Na EBACE 2024, analistas otimistas com o crescimento da aviação executiva, em 03.06.24


Durante a EBACE 2024 (edição do ano da feira da associação executiva européia), realizada em Genebra (Suíça), entre os dias 27 e 30, em um painel de discussão, analistas de dados de mercado expressaram confiança de que a indústria da aviação geral-executiva continuará a crescer durante o segundo semestre de 2024, apesar dos desafios percebidos na cadeia de suprimentos e na força de trabalho.

“Nossa perspectiva é muito otimista – e com isso quero dizer que somos realistas. A GAMA [General Aviation Manufacturing Association – associação de fabricantes da aviação geral] projeta que as entregas de jatos executivos aumentarão 13% neste ano – 3% a mais no ano seguinte”, disse Rolland Vincent, criador/diretor da JetNet iQ e presidente da Rolland Vincent Associates. “Do lado do turboélice, também estamos vendo um ano muito bom, à medida que saímos do pior das consequências da Covid e reunimos nossas cadeias de suprimentos e colocamos nosso pessoal trabalhando, produtivo e treinado”, discorreu Vicent, avaliando a indústria de fabricação de aeronaves.

Em relação à atividade aérea (tráfego), os vôos da aviação executiva global de janeiro a abril de 2024 aumentaram 1,2% na comparação ano x ano, disse o CEO da provedora de dados WingX, Richard Koe. Mas o tráfego mundial acumulado no ano, de janeiro a abril, caiu 1,5%. “Até agora, neste ano, o mercado norte-americano caiu 2,5% e o mercado europeu caiu 1,9%”, disse Koe. “No geral, houve 27.000 setores a menos voando em jatos e hélices globalmente este ano, em comparação com 2023, Koe completou, falando da questão de atividade de vôo.

Os dados europeus também apontaram para uma correlação entre novos usuários da aviação executiva e a “erosão” da conectividade provia por serviços de companhias aéreas regulares. Se essa tendência continuar, os analistas disseram que isso poderá gerar benefícios valiosos para a indústria.

Na verdade, uma análise do número de ligações da aviação executiva européia em comparação com as ligações disponíveis das companhias aéreas regionais apontou para a resiliência e o valor contínuo da aviação executiva na ligação entre comunidades.

“Analisamos todas as conexões da aviação executiva e havia seis vezes mais”, disse Koe. “Isso dá uma ideia de que a indústria está fazendo muito bem aqui para sublinhar o quanto somos importantes em termos de conectividade”, destacou Koe.

As viagens curtas em jatos executivos europeus de até 500 MN e entre 500 MN e 1.000 MN aumentaram além dos níveis praticados pré-pandêmicos. “Mas nas viagens mais longas, não se recuperaram em comparação com 2019”, disse Koe. “Isso diz muito sobre a Rússia estar essencialmente excluída do tráfego de jatos executivos europeus”, apontou Koe.

Uma expectativa é que a demanda por vôos charter de marca em maio de 2024 fique acima dos níveis de 2023, disse Harry Clarke, chefe de coleta e análises do Grupo Avinode. “Esse é um desenvolvimento razoavelmente positivo no espaço de demanda, considerando o quão mais competitivos os serviços de fretamento são agora, em comparação com 2022, quando a quantidade de demanda de fretamento estava às alturas”, revelou Clarke.

Os dados globais para frotas de aviação executiva mostram que os maiores operadores de frota e os operadores de uma única aeronave estão observando um forte crescimento em 2024. Operadores de uma única aeronave mostraram um aumento de atividade acentuado de 18,1% na comparação ano x ano. “As maiores frotas estão aumentando a utilização por aeronave e observando uma atividade geral maior”, disse Koe. “A frota de uma única aeronave [por operador] registra um aumento de atividade, embora a utilização esteja variando”, completou Koe.

Concentrando-se na Europa, Vincent disse: “A frota está crescendo três vezes mais que o crescimento do Produto Interno Bruto da Europa. Não vemos isso em nenhuma outra região do mundo”.

O estoque de jatos executivos à venda está retornando a um “mercado mais normal”, de acordo com os dados.

“Estamos falando de um reequilíbrio do mercado”, disse Koe. “E o que estamos vendo aqui é um estoque de cerca de 7,5% dos jatos em todo o mundo à venda. Esperávamos que isso voltasse”, falou Koe.

Quanto às entregas de jatos executivos, a WingX projeta que o mercado aumentará neste ano em dois dígitos. “Parte disso é demanda reprimida”, disse Koe. “Parte disso vem da certificação da indústria em alguns novos programas com carteiras de pedidos firmes”, Koe complementa.

Os dados também mostraram que os problemas da cadeia de abastecimento pós-pandemia inibiram a produção, os serviços e os recursos até agora em 2024, mas – com algumas exceções – as pressões na cadeia de abastecimento parecem estar diminuindo. No entanto, os resultados de uma pesquisa da JetNet iQ a 439 proprietários/operadores em 49 países apontam para uma percepção de que a recuperação da cadeia de abastecimento está entre os seus maiores desafios. Também no topo da lista de desafios percebidos: a atração e a retenção de talentos, no âmbito de mão-de-obra. [EL] – c/ fonte