Jefferies aponta que estoque de jatos executivos usados à venda continua aumentando, e queda nos preços, em 24.07.24


No dia 19, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch postou nota com a mais recente divulgação da analista financeira Jefferies Equity Research do mercado de aeronaves executivas usadas, e da atualização o quadro de desaceleração, que observou que o número de aeronaves à venda em julho aumentou 16% na comparação ano x ano, e 12% nos últimos seis meses.

Mesmo tratando-se de aeronaves mais novas, os estoques aumentaram 19% no comparativo anual, mas representando apenas 3,7% da frota total.

O aumento dos estoques abrange todas as categorias, acrescentou a Jefferies, com os jatos médios disponíveis aumentando 21%, os jatos cabine pesados ​​18% e os jatos leves 12%.

Ao mesmo tempo, os preços caíram 7% no comparativo anual.

As conclusões do Jefferies, incluindo dados da Amstat e a própria avaliação da analista de mercado, alinham-se com relatórios da avaliadora de aeronaves Vref, que observou nesta semana que o mercado viu 6 trimestres (18 meses) consecutivos de preços com redução e aumento do estoque, com as aeronaves permanecendo em oferta no mercado por mais tempo.

Segundo Jefferies, as aeronaves da Bombardier à venda aumentaram 8%, para 65 unidades, representando 3,7% da frota da fabricante canadense. Os jatos Global disponíveis aumentaram 19% em relação ao ano anterior; no entanto, os jatos Challenger à venda caíram 17% e o estoque do jato Learjet caiu 20%.

Os estoques da Gulfstream aumentaram 27% no comparativo anual, para 85 unidades, também representando 3,7% da frota. Isso inclui 21 jatos G650 à venda. Além disso, os dados da Amstat mostram que 92 jatos G700, recentemente certificado e ingresso no mercado, estão produzidos ou em produção atualmente, o que implica que 85 são para clientes.

Os jatos Citation, da Cessna, à venda aumentaram 29% no comparativo anual, com 134 unidade em oferta no mercado. O modelo CJ2/CJ2+ aumentou 20 unidades.

O estoque disponível da Dassault aumentou 47% no comparativo anual, embora esteja fora de uma base baixa de 25 unidades à venda.

A EMBRAER é a exceção entre os principais fabricantes de jatos executivos, com unidades à venda caindo 17% no comparativo anual, para 34 unidades, liderada pelas aeronaves Phenom 100 e Phenom 300 à venda.

Os preços caíram no geral, variando de uma queda de 16% para os jatos Gulfstream (com preços médios pedidos de US$ 21 milhões) a um declínio de 2% para os jatos Falcon Dassault. Os modelos da EMBRAER tiveram uma queda de 10% nos preços. Os preços dos jatos Bombardier diminuíram 5% e os jatos Cessna Citation tiveram uma redução de preço de 4%. [EL] – c/ fonte