Global Jet Capital prevê que mercado de jatos executivos voltará a crescer em 2024, após queda nos dois últimos anos, e projeta negócios de US$ 193 bi nos próximos 5 anos, em 30.05.24


A editora da revista mensal AIN Kerry Lynch escreveu um artigo, no dia 27, com divulgação das novas projeções da financiadora Global Jet Capital (GJC) do mercado de jatos executivos de cinco anos, no relatório anual do período 2024-2028 que acaba de ser publicado.

A Global Jet Capital (GJC) prevê que o mercado de jatos executivos atingirá US$ 193 bilhões em transações totais de aeronaves novas e usadas entre 2024 e 2028, equivalente a uma média de US$ 38,6 bi ao ano.

Ao divulgar sua previsão anual do mercado de jatos executivos no dia 27, durante a edição 2024 da feira da associação da aviação executiva européia EBACE, a GJC também prevê que o mercado crescerá novamente neste ano, após dois anos de declínio.

Depois de atingir quase 4.000 aeronaves negociadas em 2021, o volume caiu para 3.545 em 2022 (uma redução de 455 aeronaves, ou 11,4%) e 3.021 no ano passado (uma redução de 433 aeronaves, ou 14,8%), no período de 2 anos o mercado retraindo em aeronaves negociadas 979 unidades (24,5%).

Mas agora a GJC prevê que os negócios aumentarão para 3.181 aeronaves neste ano – um aumento de 160 aeronaves ou 5,3% sobre 2023. O volume em valor (US$) neste ano deverá aproximar-se do valor máximo em 2022, de US$ 36,6 bilhões, e ultrapassar esse valor a partir de 2025 (próximo ano), antes de subir para cerca de US$ 40,3 bi até 2028.

“As novas entregas devem aumentar para atender aos grandes pedidos em atraso que as fabricantes acumularam nos últimos dois anos, enquanto o mercado de usados está de volta a níveis mais normais e deve reiniciar uma tendência de longo prazo de crescimento constante”, disse o diretor de marketing da GJC, Andrew Farrant.

A previsão da GJC é que as entregas de aeronaves novas cresçam 9,4% neste ano e se estabeleçam a uma taxa média anual de 3,2% nos próximos cinco anos, com pico em 2027.

Quanto ao mercado de aeronaves usadas, a previsão da GJC é que o volume de aeronaves aumente 4% neste ano, enquanto que os valores das transações aumentem 2,2%. A GJC espera que a taxa média de crescimento anual do volume até 2028 continue em 3,8%, com o volume financeiro (em US$)  aumentando 2,3%.

A GJC prevê que o mercado geral experimentará uma taxa composta de crescimento anual de 4,4%, com transações que deverão aumentar a uma taxa média anual de 3,6% e o volume financeiro (em US$)  a 4,4% nos próximos cinco anos. Somente para 2024, as transações deverão crescer 5,3% e o volume financeiro (em US$) 10,7%.

O CEO da GJC, Vivek Kaushal, disse para a mídia AIN que a atualização deste ano em sua previsão está “reforçando o tema principal que estamos vendo em todo o mercado agora, que é o da estabilidade”. Embora enfatizemos que o mercado não está mais em “tempos de aceleração” logo após a pandemia, “os atrasos são fortes, a produção está aumentando – mas gradualmente – e estamos vendo que o interesse dos clientes permanece sólido”, avaliou Kaushal.

Os padrões de substituição regressaram aos padrões habituais, tal como o novo crescimento impulsionado pela criação de riqueza, acrescentou Kaushal. Para aeronaves ‘jovens’, “a demanda é grande. Nossos clientes estão procurando substituir ou atualizar aeronaves”.

No lado dos jatos usados, o mercado “teve um grande e bom desempenho ao longo de 2022”, mas Kaushal explicou: “Isso foi impulsionado, em nossa opinião, por um mercado que foi reavaliado após um longo período, e será um pouco menor do que o pico que ocorreu em 2022”.

Kaushal acredita que o mercado de jatos usados ficará um pouco mais moderado, principalmente na questão de preço (em US$). “Mas, novamente, estamos saindo de alguns anos intensos que restauraram o equilíbrio do mercado e estabeleceram uma boa base a partir da qual ele crescerá”, observou Kaushal.

No geral, Kaushal caracterizou a projeção e previsão como não vendo nenhuma mudança significativa, mas vendo sim um reforço do mercado. “Você vê os mercados geralmente normalizados após a turbulência da pandemia. Continuamos vendo que os clientes precisam de jatos executivos e de serem usados como uma ferramenta de negócios, e não vemos nenhuma razão para isso mudar tão cedo”, disse Kaushal.

A força dos atrasos nas encomendas de aeronaves novas, segundo Kaushal, “dá visibilidade futura de uma forma que este mercado não tem desfrutado. Quando analisamos o ano passado, estávamos nos perguntando se esse nível de atividade de pedidos persistiria no futuro. Avançando para o segundo trimestre de 2024, a book to bill em todo o setor ainda é cerca de um …, então vemos a persistência”.

Kaushal apontou a expansão de produtos no segmento de jatos pesados nas últimas duas décadas como ajudando a impulsionar o crescimento. Em meados dos anos 2000, não havia a mesma oferta disponível. “Esse mercado está maduro. É uma base muito maior e instalada de aeronaves super-médias e largas, que é o tipo de avião em que nossos clientes gostam de estar e que proporciona um equilíbrio muito bom para percorrer, tanto nos ciclos de descida quanto de subida”, Kaushal disse.

Também impulsionando o crescimento está a variedade de opções de serviços que não estavam disponíveis no passado. “As formas pelas quais você pode obter acesso à aviação executiva são agora muito mais amplas e ricas do que eram antes”, Kaushal disse.

No que diz respeito às seleções dos clientes, Kaushal observou que, após a pandemia, houve novos participantes que talvez não tenham escolhido a opção certa. “Você viu pessoas entrarem em aeronaves das quais talvez agora se arrependam. Mas quando você olha para a base principal de clientes que temos, eles continuam a ser atenciosos, continuam a pensar em suas necessidades e no perfil de sua missão”, sustentou Kaushal.

No entanto, Kaushal observou que as pessoas tendem a pender para aeronaves que possam executar todas as suas missões, o que favorece aeronaves maiores, mesmo que 90% das suas necessidades possam ser satisfeitas por aeronaves menores.

A GJC prevê-se que os jatos cabine larga (“pesados”) desfrutem de uma taxa de crescimento anual composta CAGR de 7,2% durante o período de previsão (de 5 anos, de 2024 a 2028).

Kaushal prevê que o EUA será “uma grande fatia” do crescimento – a GJC projata que representará 76,3% do mercado total, com a Ásia-Pacífico (APAC), a Índia, a Europa e as regiões do Médio Oriente seguindo em participação para essa expansão. As regiões do norte da Ásia e da Europa Oriental estão um pouco mais “calmas”, disse ainda Kaushal.

Quanto ao mercado indiano, Kaushal disse que uma política econômica consistente está promovendo  a estabilidade, o que por sua vez tem encorajado a expansão. “Também houve uma construção bastante significativa de infraestrutura, que está lubrificando as engrenagens da economia naquele país”, avaliou Kaushal. Mas Kaushal advertiu que ainda existem obstáculos regulamentares significativos a superar e que a indústria está a explorar formas de trabalhar dentro dessas restrições. “Mas isso leva tempo”, pontuou Kaushal.

A GJC comemora 10 anos de atuação. A provedora de soluções de financiamento de aeronaves executivas tem desfrutado de rápida expansão junto com grupos de mercado. “Temos uma marca forte, uma franquia global e temos o apoio de um ecossistema que viu repetidamente o que este negócio pode oferecer”, avalia Kaushal. Ansioso pelos próximos 10 anos, Kaushal acrescentou: “Estamos muito entusiasmados com a base que construímos para chegar aqui”.

A Global Jet Capital (GJC) somou US$ 4,4 bilhões em “originação” (solução de financiamento/empréstimo) e espera que esse valor cresça para US$ 5 bilhões no próximo ano, um crescimento de 13,6%. “Também melhoramos realmente o perfil da aviação executiva nos mercados de capitais através do nosso programa de titularização”, apontou Kaushal. A GJC concluiu sua sétima emissão de securitização no mês passado. “Quando penso sobre o rumo que o mercado está tomando e para onde estamos indo”, Kaushal disse, ele credita o sucesso não apenas aos seus parceiros, mas também ao seu pessoal. “Somos um fornecedor puro. Isso é tudo o que fazemos e isso nos permite desenvolver e aprimorar uma expertise e mantê-la atualizada. Nossos clientes vêem esse valor todos os dias”, Kaushal promoveu. [EL] – c/ fonte