Collins Aerospace obtém certificação da EASA para ugrade dos jatos Cessna Citation CJ1+/CJ2+ com suíte aviônica Pro Line Fusion, em 31.05.24


No dia 27, a fabricante Collins Aerospace, empresa RTX, divulgou que jatos dos modelos Cessna Citation CJ1+ e Citation CJ2+ registrados na Europa poderão ser atualizados com a funcionalidade avançada da sua suíte aviônica integrada Pro Line Fusion após receber a aprovação da certificação da Agência Européia para a Segurança da Aviação (EASA).
“Superar esse obstáculo à certificação é um grande passo em direção ao fornecimento aos clientes europeus de CJ com uma solução que não apenas melhora as operações de suas aeronaves, mas também pode prolongar a vida útil e a funcionalidade de uma aeronave”, disse Nathan Voight, vice-presidente e gerente geral de negócios e aviônica regional na Collins Aerospace. “Este marco ressalta o compromisso da Collins em apoiar a rede global de operadores CJ com a tecnologia de cabine de comando que torna as operações mais seguras, mais eficientes e previsíveis em cada vôo”, completou Voight.

A modularidade e a integração tecnológica intuitiva da plataforma Fusion melhoram a carga de trabalho de piloto, fornecendo dados em tempo real, clareza visual e previsibilidade, que simplificam as operações durante os estágios mais críticos do vôo. 

À medida que o espaço aéreo europeu continua a modernizar-se, o conjunto de melhorias tecnológicas da plataforma Fusion trabalha em conjunto para permitir aproximações precisas, facilitar trajetórias de vôo (rotas aéreas) eficientes e garantir um posicionamento preciso, mesmo em áreas remotas – permitindo aos pilotos navegar com confiança nas regulamentações do espaço aéreo em evolução e diversificadas.

Os jatos Citation CJ+1/CJ+2 são equipados com suíte aviônica Pro Line 21, da Collins, com um conjunto de três telas de informação de vôo de 10 pol. x 8 pol. (25,4 x 20,3 cm), de cristal líquido (LCD), como PFD e MFD. A suíte conta com (unidade) sistema de gerenciamento de vôo FMS-3000. Parte integrante do sistema é a excelente confiabilidade de despacho, sintonia de rádio integrada, Sistema Integrado de Informação de Voo (IFIS – Integrated Flight Information System) e Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS – Flight Management System). O conjunto de três telas de informação de vôo permite uma enorme flexibilidade na forma como as informações de vôo e do sistema são apresentadas, com refinamentos (à época do projeto) da interface homem-máquina para proporcionar um novo nível de facilidade de vôo, com informações de voo apresentadas em um formato intuitivo e fácil de interpretar, com capacidade de reversão que aumenta a segurança. [EL]