informações do tráfego aéreo são recebidas pelo equipamento e transmitidas para o CINDACTA-II, sediado em Curitiba (PR), que realiza o controle dos vôos militares e civis.
“A implantação desse radar em Canoas traz melhoria na capacidade de detecção e controle das aeronaves operando na região metropolitana de Porto Alegre, representando um incremento na eficiência e segurança das operações aéreas da aviação geral, como também das missões de resgate e transporte logístico, realizadas pelos helicópteros em apoio à população gaúcha afetada pelas enchentes”, afirma o comandante do 2º/1º GCC, major-aviador Vinicius Vilanova Vale.
A homologação do radar foi iniciada iniciou na segunda-feira (20), com a realização dos vôos pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), e finalizada no dia 22. Em seguida, iniciou-se a integração da síntese com o CINDACTA-II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), concluída no mesmo dia (22). Por fim, todo o processo foi revisado pelo Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica (PAME-RJ), que concedeu a autorização para o início da operação do radar.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=9CyxWBo0bu0
No dia 21, o DECEA divulgou que o 2º/1º GCC – Esquadrão “Aranha” e o 4º/1º GCC – Esquadrão “Mangrulho” haviam concluído, no último sábado dia 18, a montagem do radar TPS-B34M em Canoas, com a iniciativa restabelecer o controle de radar na Terminal Porto Alegre e permitir o controle de tráfego de mais aeronaves nas cidades afetadas pelas recentes inundações.
A montagem do equipamento teve início no dia 14 de maio, após o transporte por aeronave EMBRAER KC-390 Millennium de Chapecó, em SC, para Canoas.
O deslocamento e a mobilização em Canoas envolveram planejamento, coordenação e sinergia dos Esquadrões do 1º GCC e de outras unidades da FAB.
Sobre o TPS-B34M
O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela FAB em missões de Defesa Aérea. O equipamento se destaca pela capacidade de aumentar a detecção de aeronaves em rota a partir do local onde é instalado. Uma de suas principais vantagens é ser transportável, permitindo sua implantação em qualquer região do território nacional, o que possibilita tanto o complemento das infraestruturas já existentes quanto o estabelecimento de serviços em áreas onde ainda não estão disponíveis.