INFRAERO anuncia que aeródromo de Itaperuna (RJ) receberá investimentos de R$ 20 mi, em 28.06.24


No dia 26, a INFRAERO anunciou a assinatura conjunta com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) de Ordens de Serviço e o lançamento de licitações para obras no aeródromo de Itaperuna/ Aeroporto Regional de Itaperuna/“Ernani do Amaral Peixoto” (SDUN), no norte do Estado do Rio de Janeiro, nesse mesmo dia.

As obras, em andamento e futuras, têm o objetivo de garantir a regularidade do aeródromo perante a ANAC e aumentar a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias.

Os investimentos são da ordem de R$ 20 milhões.

O terminal foi outorgado à INFRAERO em dezembro de 2023.

A INFRAERO recebeu a outorga do Aeroporto Regional de Itaperuna/“Ernani do Amaral Peixoto” (SDUN), em Itaperuna, no RJ, por meio da Portaria nº 571 do Ministério de Portos e Aeroportos, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 02. Com isso, a INFRAERO passa a ser a responsável pela administração, operação e exploração do terminal fluminense. A transição operacional do aeroporto, da Prefeitura de Itaperuna para a INFRAERO, se dará no prazo de até 120 dias (4 meses) a contar da data da publicação.

Assim, nos últimos seis meses, a INFRAERO realizou uma série de levantamentos e ensaios, incluindo cadastramentos, topografia e geotecnia, para planejar e desenvolver projetos que visam tornar o aeroporto apto a receber aeronaves do transporte comercial modelo ATR-72.

Na FIR Curitiba (SBCW), jurisdição do CINDACTA-II, o “Regional de Itaperuna” (SDUN, CIAD RJ0008) – com locação nas coordenadas 21°13’09”S/041°52’33”W (ARP) -, dista 124 MN a NE do Rio de Janeiro (SDU/SBRJ) e 106 MN a SW de Vitória (SBVT), no ES, e a 43 MN a NW de Campos do Goytacazes (SBCP), no RJ, e a 30 MN a leste-sudeste de Muriaé (SNBM), em MG.

Localizado a cerca de 13 km (7 MN) a noroeste (de ponto proeminente) do centro da cidade, em elevação de 361 pés, o “Regional de Itaperuna” (SDUN) tem pista (07/25 – 066°/246°) de 28 x 1.200 m. (sem restrição para distâncias operacionais), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 13 e resistência de subleito alta, pressão máxima admissível de pneus média (até 1,75 MPa, ou 253 psi).

O aeródromo é homologado para operação VFR diurna – para operação do aeródromo, há regra de tráfego aéreo local para “circuito” de altura mínima de 1.400 pés (alt. mínima de 1.761 pés).

Para o presidente da INFRAERO Rogério Barzellay a data no dia 26 marca um importante passo para facilitar o desenvolvimento e a geração de empregos na região de Itaperuna e reflete a seriedade com que o trabalho foi conduzido, apenas 6 meses após a INFRAERO receber do município a outorga do aeroporto. “Estamos, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumprindo o compromisso  de garantir que esse aeroporto seja totalmente requalificado a fim de que ele esteja totalmente homologado pelos órgãos de controle”, Barzellay afirmou.

Barzellay também agradeceu o empenho do deputado federal Murillo Gouvea para a concretização da outorga.

Desde abril de 2024, sob gestão da INFRAERO estão em andamento as obras de construção do muro patrimonial e da via de inspeção do sítio aeroportuário, com conclusões previstas para novembro de 2024.

No segundo semestre de 2024 serão iniciadas quatro obras fundamentais de infraestrutura, com previsão de conclusão ainda este ano:
– instalação de sistema de luzes de indicação de rampa de aproximação de precisão – PAPI – nas duas cabeceiras, com conclusão prevista para dezembro de 2024;
– reforço e recuperação do pátio de aeronaves, com conclusão prevista para outubro de 2024; e,
– reforço e recuperação da pista de taxiamento de aeronaves e de parte da pista de pouso, para melhorar a infraestrutura do aeroporto.

Também no final de junho, será publicado o edital para licitação de um conjunto de obras que mudarão significativamente a infraestrutura do aeroporto, com conclusão prevista para o final de 2025:
– construção do novo Terminal de Passageiros (TPS);
– construção de estacionamento de veículos e via de acesso;
– construção de central de resíduos sólidos; e,
– construção da subestação de energia.

Os investimentos e melhorias planejadas têm como objetivo tornar o aeródromo de Itaperuna competitivo e apto a receber aeronaves de maior porte, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros e usuários. Essas mudanças não apenas aprimoram a infraestrutura aeroportuária, mas também prometem impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, consolidando o aeroporto como um importante polo de aviação regional.

No Blog:
https://aib-el.com.br/infraero-assume-gestao-do-aeroporto-regional-de-itaperuna-rj-em-15-01-24/