IADA reporta resultas de revenda do 2T24, com aumento de acordos fechados (com número recorde), com maior redução de preços de conclusão e maior tempo de negociação, em 30.07.24


Os membros da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves) reportaram com incorporação do 2T24 um mercado equilibrado para aeronaves executivas usadas. As vendas estão estáveis ​​e os valores dos modelos de aeronaves mais recentes permanecem fortes, de acordo com o Relatório de Mercado do 2T2024 (Second Quarter 2024 Market Report), da IADA, divulgado no dia 29.

No acumulado no ano, com o 2T24, foram reportados 620 negócios fechados, resultando um crescimento de 14% (76 negócios) em volume em comparação com o primeiro semestre de 2023 (de 544 negócios), um indicador de um nível saudável de atividade num mercado em reequilíbrio.

Na atividade de revenda reportada acumulado no ano (com o 2T24), com  620 negócios fechados, 289 foram novas aquisições (46,6%), versus 294 novas aquisições no 2T23 (54%), uma redução de 5 unidades, ou 1,7%.

No 2T24, registrou-se expressiva marca de 366 negócios fechados (59% do volume no ano), um aumento de 20% em comparação com o segundo trimestre do ano passado (com um aumento de 112 negócios sobre o 1T24, um crescimento de 44%). Foi o maior número de transações registradas num segundo trimestre desde o início da publicação de relatórios trimestrais de venda, em 2020.

Destes 366 negócios, 289 foram novas aquisições (79%), versus 294 novas aquisições no 2T23 (uma redução de 5 unidades, ou 1,7%).
Mas 570 aeronaves estavam sob contrato de negociação ao término do 2T24, versus 442 aeronaves no 2T23 (uma diferença de 128 unidades, um crescimento de 28,9%).

O número de negócios envolvendo redução de preços aumentou significativamente de 125 no segundo trimestre de 2023 para 211 neste ano, uma diferença de 68,8% (um aumento de 86 casos).

Outra medida foi o número de negociações fracassadas, de 117 desistências versus 108, uma diferença de 9 casos (uma alta de 8,3%).

Houve neste ano um substancial aumento de contratos sob exclusividade, passado de 413 para 614 (201 contratos, com aumento de 48,7%).

A associação disse que o relatório de mercado é baseado tanto em dados quantitativos de vendas quanto na perspectiva exclusiva e local dos membros da IADA.

A demanda por jatos executivos usados ​​permaneceu resiliente, embora moderada, à medida que mais aeronaves chegaram ao mercado. A IADA também observou um aumento nos tempos de transação, à medida que compradores e vendedores levam mais tempo para negociar os resultados de inspeção pré-compra.

No que diz respeito ao reequilíbrio, o tempo de negociação está sendo mais longo à medida que compradores e vendedores retomam as tratativas de negócio com as conclusões da inspeção pré-compra – um passo frequentemente ignorado devido ao sobreaquecimento do mercado durante a pandemia.

Os membros da IADA aguardam com expectativa a segunda metade do ano, pois a sua perspectiva cautelosamente otimista continua a definir o cenário que se move até 2024.

“Para os próximos seis meses, dois terços dos membros pesquisados ​​prevêem que os preços e a demanda por jatos executivos de longo e ultralongo alcance diminuirão enquanto a oferta aumentará, continuando uma tendência observada em nosso último relatório trimestral”, declara o diretor-executivo da IADA, Wayne Starling. . “A maioria dos entrevistados da pesquisa IADA prevê uma demanda estável nos segmentos de turboélice e jatos leves nos próximos seis meses, embora as opiniões variem mais para jatos de médio e grande porte”, acrescentou Starling.

No entanto, vários fatores macroeconômicos estão contribuindo para alguma incerteza persistente. Estas incertezas incluem tensões geopolíticas, o ciclo eleitoral global divisivo e preocupações persistentes com quadro monetário de inflação e taxas de juro. A maioria dos membros da IADA foi afetada por esses “ventos contrários” e ainda vê o mercado global de jatos executivos usados ​​com otimismo cauteloso.

O Relatório de Mercado (Market Report) da IADA baseia-se tanto em dados quantitativos de vendas quanto na perspectiva exclusiva, na perspectiva de pessoal de solo, dos membros da IADA, que compram e vendem mais aeronaves por volume em Dólar do que o resto dos revendedores do mundo juntos. Os membros da organização e os participantes da pesquisa incluem revendedores credenciados pela IADA, corretores certificados e membros de produtos e serviços verificados pela IADA. [EL]

Para acessar o relatório – AircraftExchange.com/Market-Report:

https://iada.aero/press-release/179/AircraftExchange.com/Market-Report