FAA emite STC de Sistema de Navegação Aérea do Futuro (FANS) totalmente integrado com capacidade de Comunicação de Link de Dados Piloto-Controlador de Modo Protegido (PM- CPDLC) para o jato executivo Hawker 4000 equipado com suíte aviônica integrada Honeywell Primus Epic, em 31.05.24


No dia 14 (maio), a Textron Aviation anunciou a emissão pela FAA de STC (Certificação Tipo Suplementar) de Sistema de Navegação Aérea do Futuro (FANS – Future Air Navigation System) totalmente integrado com capacidade de Comunicação de Link de Dados Piloto-Controlador de Modo Protegido (PM- CPDLC – Protected Mode Controller Pilot Data Link Communication) para o jato executivo Hawker 4000 equipado com suíte aviônica integrada Honeywell Primus Epic.
O PM-CPDLC é semelhante às mensagens de texto SMS usadas em um telefone celular pessoal. A tecnologia utiliza mensagens de texto prescritas para permitir que pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATC) solicitem e autorizem autorizações e alterações no plano de voo com rapidez e precisão.

O programa FANS 1/A+ e PM-CPDLC apresenta:
– facilidade de operação através do carregamento rápido e preciso de instruções complexas no sistema de gerenciamento de vôo (FMS) da aeronave com o apertar de um botão;
– suporte para futuros recursos de comunicação de dados FAA Next Gen Data Com;
– operações baseadas em trajetória;
– melhor redirecionamento de aeronaves em caso de eventos meteorológicos severos e congestionamentos de tráfego; e,
– autorizações de partida priorizadas que podem economizar vários minutos de espera antes da decolagem.

Este sistema combinado permite que os pilotos se comuniquem mais facilmente com os controladores de tráfego aéreo e utilizem os mais atuais serviços de data link oferecidos na América do Norte e na Europa, com os requisitos de navegação de última geração.

“A nova atualização da tecnologia de cockpit dos jatos executivos Hawker 4000 reduz a carga de trabalho de piloto e oferece maior eficiência”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de suporte ao cliente da Textron Aviation. “Nossa equipe está comprometida em apoiar os clientes durante toda a sua experiência de propriedade e disponibilizamos essa opção através de nossa rede global de serviços com base em seus comentários”, completou Rohloff.

Os clientes Beechcraft, Cessna e Hawker, marcas da Textron Aviation, recebem suporte, manutenção e modificações direto da fábrica, pela Textron Aviation, por meio de uma rede global de serviços e centros de peças, unidades de serviços móveis e suporte do tipo 1CALL AOG em regime 24 horas por dia, 7 dias por semana. [EL]