Manifestantes-ambientalistas interrompem operações em 4 aeroportos da Alemanha, em 19.08.24


No dia 15, manifestantes do ativismo ambientalista-climático do grupo Letzte Generation, ou Last Generation (Última Geração), promoveram protestos com invasão de área operacional (área de movimentos), incluindo pistas, em quatro aeroportos alemães: Berlim, Cologne-Bonn, Nuremberg e Stuttgart.

Os protestos foram iniciados por volta das 05h, horário local.

As ações causaram dezenas de vôos cancelados, deixando os passageiros “presos”.

Os manifestantes filmaram-se prestando testemunho na pista ao longo do dia. A organização afirmou que oito ativistas envolvidos no protesto foram detidos. No final do dia, todos foram liberados.

“As interrupções de hoje em vários aeroportos são um ato orquestrado de extorsão criminosa”, comentou o diretor-gerente da ADV (Associação de Aeroportos Germânicos), Ralph Biese. “Este não é um protesto pacífico e não se trata de objetivos supostamente mais elevados. Estas são intervenções maliciosas no tráfego aéreo e nos direitos pessoais. de cada viajante que não consegue embarcar no voo conforme planejado”, disse Biese.

Esta ação trata-se de mais um protesto do grupo Last Generation com interrupção do transporte. No ano passado, membros do gripo bloquearam o tráfego numa estrada em Bottrop, na Alemanha, provocando um conflito físico com um transeunte.

No mês passado, membros do grupo organizaram protestos em dois dos aeroportos mais movimentados da Alemanha.

Os protestos centram-se na cessação da utilização de combustíveis fósseis e na resolução da crise climática. Com isto, exigem que o governo alemão negocie e assine um acordo para uma saída global do uso de petróleo, gás e carvão até 2030.

No mês passado, o gabinete alemão aprovou legislação que imporia penas mais rigorosas a manifestantes como os membros do Last Generation. Puniria aqueles que se intrometessem ou colocassem em risco as operações aeroportuárias com até dois anos de prisão.

O Projeto de Lei ainda não recebeu aprovação formal dos legisladores, mas é evidente que os políticos estão ficando impacientes. A Ministra Federal do Interior e da Comunidade, Nancy Faeser, foi às redes sociais com a declaração de que “estas ações criminosas são perigosas e estúpidas”.