Pela Argus, atividade de vôo da aviação executiva global aumenta em agosto, apesar da redução nos mercados da América do Norte e Europa, onde a provedora prevê novas reduções em setembro, em 09.09.24


Chad Trautvetter, editor da plataforma Online da mídia especializada AIN, escreveu post no dia 09 relativo ao novo reporte TraqPak da Argus International (especialista em serviços de inteligência da aviação), de monitoramento de atividade da aviação executiva por rastreamento de dados de vôo.

A atividade global de vôos de aeronaves executivas em agosto aumentou 1,4% na base de comparação ano x ano (ie, agosto 2024 x agosto 2023), apesar de redução nos principais mercados norte-americano e europeu, de acordo com os dados mais recentes do TraqPak.

Os vôos na América do Norte e na Europa diminuíram respectivamente 2,4% e 3,1% no comparativo ano x ano, enquanto a atividade no resto do mundo aumentou 37,9%.

Na América do Norte, a atividade diminuiu em todos os segmentos de aeronaves, com os vôos de jatos de cabine larga sofrendo uma redução de 9,3% em relação ao ano anterior. Outros segmentos tiveram perdas mais moderadas: turboélices, de 1,5%; jatos leves, de 1,4%, e jatos médios, de 0,9%. O vôo do segmento de operação compartilhada ocorreu acima da água, registrando um ganho de 8,6% em relação ao ano anterior, enquanto a atividade dos segmentos do transporte privado (PART-91) e por fretamento (PART-135) caiu 5,5% e 3,3%, respectivamente.

Embora a atividade global na Europa tenha sido mais fraca do que na América do Norte, o desempenho por categoria de aeronaves foi mais misto, com os jatos leves e médios tendo aumento de 0,6% e 1,6% no comparativo ano x ano, respectivamente. Os vôos de turboélice caíram 12,1% e os jatos de cabine larga caíram 3% na região.

No resto do mundo, a atividade dos turboélices aumentou 61,1%, seguida pelos jatos de médio porte, +30,9%, jatos leves com alta de 27,6% e jatos de cabine grande com alta de 8,4%.

Os previsores da Argus esperam redução de 3,6% nos vôos na América do Norte e de 4,5% na Europa, neste mês (set.) em relação a setembro de 2023.

“Globalmente falando, a atividade melhorou em agosto, mas analisando as regiões, vimos um declínio maior do que esperávamos na América do Norte, impulsionado principalmente por quedas maiores nos mercados de jatos de cabine larga e do PART-91 [segmento do transporte privado]. A atividade de operação compartilhada permanece forte e a atividade do PART-135 [segmento do transporte por fretamento] está mostrando sinais de estabilização”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Do outro lado do oceano, a Europa continua em baixa, enquanto as restantes regiões do mundo cresceram 37,9% em agosto, destacando a crescente procura por aeronaves privadas em todo o mundo”, completou Kuhn. [EL] – c/ fonte