Bombardier consegue novos contratos nórdicos na unidade Defesa – Finlândia escolhe Challenger 650 para vigilância marítima, Suécia pede mais um Global 6000/GlobalEye para alerta, em 08.07.24
A lista de aeronaves Missão Especial (SM – Special Mission) da Bombardier crescerá com novas vendas para nações nórdicas, ambos assinados no dia 27, com a divisão de negócios Defesa da fabricante canadense conquistando novos contratos, escreveu Charles Alcock, editor-chefe da mídia AIN, em post no dia 28.
A Finlândia selecionou para sua Guarda Costeira o modelo Challenger 650 para plataforma de vigilância aérea MVX, para duas aeronaves, enquanto a Suécia exerceu a opção de compra de uma terceira aeronave do modelo Global 6000 como plataforma de alerta aéreo antecipado (AEW – Airborne Early Warning) S106 GlobalEye, e uma quarta aeronave permanece como opção.
Vencedora de uma licitação concorrendo com a Field Aerospace, a L3Harris Technologies e a ST Airborne Systems, a SNC – Sierra Nevada Corporation (provedora americana de sistemas eletrônicos e de integração de sistemas, especializada em microssatélites, telemedicina e serviços por aerotransporte e transporte orbital comercial) fornecerá as duas aeronaves Challenger 650 para plataforma de vigilância aérea MVX, para a sua Guarda Costeira, em contrato assinado de um acordo de US$ 170 milhões. A Sierra Nevada equipará os dois jatos Challengers para atender aos requisitos específicos da Guarda Costeira, com base nas suas soluções de coleta de inteligência aérea Rapcon-X. Após o equipamento em Hagerstown, no Maryland (a Sierra Nevada sendo do Estado do Nevada, com sede em Sparks), os dois jatos (com o registro aeronáutico finlandês civil como OH-MVX e OH-MVY) deverão entrar em serviço em 2026 e 2027. As funções principais serão a vigilância fronteiriça e marítima, ambas as quais assumiram maior importância dada a longa fronteira do novo membro da OTAN (Finlândia) com a Rússia e a sua costa báltica. Os dois jatos Challenger 650 substituirão dois turboélices bimotor Dornier Do-228.
A Suécia já tem dois S106 GlobalEye baseados do modelo Global 6000 encomendados, o primeiro ora em modificação. Espera-se que entre em serviço com o esquadrão F-16 da Força Aérea sueca, em Uppsala, em 2027. No contrato, a SAAB compra a aeronave Global 6000 “verde” da Bombardier antes de modificá-la para a função AEW, incluindo a adição do radar Erieye ER numa grande carenagem dorsal “ski-box”. [EL] – c/ fonte