Pilatus tornando-se sócia e parceira desenvolvedora européia de tecnologia pioneira de combustível de aviação sustentável por fonte solar, em 11.07.24
No dia 04 de junho, a fabricante aeronáutica suíça Pilatus postou nota divulgando a iminência do lançamento de uma cooperação estratégica como a Synhelion (desenvolvedora européia de tecnologia de combustível de aviação sustentável) que visa acelerar a expansão dos combustíveis por fonte solar para a indústria da aviação.
De acordo com sua nota, a Pilatus pretende utilizar os combustíveis por fonte solar da Synhelion para as suas próprias operações e também oferecê-los aos seus clientes a médio prazo. Com esse propósito, a Pilatus tornou-se acionista da Synhelion, sustentando o seu compromisso com a desfossilização proativa do tráfego aéreo. A parceria também fazendo com que a Pilatus se torne acionista da Synhelion, reforçando um compromisso de longo prazo da fabricante aeronáutica suíça com a transformação sustentável das viagens aéreas.
A Synhelion foi criada em 2016 como uma segregação (spin-off) da ETH Zurich. A Synhelion pretende substituir os combustíveis fósseis por combustíveis por fonte solar renováveis, ajudando assim a descarbonizar a indústria das viagens. No processo pioneiro da Synhelion, os combustíveis são produzidos a partir de energia solar.
As aeronaves Pilatus já estão certificadas para usar combustível de aviação sustentável (SAF), que atualmente é produzido principalmente a partir de biomassa ou resíduos. Cálculos recentes indicam, no entanto, que este tipo de combustível nunca estará disponível em quantidades suficientes, agora ou no futuro.
A Synhelion está atualmente construindo a primeira fábrica industrial de produção de combustível por energia solar do mundo, na Alemanha. A construção de uma primeira fábrica de produção comercial está planejada na Espanha a partir de 2025.
Hansueli Loosli, Presidente do Conselho de Administração da Pilatus, enfatizou: “A Pilatus está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência energética há muitos anos – em nossos processos de produção e em novos edifícios, por exemplo. Estamos firmemente convencidos de que o combustível de aviação sustentável [SAF] será uma característica duradoura das operações de aviação no futuro, e esta é a nossa forma de dar mais uma contribuição essencial”.
Markus Bucher, CEO da Pilatus, acrescentou: “Estamos convencidos do valor da tecnologia do combustível por fonte solar – estes combustíveis são a melhor forma de desfossilizar as viagens aéreas o mais rapidamente possível. Estamos muito satisfeitos por desempenhar um papel pioneiro juntamente com a Synhelion e dar um importante contributo para a sustentabilidade na indústria da aviação”.
Philipp Furler, co-CEO e cofundador da Synhelion, manifestou-se: “Estamos extremamente orgulhosos de ter a Pilatus como parceira e acionista. Nos próximos anos, nos concentraremos totalmente na expansão de nossos combustíveis em todo o mundo. Juntos, pretendemos implementar combustíveis solares sustentáveis para toda a frota de clientes da Pilatus nos próximos dez anos”. [EL]