Obras de pavimentação de pista do aeroporto de Fernando de Noronha são finalmente iniciadas, em 30.09.24


Fonte: SEMOBI-PE – 15/08/2024 e g1 PE – 25/09/2024
Tiveram início, na noite do dia 24, as obras de (re)pavimentação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, na ilha de Fernando de Noronha (PE).
Os serviços de recuperação do pavimento de asfalto da pista e do pátio de aeronaves tiveram uma série de adiamentos, atrasando o cronograma várias vezes.

Segundo o governo de Pernambuco, a previsão é de que a conclusão das obras no eixo central da pista aconteça em dois meses. O Estado de PE também informou que, pelo menos, 70% do orçamento dos serviços foram destinados para envio de equipamentos e insumos para Fernando de Noronha. As obras de pavimentação são investimento de R$ 60 milhões, pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI).

As obras na pista (12/30), de 45 x 1.845 m. (asfalto PCN 30/resistência de subleito baixa, pressão admissível de pneus máxima de  até 1,75 MPa, ou 253 psi) e mais na taxiway e no pátio de aeronave são realizadas por 56 trabalhadores no período noturno, quando o aeroporto é “fechado”. Os serviços são realizados das 18h às 09h pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI).

NOTAM B2053/24R (de alteração do NOTAM B1634/24), de 30/09/2024, com validade de 30/09 até 27/12/2024, informa o fechamento do aeroporto devido a obras, no esquema:
– 30/09-01/10/24 – 20:00-11:00Z (18:00-09:00LT)
– de 01/10-02/10/24 até 26/12-27/12/24 – de 2ª/3ª até 5ª/6ª, de 19:00-11:00Z (17:00-09:00LT)

No dia 15 de agosto, a SEMOBI divulgou a devida implantação, no dia anterior, da usina de asfalto no canteiro de obras no local do aeroporto para dar suprimento aos trabalhos de reabilitação do pavimento das pistas de pouso e de taxiamento e do pátio de aeronaves. E que o equipamento iria receber nos próximos dias, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), necessário para os serviços de restauração dos pavimentos.Responsável pela coordenação da obra, a SEMOBI (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura) informou que todos os equipamentos essenciais para a execução dos serviços já haviam sido desembarcados com sucesso, entre outros, rolo compactadores, caminhão espargidor de asfalto, pavimentadoras e fresadoras, além da usina de asfalto, essa último de alta complexidade para deslocamento.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que, para a obra começar, foi necessário realizar a logística para envio de equipamentos e insumos para a ilha. Ainda de acordo com ele, uma embarcação foi adaptada para levar a usina de asfalto com mais de 30 toneladas para a ilha.

“A instalação da usina no canteiro do aeroporto vai permitir a produção no local de misturas asfálticas, otimizando o processo de pavimentação sem a necessidade de insumos externos”, afirmou Bezerra. Ele lembrou que o cimento asfáltico só pode ser transportado em quantidades limitadas de 15 toneladas por viagem, devido ao risco ambiental que representa. Toda essa operação exige uma logística alinhada com o cuidado ao meio-ambiente.

A SEMOBI também divulgou que vinha mantendo um monitoramento contínuo das obras através de reuniões periódicas com todas as partes envolvidas para assegurar a execução das atividades no canteiro de obras. O objetivo, segundo Bezerra, é manter todo o trabalho dentro dos parâmetros técnicos. “Isso vai garantir a qualidade final da obra para que Noronha volte a contar com as aeronaves a jato”, disse Bezerra.

Desde outubro de 2022, a ANAC proíbe pousos de aviões de motorização turbojato no aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN), devido a degradações do asfalto. A proibição levou a Azul a deixar de operar no aeroporto com jatos e passar a operar apenas com turboélice ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha, com suas operações com jato Boeing. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.

A obra de recuperação do pavimento da área de movimento do aeroporto de Fernando de Noronha teve diversos adiamentos, que provocaram atrasos no cronograma:

  • dezembro de 2022: o governo estadual Paulo Câmara divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
  • outubro de 2023: a SEMOBI informou que as obras de recuperação do pavimento do aeroporto seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos era final de março de 2024;
  • novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da SEMOBI, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril;
  • abril de 2024 : a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
  • maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da SEMOBI, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho;
  • julho de 2024: o gerente de Projetos Especiais da SEMOBI, Antônio Olímpio, voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho;
  • agosto de 2024: usina de asfalto é instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha.

Terminal
A conclusão do projeto de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Noronha foi anunciada no final de agosto. Os representantes da DIX, empresa-concessionária responsável pelo aeródromo, informaram que a expectativa é iniciar os serviços no mês de novembro deste ano.

O terminal irá passar dos atuais 1.050 m² para 3.000 m².

O governo do Estado de PE informou, ainda, que concessionária também irá atuar na reforma de adequação do prédio do Corpo de Bombeiros e na aquisição de um novo caminhão de combate a incêndio.

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https://aib-el.com.br/usina-de-asfalto-para-obra-de-pavimento-do-aeroporto-e-descarregada-de-navio-no-porto-de-fernando-de-noronha-e-implantacao-pode-levar-ate-10-dias-em-22-04-24/