Thomas Global Systems obtém da FAA o STC de substituição de telas de informação de vôo CRT EFD-4077 por telas LCD TFD-4100 na suíte aviônica Pro Line 4 nos jatos executivos Bombardier Challenger 604, Gulfstream G100/G200, Dassault Falcon 2000/2000EX/50EX, em 21.09.24


No dia 10, a especialista de soluções de sistemas eletrônicos para aplicações aeroespaciais e de defesa Thomas Global Systems (em Irvine, na Califórnia/EUA e em Sydney, na Austrália) anunciou a aprovação com STC/CST (Certificado Tipo Suplementar) da FAA da sua atualização de telas de informação de vôo – de displays (monitores) CRT para LCD – com a unidade TFD-4100 para substituição “pura” (drop-in) de telas da plataforma Pro Line 4, da Collins Aerospace, para os jatos executivos Bombardier Challenger 604, Gulfstream G100/G200, Dassault Falcon 2000/2000EX/50EX e ainda o bimotor turboélice do transporte comercial-regional SAAB-2000.

Os operadores agora podem eliminar com eficiência o risco de obsolescência de monitores CRT EFD-4077 da suíte EFD Pro Line 4 e se beneficiar da mais recente tecnologia LCD de alto desempenho, sem a necessidade de uma adaptação completa e cara da cabine e de um longo tempo de inatividade da aeronave.

O monitor (LCD) TFD-4100 substitui os componentes com maior taxa de falhas do monitor (CRT) EFD-4077 e incorpora a tecnologia AMLCD de alto desempenho com um design de núcleo de software analógico-digital (A-D) comprovado. Integrando-se perfeitamente à arquitetura da plataforma Pro Line 4 existente e ao BITE – Built-In Test Equipment, o TFD-4100 é intercambiável e misturável com os monitores CRT EFD-4077 legados sem impactar os Boletins de Serviço de software do monitor da fabricante.
A atualização está disponível através da Thomas Global Systems e revendedores autorizados.

“A certificação da FAA da solução de tela TFD-4100 é um avanço fundamental no compromisso da Thomas Global Systems com o suporte de longo prazo de plataformas de vôo Pro Line 4”, disse David Barnes, vice-presidente sênior e gerente geral de aviônicos e missão de eletrônicos da Thomas Global Systems. “Com o fim da produção do EFD-4077 e do suporte de fabricante, os clientes regionais e de jatos executivos com a solução de monitor TFD-4100 podem continuar operando sua configuração atual da Pro Line 4 com confiabilidade e eficiência aprimoradas, e sem impactar as operações da tripulação de vôo”, disse Barnes.

A Thomas Global Systems trabalhou em estreita colaboração com a comunidade dos jatos executivos Bombardier, Dassault e Gulfstream, e também da SAAB, para desenvolver e certificar o monitor TFD-4100 como uma solução prática e eficiente que está alinhada às necessidades dos usuários da suíte aviônica Pro Line 4. 

John Holland, vice-presidente e gerente geral da Trimec Aviation, Inc., uma grande organização de manutenção (MRO) que dá suporte a uma ampla gama de aeronaves executivas, incluindo Gulfstream G100 e G200s, Dassault Falcon 2000 e Bombardier Challenger 604, disse: “Recebemos com satisfação a certificação da FAA do monitor LCD TFD-4100. Proprietários e operadores de aviônicos Pro Line 4 têm clamado por esta solução prática e imediata para a obsolescência do monitor CRT EFD-4077. Nossa indústria aprecia que a Thomas Global Systems tenha se adiantado para estender a vida útil do comprovado e capaz sistema Pro Line 4, por meio do desenvolvimento da atualização do LCD TFD-4100. A Trimec Aviation está ansiosa para trabalhar em conjunto com a Thomas Global Systems para implementar a atualização do TFD-4100 para nossos clientes”.

Stuart Klaskin, CEO e diretor da Jetstream Aviation Capital, uma importante lessora de aeronaves especializada em aeronaves turboélice regionais operadas comercialmente e a maior proprietária global de aeronaves SAAB, disse: “A certificação do TFD-4100 da Thomas Global é importante para o futuro da nossa frota SAAB 2000. O TFD-4100 resolve a obsolescência crítica dos nossos monitores CRT EFD-4077 e nos fornece os benefícios da moderna tecnologia LCD. O TFD-4100 nos permite obter o máximo do nosso investimento na plataforma de vôo Collins Pro Line 4, sem grandes modificações em suítes aviônicas, tempo de inatividade da aeronave ou retreinamento de tripulação. Estamos entusiasmados em apresentar o TFD-4100 à nossa frota”.

A aprovação STC da FAA para monitores TFD-4100 segue a certificação da atualização do display LCD TFD-4000 para aeronaves MHI CRJ Series. Certificações adicionais do TFD-4000/4100, incluindo a TCCA – Transport Canada Civil Aviation (TCCA) e a EASA – European Union Aviation Safety Agency são previstas até o final do ano.

No dia 16, a Thomas Global anunciou que também recebeu STC para um programa de substituição similar, com monitores de substituição LCD TFD-4000 para o jato do transporte comercial regional MHI CRJ-1000, que segue um STC anterior para os modelos CRJ-200, -700 e -900. [EL]