GE fazendo preparativos para aprovação do motor turboélice Catalyst no final de ano, com a conclusão esperada dos últimos testes de certificação no 3T24, em 28.07.24


O motor turboélice Catalyst da GE Aerospace está atingindo e superando seus números de desempenho desejados e está no cronograma planejado para a certificação FAA até o final do ano, divulgou a fabricante na agenda da feira de aviação americana EAA AirVenture Oshkosh fly-in, em Oshkosh (no Wisconsin/EUA), entre os dias 22 e 28, em notícia em post no dia 22 por Matt Thurber, editor-chefe na mídia AIN.

O motor Catalyst equipará o monomotor turboélice Beechcraft Denali, da Textron Aviation, que está previsto para certificação no próximo ano.

O Beechcraft Denali  e o motor Catalyst, separadamente, estão em exibição na AirVenture, embora esta seja a primeira vez que área de exibição da GE “hospeda” o motor real em vez de uma maquete, destacou Thurber.

Os motores do programa de testes de vôo Catalyst da GE Aerospace registraram mais de 2.100 horas e 900 vôos, o que “dá muita confiança no desempenho”, observou Paul Corkery, chefe do programa Catalyst da GE. Comparado com outros motores de 1.300 SHP, Corkery disse que o motor GE consome 18% menos combustível e produz 10% mais potência em altitude.

Os controles do motor FADEC do Catalyst, adaptados de sistemas em motores de turbina GE maiores, são integrados à plataforma de vôo Garmin G3000 com acelerador-automático (autothrottle) do Denali, permitindo aos engenheiros da Textron Aviation adotarem no projeto um controle de potência de manete única. Isso simplifica a carga de trabalho do piloto e protege o motor de exceder parâmetros críticos.

O Denali (de preço de US$ 6,95 milhões) voou pela primeira vez em 21 de novembro de 2021, e a certificação foi planejada para 2023, mas atrasos no programa Catalyst postergaram a certificação Tipo para 2025.

De acordo com Corkery, “enfrentamos novas regulamentações difíceis que foram mais desafiadoras do que o esperado”. Thurber apontou que isso se deu relativamente a cristal de gelo e mitigação de gotículas de líquido super-resfriado. “Tivemos que trazer pessoas muito experientes para atender a esses [requisitos]”, Corkery revelou. “Esses foram grandes ventos contrários. Mas sentimos que mitigamos o risco de obter a certificação até o final do ano”, falou Corkery.

Para a certificação FAA, o Catalyst tem que completar 23 testes principais de nível de motor; 19 deles foram realizados e os 4 restantes – abrangendo resistência, vibração, lâmina e operabilidade do compressor – estão em andamento em quatro células de teste separadas. “Esperamos que todos esses testes sejam concluídos até o final do terceiro trimestre”, disse Corkery, “depois finalizaremos e enviaremos os relatórios finais”.

Enquanto isso, a GE está montando sua infraestrutura de serviços para apoiar o Catalyst assim que o Denali começar a ser comercializado. A fase de preparação para produção também está em andamento e a GE já fabricou 35 motores. “Entregaremos o que a Textron Aviation precisa”, disse Corkery, para emendar: “Estamos alinhados com a programação deles [Textron]”. [EL]