Entregas do G700 atrasadas no 2T24: Gulfstream espera entregar pelo menos 50 jatos do novo modelo G700 neste ano, mas apenas oito foram entregues até meados do ano, após a certificação da FAA no final do 1T24, em 05.07.24


Em post na plataforma on line da AIN no dia 03, Kerry Lynch, editora da revista mensal da mídia, escreveu que a Gulfstream Aerospace entregou menos jatos G700 do que o previsto no segundo trimestre, na sequência da certificação do modelo, um início mais lento do que o esperado, atribuído a um suposto trabalho de uma modificação de última hora.

O G700 obteve a certificação FAA no final do primeiro trimestre, com a aprovação da EASA seguindo em um ritmo relativamente rápido em meados de maio.

Embora tenha entregue os dois primeiros G700 em abril, a Gulfstream entregou apenas oito jatos G700 no início de junho, de acordo com a corretora de aeronaves Hagerty Jet Group, que acrescentou que alguns deles permanecem em Savannah. Os oito jatos entregues respondem por 16% do total de 50 entregas do modelo previstas para este ano.

“Em abril, a General Dynamics informou que entregaria 50 ou mais G700 até o final do ano, com uma média de 13 por mês, o que parece um pouco otimista, considerando que acabamos de virar a página no segundo semestre do ano”, acrescentou a Hagerty.

Apoiando isso está a analista Baird, que também contabilizou oito entregas no trimestre. A Baird agora espera que alguns lucros sejam transferidos para o segundo semestre do ano.

“Estamos surpresos com o início mais lento do que o previsto para as entregas do G700, com tantas fuselagens no pátio prontas para serem entregues aos clientes”, disse o analista da Baird, Peter Arment, em um relatório de 02 de julho divulgado pela Seeking Alpha. “Estamos reduzindo nossas estimativas de EPS do 2T24 em US$ 0,28 para US$ 3,02, bem abaixo do consenso atual de US$ 3,34”. completou Arment.

A Hagerty destacou ainda: “Se você viajar para Savannah, é difícil perder os cerca de uma dúzia de G700 na rampa perto da torre de controle de tráfego aéreo”. Muitos deles não possuem estabilizadores horizontais, que estão sendo modificados para atender às mudanças exigidas pela FAA, de acordo com Hagerty.

A Gulfstream permaneceu indiferente sem qualquer manifestação de esclarecimento desses serviços de manutenção e supostas modificações, acrescentou a corretora de aeronaves, dizendo: “Sabemos que muitos deles terão suas partes inferiores repintadas, além de algum trabalho de colagem na cauda, mas detalhes adicionais são vagos”.

A Gulfstream ainda não respondeu a uma consulta da AIN sobre as modificações.

A Hagerty também tem estado de olho no mercado de usados ​​do modelo G650 desde o início das entregas do G700, mas a oferta até agora permaneceu estável. A corretora rastreou 10 transações envolvendo o modelo. Até cinco vendas estão pendentes entre 22 jatos G650 no mercado. Isto coloca a oferta disponível em 17, representando 3% da frota. Os preços diminuíram e, para modelos mais antigos, caíram abaixo da marca de US$ 30 milhões, aponta a Hagerty. “É exatamente aqui que estávamos no auge da pandemia no final de 2020”, observa a Hagerty. [EL] – c/ fonte