Rolls-Royce reporta progresso do programa Pearl 10X e sucesso na entrada em serviço do Pearl 700, em 25.07.24


Em post no dia 22, Charles Alcock, editor-chefe da mídia AIN, escreveu uma atualização do atual estágio do programa do novo motor turbofan Pearl 10X da Rolls-Royce.

O turbofan Pearl 10X que a Rolls-Royce está desenvolvendo para o jato executivo Dassault Falcon 10X registrou mais de 2.500 horas de vôo e 7.700 ciclos no plataforma-banco de testes aérea de um Boeing 747 da fabricante de motores de aeronaves do Reino Unido.

Numa coletiva de imprensa antes da feira aeronáutica FIA – Farnborough International Airshow 2024, nesta semana, o diretor de aviação executiva da Rolls-Royce, Dirk Geisinger, disse que o Pearl 10X – motor com empuxo de 18.000 lb. – já está “esmagando” as metas de desempenho projetadas, tendo ultrapassado os níveis de empuxo desejados desde o primeiro teste.

O Pearl 10X apresenta o núcleo do motor Advance2 combinado com um sistema de baixa pressão de alto desempenho que, segundo a fabricante, fornecerá seu turbofan de maior empuxo até o momento para aplicações em aeronaves executivas. O Pearl 10X também apresenta uma melhoria de 5% no consumo específico de combustível em comparação com os motores da geração anterior.

Os motores Pearl também apresentam câmaras de combustão que, segundo Geisinger, proporcionam 20% mais eficiência no resfriamento das paredes e reduções de temperatura para melhorar o desempenho da turbina de alta pressão. As técnicas de fabricação de camadas aditivas utilizadas para essas câmaras reduziram o tempo de projeto e fabricação em 75%.

Geisinger também informou que a entrada em serviço dos motores Pearl 700 do jato executivo cabine larga G700, da Gulfstream, foi “perfeita”.

Em 11 de julho, Geisinger revelou que os 12 primeiros G700 entregues naquele momento haviam voado 750 horas, incluindo um vôo sem escalas da Nova Zelândia para Nova York (EUA)/Aeroporto Teterboro,  aproveitando ao máximo o alcance de 7.750 MN do jato.

Enquanto isso, a Rolls-Royce está apoiando os esforços da Gulfstream para concluir a certificação Tipo do G800 (alcance de 8.000 MN) para permitir que o modelo entre em serviço ainda neste ano. A fabricante começou a aumentar a produção de motores Pearl 700 para este programa.

De acordo com Geisinger, 75% dos novos motores Rolls-Royce para aeronaves executivas estão agora inscritos no programa de manutenção de potência por hora CorporateCare. O suporte é fornecido aos operadores por meio de mais de 85 centros de serviços autorizados em todo o mundo, 10 oficinas de peças e mais de 75 técnicos de serviços locais. Mais de 250 motores e naceles também estão disponíveis para locação no programa. [EL] – c/ fonte