Free Flight Systems lança atualização de software significativa para o receptor SBAS/GNSS 1203C, incluindo mecanismo de recuperação de ponta para neutralizar eventos de falsificação ativa (active spoofing), em 15.10.24


A especialista americana Free Flight Systems anunciou, no dia 01 (outubro), o lançamento de uma atualização de software significativa para o receptor SBAS/GNSS 1203C para aprimorar os recursos de navegação embarcada. Esta atualização inclui melhorias cruciais para dar suporte a sistemas avançados de comunicação GNSS via satélite, incluindo os sistemas KASS – Korea Augmentation Satellite System e o SouthPAN – Southern Positioning Augmentation Network. A atualização do software 1203C também aborda requisitos em evolução, e pilotos podem antecipar melhorias substanciais em precisão e confiabilidade durante as operações de aviação, levando a um aumento geral na eficiência.

A nova atualização de software agora está disponível para todos os clientes existentes, e a instalação está disponível por meio de revendedores autorizados da Free Flight Systems.

Equipado com um mecanismo GNSS de 15 canais de alto desempenho, o receptor “1203C” fornece atualizações de posição cinco vezes por segundo, garantindo uma navegação precisa em todas as fases do vôo.
A versão mais recente do software expande a compatibilidade com tecnologias de satélite emergentes e apresenta um mecanismo de recuperação de ponta para neutralizar eventos de falsificação ativa (active spoofing). Esta melhoria aumenta significativamente a segurança e a confiabilidade para tripulantes que  navegam em ambientes operacionais aéreos complexos.

“Ao incorporar suporte para KASS e SouthPAN, estamos aprimorando significativamente as capacidades de navegação do nosso receptor GNSS/SBAS”, disse Shane LaPlante, vice-presidente de vendas e marketing da Free Flight Systems. “Esses sistemas avançados de satélite capacitam os pilotos com maior consciência situacional e precisão, permitindo uma navegação mais segura e eficiente no complexo espaço aéreo de hoje”, completou LaPlante.

O receptor GNSS/SBAS 1203C adere aos regulamentos da ICAO, FAA e Eurocontrol e desempenha um papel vital em aproximações de precisão. Sua capacidade avançada de monitoramento autônomo de integridade do receptor (RAIM) garante navegação ininterrupta, permitindo que os pilotos operem independentemente de auxílios de navegação baseados em solo, aumentando assim a eficiência operacional.

O receptor 1203C é uma solução de retrofit certificada para TSO-C145c e aprovada para DO-160F e DO-178B Nível C, com vários STC para várias plataformas de aeronaves, como solução ideal de adaptação e retrofit para operadoras aéreas do transporte comercial e executivo. [EL]