Baron 58 com matrícula falsa supostamente utilizado pelo tráfico de droga é queimado em aeródromo em Itaituba (PA) após apreensão de ação policial, em 08.06.24


Nota da Polícia Federal no dia 01 informa que, na madrugada do dia 31 (sexta-feira), um avião bimotor foi destruído por fogo após ser apreendido pela PF, numa operação conjunta com a Polícia Militar. O incêndio começou por volta das 03h40 da madrugada, causado de forma ainda desconhecida.
Dois homens foram presos em flagrante antes do incêndio e levados ao Posto Avançado da PF em Itaituba (PA), que é parte da Delegacia de Santarém. A suspeita é de que os dois homens supostos pilotos do avião fazem parte de uma organização criminosa, que decidiu incendiar a aeronave para eliminar provas.

O “piloto principal” estava com habilitação vencida desde 2020 e não podia pilotar. Ele e o “copiloto” já haviam sido presos por tráfico de drogas e respondem na Justiça pelo crime, além de operação de avião clonado sem Plano de vôo. Por isso, foram autuados por expor a segurança do transporte aéreo e adulterar o identificador do “veículo”. A Justiça confirmou a prisão em audiência de custódia, e os presos permanecem na Unidade de Custódia e Reinserção de Itaituba.A ação teve início do dia 30 (quinta-feira), quando os policiais militares suspeitaram que um avião com drogas pousaria no aeródromo do garimpo “Creporizão”, no distrito de Itaituba. Após confirmarem que a aeronave estava clonada, os policiais acionaram a PF, responsável por investigar esse tipo de crime. Durante a revista, foram encontrados galões de diesel e gasolina, mas nenhuma droga.
Uma equipe da PF foi destacada para o local para periciar os destroços do veículo e colher informações que possam levar aos autores do crime.

Mídias divulgaram o caso revelando que o avião envolvido era um bimotor Beechcraft Baron 58, ostentando matrícula falsa PR-FPC (que pertence a um helicóptero bimotor turboeixo Bell 429, registrado na categoria do transporte privado, propriedade e operado por Pessoa Jurídica, com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2014.

Na FIR Amazônica (SBAZ), jurisdição do CINDACTA-IV, o aeródromo “Crepurizão” (SBOJ) dista cerca de 162 MN a sul-sudoeste de Itaituba (SBIH). Em elevação de 623 pés, tem pista (09/27) de 18 x 750 m., de cascalho (gravel), com resistência de piso para aeronaves com até 5.000 kg e pressão admissível de pneu máxima de 0,5 MPa (72,5 psi). O aeródromo dista 66 MN a sudeste de Jacareacanga (SBEK), no PA, a 188 MN a noroeste-norte de Alta Floresta (SBAT), no MT e 188 MN a noroeste da Base Militar “CPBV – Campo de Provas Brigadeiro Veloso” (SBCC), na Serra do Cachimbo, em Guarantã do Norte (MT).