EMBRAER apresenta atualizações dos jatos comerciais EJets, em 30.07.24


Em nota no dia 23, a EMBRAER divulgou que apresentou nesse dia, na feira aeronáutica hoje no Farnborough Airshow, na Inglaterra, atualizações e melhorias de desempenho dos jatos comerciais EJet 195-E2 e E190-E2 (de segunda geração) e E175, envolvendo consumo de combustível, alcance, aviônicos e cabine de passageiros.

Ao aumentar a eficiência operacional essas modificações também proporcionam uma redução de custo para as companhias aéreas na ordem de US$ 6 milhões ao valor de momento por aeronave ao longo de 15 anos.

“A EMBRAER busca aprimorar continuamente suas aeronaves, e as atualizações anunciadas hoje voltadas para redução de consumo de combustível e emissões, aumento do alcance, melhorias para experiência do passageiro e novas tecnologias para pilotagem e conectividade são excelentes notícias para nossos clientes e seus passageiros”, diz Arjan Meijer, presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial. “Estamos comprometidos com segurança, eficiência, conforto e menores custos aos operadores”, completou Meijer.

Melhorias no E175 – adicionando recursos de última geração do E2
– compartimentos superiores maiores e iluminação ambiente
conectividade via satélite multibanda
assentos Recaro
a
viônicos meteorológicos e de dados de última geração

O E175 também está recebendo um conjunto de melhorias após sua última atualização em 2016, que aumentou eficiência do consumo de combustível em 6%. As melhorias, disponíveis aos clientes sob demanda, concentram-se na cabine e na experiência do passageiro, além de atualizar alguns aviônicos para ficarem mais alinhados com os avançados E2.

A capacidade do bagageiro interno do E175 dobrará de tamanho de forma similar ao já existente no E2, comportando agora uma mala maior por cliente. Iluminação ambiente da cabine, como do E2, estará igualmente disponível, bem como os novos assentos Recaro.

A conectividade via satélite estará disponível pela primeira vez no E175 permitindo com que os passageiros de negócios ou lazer permaneçam sempre conectados. Banda Ku e Ka estarão disponíveis para modernização até o final de 2026.

Além disso, as soluções de transferência de dados e o radar meteorológico serão atualizados para corresponder às capacidades do E2. Isto permitirá a transformação digital e a recuperação sem fio de dados de voo a partir do quarto trimestre de 2024. O radar meteorológico de última geração fornece detecção e alerta de turbulência, detecção preditiva de vento e varredura volumétrica 3D estará disponível a partir do segundo trimestre de 2026.

Melhorias do E2 (195-E2 e E190-E2)
–  consumo de combustível
O consumo de combustível nos E2 foi aprimorado em 2,5%, tornando-o 12,5% mais econômico em termos de combustível do que a aeronave concorrente mais próxima (até então, a diferença era de 10%). Ao entrar em serviço, o E2 era notavelmente mais eficiente em termos de combustível do que o anunciado. Essas melhores taxas de consumo que as companhias aéreas comprovaram nas operações foram ratificadas. Isso também é auxiliado por uma melhoria no sistema de gerenciamento que extrai menos ar, exigindo menos do motor e, portanto, economizando combustível. É esperado que essa redução gere uma economia de US$ 1 milhão por aeronave e reforça a posição do E2 como aeronave de corredor único mais sustentável.

– aumento de alcance (Alcance ampliado)
O alcance do E195-E2 foi aumentado de 2.600 MN para 3.000 MN (ie, 4.000 MN, 15,4%). O novo Peso Máximo de Decolagem (PMD/MTOW) de 62.500kg foi recentemente certificado, o que proporciona essa melhoria de alcance.

– Tempo em Asa do GTF – aumento de 10%
Melhorias nos motores E2 GTF aumentaram o tempo em asa (para manutenção) em 10%. Isso é alcançado otimizando o empuxo de subida, que exige menos propulsão, reduzindo assim a degradação do motor e aumentando o tempo em asa. É esperado que isso economize aos operadores US$ 500 mil por aeronave ao longo de 15 anos.

– Melhorias de Alcance/Carga Útil em aeroportos “desafiadores”
A EMBRAER revelou pela primeira vez o seu Sistema E2 de “Decolagem Aprimorada”. Este sistema automático de decolagem produz um momento de rotação e uma trajetória de vôo mais precisos e eficientes, reduzindo o comprimento de pista necessário e a carga de trabalho de piloto. Isso significa mais carga útil e mais alcance em aeroportos com maiores restrições operacionais. Isso confere ao E2 o melhor desempenho da categoria em aeroportos como London City, Florença e Santos Dumont. Com um ganho de alcance de 350 MN partindo de Londres, por exemplo.

– Otimização de cabine – reduzindo espaços, adicionando uma fileira, assentos Recaro
A otimização de cabine no E195-E2 permitiu que a Embraer acomodasse uma fileira extra de quatro assentos na maioria das configurações. Por exemplo, uma aeronave configurada para 136 passageiros, agora poderá acomodar 140 pessoas. A capacidade máxima permanece em 146. Os assentos Recaro agora também estarão disponíveis como opção. A estimativa é que uma fileira extra de assentos renda às companhias aéreas uma receita adicional de US$ 4,5 milhões por aeronave em um período de 15 anos.