Redução da frota de jatos executivos da China, ainda líder na região apesar de três anos de deduções líquidas, diminui à medida que Ásia-Pacífico vê uma recuperação com estabilização da frota, em 26.05.24


A editora da revista mensal especializada AIN Kerry Lynch escreveu post, no dia 23, a respeito da situação do mercado de jatos executivos na região Ásia-Pacífico (APAC), em cima do recém publicado relatório anual de frota – Fleet Report – do Asian Sky Group (ASG).

O relatório do ASG mostra que um total de 1.154 jatos executivos estava em operação na Ásia-Pacífico no final de 2023, um ligeiro aumento de 0,2% no ano – após um declínio de 3,7% em 2022. O Leste Asiático liderou o crescimento na região, com um aumento de 8,3%, com frotas em expansão em países como a Coréia do Sul e o Japão.

A China Continental permaneceu firmemente na posição de liderança como o maior mercado de jatos executivos no final de 2023 na região, apesar de três anos consecutivos de declínios líquidos. No entanto, a taxa de diminuição na China, que possui uma frota de 272 aeronaves (23,6% da frota em serviço na APAC), diminuiu em 2023 para 3,2%, em comparação com uma queda de 14,3% em 2022.

As frotas na Austrália, com 213 jatos (18,5% da frota em serviço na APAC), e na Índia, com 151  jatos (13,1% da frota em serviço na APAC), registraram crescimento pelo segundo ano consecutivo, atrás da China como as próximas maiores frotas.

Enquanto isso, Cingapura teve o maior número de adições líquidas de frota, de oito, para um total de 74 jatos (6,4% da frota em serviço na APAC), e o Japão viu um crescimento de 40% em sua frota desde 2020, com o país contando com 81 aeronaves (7% da frota em serviço na APAC). em 2023. O Japão passou para o quarto lugar em termos de tamanho de frota da grande região depois de eclipsar Cingapura em 2022.

No lado negativo, Hong Kong liderou a região Ásia-Pacífico em deduções líquidas da sua frota de jatos executivos, caindo 10 aeronaves no final de 2023, para 54 (4,7% da frota em serviço na APAC).

No que diz respeito à composição da frota, os jatos de longo alcance tiveram um salto em 2023 com a reabertura das fronteiras, com uma adição líquida de oito aeronaves, após uma queda de 5,7% em 2022.

A categoria de jatos cabine larga é a maior da Ásia-Pacífico, totalizando 370 jatos (32,1% da frota em serviço na APAC). Os modelos cabine larga Gulfstream G650ER e G550 reivindicam a maior frota, respondendo por 49,2% de todos os jatos de longo alcance.

A Bombardier tem a maior frota geral da região, com 307 jatos (26,67% da frota em serviço na APAC), apenas uma unidade a mais do que a Textron Aviation, com 306 jatos (26,57% da frota em serviço na APAC), à frente da Gulfstream, com 270 jatos (23,4% da frota em serviço na APAC). Bombardier, Textron e Gulfstream somam 883 jatos na APAC (76,5% da frota em serviço na região).

“O efeito da reabertura das fronteiras internacionais ficou finalmente evidente em 2023, à medida que o número de aeronaves que saíam da região começou a abrandar”, registrou o ASG no seu relatório. “Esta tendência foi mais evidente na China Continental, que aliviou as suas restrições estritas às viagens internacionais no final de 2022”, avaliou o ASG. [EL] – c/ fonte