Electra tem sucesso nas primeiras operações de vôo de alta performance ultra curto do demonstrador de aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso de curta distância (eSTOL), o EL-2 Goldfinch, em 08.06.24
No dia 29, a Electra divulgou que nesse dia executou com sucesso as primeiras operações de vôo de alta performance ultra curto do demonstrador de aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso de curta distância (Short TakeOff and Landing – eSTOL), o EL-2 Goldfinch.
“O marco de hoje é uma conquista incrível, pois provamos que nossa aeronave eSTOL tem a capacidade de fazer o que dissemos que poderia fazer – operar em espaços menores que 300 pés [91 m.]”, disse JP Stewart, vice-presidente e gerente geral da Electra. “A pilotagem da aeronave em baixas velocidades tem sido excepcional e corresponde bem à nossa análise, aumentando a confiança na capacidade prevista do projeto do produto para 9 passageiros. Continuaremos a desenvolver nossas tecnologias, incluindo o sistema de controle de vôo Thrust-by-wire [potência por eletrônica]” para nos permitir voar ainda mais lento na aproximação e melhorar ainda mais o desempenho de decolagem e pouso STOL na campanha de testes em andamento”, completou Stewart.
Os vôos de teste, pilotados por Cody Allee, ocorreram entre abril e maio de 2024 no Aeroporto Regional de Manassas (KHEF), em elevação de 192 pés, e no Aeroporto Warrenton-Fauquier (KHWY), em elevação de 336 pés, na Virgínia. O vôo mais longo durou 1 hora e 43 minutos. Durante a campanha, a aeronave decolou em menos de 170 pés (557 m.) e pousou com menos de 114 pés (34,7 m.) de corrida no solo [distância de pista – ground distance), a aeronave atingiu uma altitude de 6.500 pés e voou tão lentamente quanto a 25 KT na decolagem e no pouso. Os dados e impressões obtidos com o programa de testes de vôo informarão o projeto da aeronave eSTOL comercial de 9 passageiros da Electra, com entrada em serviço comercial sob as regras-requisitos do regulamento de aeronavegabilidade PART-23 da FAA prevista para 2028.
O projeto de sustentação propelida/‘soprada’ (blown-lift design) da Electra usa oito motores elétricos para aumentar significativamente a sustentação da asa, permitindo que a aeronave eSTOL decole e pouse em apenas 1/10 do espaço necessário para uma aeronave convencional. Isto permite o acesso a locais que hoje só os helicópteros conseguem alcançar. Motores elétricos silenciosos reduzem drasticamente o ruído e as emissões para operações amigáveis à comunidade. A energia elétrica híbrida fornece capacidade de longo alcance sem a necessidade de estações de carregamento terrestres. [EL]