Nextant amplia aplicação do STC para instalação do sistema de conectividade Starlink para jatos Bombardier Global – Express, XRS, 6000, 6500 e 7500 – nos centros de serviço da Bombardier, em 23.08.24
Em postagem no dia 14, Kerry Lynch, editora da revista mensal AIN, escreveu notícia que a especialista americana Nextant Aerospace, trabalhando com a Bombardier e a SpaceX, obteve a Certificação Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA para a instalação de sistema de conectividade Starlink (da SpaceX) embarcado numa faixa da Família de jatos executivos Global, da Bombardier. Os kits estão certificados para Bombardier Global Express, XRS, 6000, 6500 e 7500.
O kit do sistema de conectividade pode ser instalado nos centros de serviço da Bombardier em todo o mundo e a Nextant, o ‘braço’ de engenharia da operadora aérea executiva global Flexjet, fornecerá suporte dedicado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A instalação Starlink fornecerá aos passageiros e tripulantes acesso à Internet de alta velocidade que se aproxima de uma opção terrestre, divulga a Nextant. O sistema Starlink fornece Internet de alta velocidade e baixa latência em todo o mundo, usando uma constelação de mais de 6.000 satélites em órbita terrestre baixa. Isso fornece um serviço contínuo, mesmo nos oceanos.
A Flexjet se tornou uma das primeiras a adotar o sistema Starlink, obtendo a aprovação da FAA para instalação do sistema no jato executivo Gulfstream G650 em setembro passado. Desde então, a operação Nextant para a Flexjet expandiu o STC/CST da FAA para a instalação de sistema de conectividade Starlink para aplicação também nos modelos Gulfstream G450 e G550 bem como nos modelos Bombardier Global. A Nextant prevê ainda o lançamento de kits STC/CST da FAA para a instalação de sistema de conectividade Starlink para os modelos Bombardier Challenger até o final do ano.
“Há vários anos, reconhecemos o fato de que a conectividade confiável e de alta velocidade era a experiência de vôo mais significativa que nossa indústria ainda precisava resolver”, disse Jay Heublein, presidente de manutenção global e suporte ao produto da Flexjet. “Depois de mais de um ano de pesquisa, ficou claro para nós que a SpaceX, por meio do Starlink, seria finalmente a solução que nossa indústria busca há décadas. Nossa crença neles desde o início foi recompensada pela incrível experiência que nossos proprietários estão tendo agora com esta tecnologia”, completou Heublein. [EL] – c/ fonte