DECEA instala em Caxias do Sul mais um radar-secundário (transportável) no RS, para ampliar cobertura radar no sul do país e detectar um maior fluxo de aeronaves devido ao aumento do movimento aéreo decorrente das necessidades relacionadas às demandas das cidades afetadas pelas enchentes, em 31.07.24
Em nota postada no dia 29, o DECEA divulgou que concluiu, na véspera – dia 28, a instalação do radar transportável no Aeroporto Hugo Cantergiani (SBCX), em Caxias do Sul (RS), a 50 MN ao norte de Porto Alegre/Salgado Filho (SBPA). Antes de iniciar a operação radar, o equipamento será checado e homologado pela aeronave-laboratório do GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Vôo.
“A instalação do radar secundário visa melhorar a capacidade de detectar um maior fluxo de aeronaves, devido ao aumento do movimento aéreo na região decorrente das necessidades relacionadas às demandas das cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O equipamento trará maior fluidez e segurança para os vôos que operam na região”, explicou o chefe da área de radares do PAME-RJ (Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro), capitão engenheiro Leandro de Carvalho Monsores.
O deslocamento do radar ocorreu, entre os dias 8 e 15 de julho, da cidade de Bom Jesus da Lapa (BA) para Caxias do Sul (RS), a 2.500 km por rodovia. Foram envolvidos na operação cerca de 20 militares, além de dois caminhões guindaste, uma carreta, um caminhão, um furgão e uma picape.
A instalação iniciou imediatamente após a chegada do radar e contou com sete técnicos, que realizaram a preparação da infraestrutura, montagem, ligação de cabos, configuração de sistemas de comunicação e ajustes específicos para que o equipamento tenha a melhor performance no local de operação.O equipamento (radar-secundário) é utilizado pelo PAME-RJ para prover cobertura radar relacionada a demandas temporárias, seja pela interrupção de prestação de serviço de um radar fixo ou por aumento de fluxo aéreo em uma localidade. Em 2022, o radar passou por um processo de modernização, com a inclusão de receptores digitais com calibração dinâmica e maior precisão na detecção, além da revitalização de sua infraestrutura, alterando seu sistema de elevação de antena de hidráulico para elétrico.
Em maio deste ano, outro radar já havia sido instalado em Canoas (RS) para restabelecer o controle radar na Terminal Porto Alegre, aumentando a consciência situacional de controladores e pilotos.