ANAC autoriza reajuste de tarifas aeroportuárias dos concessionados Guarulhos (GRU) e de Viracopos (VCP), em 21.07.24
O Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 11 dia publicou as Portarias nº 15.009 e 15.010, da Gerência de Regulação Econômica da ANAC, ambas de 10 de julho, que reajustam as tarifas aeroportuárias dos aeroportos de Guarulhos (GRU/SBGR) e de Viracopos (VCP/SBKP), ambos no Estado de São Paulo.
Os tetos das tarifas de embarque e conexão de passageiros e de pouso e permanência de aeronaves foram reajustados em 2,59% para “Guarulhos” e em 5,08% para “Viracopos”. Os tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas dos dois aeroportos foram reajustados em 4,23%.
Os novos valores só poderão ser praticados 30 dias após a divulgação pelas concessionárias.
O aeroporto de Guarulhos é operado, sob concessão federal, de 20 anos, pela GRU Airports, após vitória em leilão em fevereiro de 2012. A concessão está nas mãos do consórcio formado pelas empresas Invepar e a operadora aeroportuária sulafricana ACSA (Airports Company South Africa), um consórcio (Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.) com participação de 51% na concessão, e a estatal federal INFRAERO, com participação na concessão de 49%.
O aeroporto de Viracopos é operado, sob concessão federal, de 30 anos, pela ABV – Aeroportos Brasil Viracopos, após vitória em leilão em fevereiro de 2012. A concessão está nas mãos do consórcio formado pelas empresas TPI – Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a operadora aeroportuária francesa Egis Airport Operation, no consórcio Aeroportos Brasil, com participação de 51%, e a estatal federal INFRAERO, com participação na concessão de 49%.