Duncan Aviation instala a primeira atualização completa de suíte aviônica Garmin TXi, com telas G600,  navegadores GTN-750 e monitor EIS, e piloto-automático GFC-600 e painel de áudio GMA 350, em Cessna Citation CJ2, em 14.08.24


Em notícia no dia 06, a especialista de MRO americana (de Lincoln, no Nebrasca) Duncan Aviation divulgou que instalou recentemente uma atualização completa de aviônicos Garmin em aeronave (jato executivo) Cessna Citation CJ2 em sua unidade “satélite” em Denver, no Colorado (EUA).

O STC Garmin utilizado substitui a plataforma de vôo Collins Pro Line 21 e original cobre a instalação de duas telas de informação de vôo G600 TXi. de 10,6 polegadas (26,92 cm), dois navegadores GTN 750Xi (se ainda não estiverem instalados), um monitor TXi de informação de parâmetros/indicações de motor (EIS) de 7 polegadas (17,78 cm), na disposição “retrato”, sistema de piloto automático GFC-600, um painel de áudio GMA 350 e instrumento ADI standby GI 275.
A Duncan promove que uma das maiores vantagens desta instalação é a adição do piloto-automático GFC-600. O piloto-automático (PA) fornece descidas com perfil vertical (VNAV) programado acopladas, além de capacidade de arremetida totalmente acoplada, bem como o recurso de segurança ESP – Electronic Stability and Protection (da Garmin) – estabilidade e proteção eletrônica, que funciona independentemente do piloto-automático e funciona em segundo plano, estimulando o piloto a retomar aeronave a uma atitude de vôo apropriada enquanto de pilotagem manual. O sistema PA tem a capacidade de voar uma ampla gama de aproximações de não-precisão e por navegação por satélite com guia vertical e até mesmo “criar” esperas personalizadas, se necessário. O sistema também inclui o EDM – Emergency Descent Mode (da Garmin) – Modo de Descida de Emergência, por exemplo para o caso de perda de pressurização da cabine, onde o avião é capaz de descer automaticamente a uma altitude predefinida sem intervenção do piloto para ajudar no alerta e prevenção de situações de hipóxia.

O cliente também desejou instalar o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix com modo automático que elimina a necessidade do(s) piloto(s) ajustarem manualmente o radar, resultando em uma representação meteorológica abrangente com operação simplificada. O GWX-8000 também inclui tecnologia aprimorada de supressão de interferência no solo que aplica algoritmos avançados em conjunto com um banco de dados de terreno integrado para eliminar retorno não-meteorológico (nonweather return) da tela para uma visão mais consistente e precisa da condição de meteorologia em todas as altitudes e todas as faixas quando no modo manual.

A modernização aviônica oferecida pela Duncan também tem a opção de adicionar o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync que atualiza automaticamente seus bancos de dados de aviônicos, registra dados de vôo e motor e permite verificar remotamente o status do combustível e dos sistemas por meio do aplicativo Garmin Pilot.

“A instalação correu muito bem e é o primeiro de três CJ2 que receberão a atualização em estreita sucessão”, disse Edduyn Pita, gerente de satélite de Denver da Duncan Aviation. “Realizamos uma instalação semelhante no início deste ano, quando instalamos o G600TXi em nosso PC-12, de propriedade da empresa, por isso estamos desenvolvendo eficiências de instalação. Essa aeronave, além de receber tecnologia de ponta na cabine de comando, também obteve uma economia significativa de peso de mais de 160 lb. [72,5 kg]”, acrescentou Pita.

“Estamos muito satisfeitos por ter a equipe da Duncan Aviation comprometida com a excelência na instalação desta atualização abrangente de aviônicos da Garmin para o CJ2, o PC-12 e muitas outras aeronaves”, disse Jim Alpiser, diretor comercial de pós-venda da aviação da Garmin. “Os proprietários de aeronaves ficarão satisfeitos com as incríveis capacidades e com o valor que essas atualizações aviônicas agregam à fuselagem”, completou Alpister.

Com esta primeira instalação do CJ2 concluída, a Duncan Aviation antecipa que as futuras instalações do G600TXi serão concluídas dentro de oito semanas (2 meses). Para aproveitar ao máximo o tempo de inatividade necessário da aeronave, a unidade satélite da Duncan de Denver fez parceria com a Straight Flight, outra organização de manutenção aeronáutica homologada PART-145 pela FAA com sede no Aeroporto Centennial (KAPA) – na área metropolitana de Denver-Aurora, 15 MN/28 km a sudeste do centro de Denver -, para realizar as inspeções e manutenções necessárias de fuselagem durante a atualização aviônica da cabine de comando.

Os operadores de Cessna CJ vêm demonstrando interesse significativo nesta atualização da cabine de comando. Antecipando esta demanda, diversas instalações da rede de satélites da Duncan Aviation estão se preparando para executar  essas instalações, incluindo unidades em Austin e Houston, no Texas, em Sacramento, na Califórnia, além de Denver. Algumas dessas oficinas desenvolveram relacionamentos com prestadores de serviços locais de aeronave (Tipo) de qualidade para conduzir quaisquer inspeções e manutenção necessárias, garantindo que tanto os técnicos de aviônicos quanto os técnicos de fuselagem que trabalham nessas aeronaves sejam treinados especificamente para os modelos CitationJet.

“A Duncan Aviation tem um excelente relacionamento com a Garmin, profundo conhecimento em sistemas Garmin e pode contar com o suporte de engenharia e a experiência disponíveis em nossas instalações de MRO de serviço completo à medida que concluímos essas atualizações em nossa rede de satélite”, afirma Nate Klenke, gerente de vendas de modificações/acabamentos da Duncan Aviation. [EL]