Britten-Norman assegura investidora de financiamento irlandesa garantindo capital significativo para acelerar a produção e estruturar peças de reposição, novamente na Inglaterra, do programa do bimotor Islander (B2N) em 17.10.24


Em nota no dia 14, a fabricante inglesa, promovendo-se como “líder” de aeronaves utilitárias, Britten-Norman anunciou que concluiu com sucesso sua segunda rodada de financiamento garantindo capital significativo da Beechlands Enterprises, uma investidora sediada na Irlanda do Norte. O investimento captado será aportado para acelerar a produção da icônica aeronave bimotor Islander (B2N) e transformar os negócios pós-mercado (reposição e suporte).

A Britten-Norman aumentará as operações de fabricação do programa Islander (B2N) no Reino Unido para até oito aeronaves por ano na fase um. A fabricação será focada principalmente na versão do Islander (B2N) de motorização a pistão alimentada por AvGas sem chumbo, com cerca de 20% das aeronaves sendo entregues na versão de motorização à turbina (aviões turboélices).

Como parte do seu foco na produção, a Britten-Norman investirá em ferramentas e máquinas de fabricação mais avançadas, aprimorando as capacidades de produção de componentes. Essas atualizações ajudarão a reduzir os prazos de entrega, aumentar a produção e melhorar o custo e a eficiência geral.

Como parte do investimento, Patrick Cowan, ex-engenheiro-chefe adjunto da fabricante de aviões Short Brothers, sediada em Belfast, se juntará ao Conselho da Britten-Norman.

Alison Rankin Frost, diretora da Beechlands, disse: “Estamos muito satisfeitos em investir na Britten-Norman. Ótimas pessoas, ótimo produto e, agora que fornecemos mais capital, ótimas perspectivas”.

William Hynett, CEO da Britten-Norman, comentou: “Este investimento bem-vindo da Beechlands permitirá que a Britten-Norman conclua seu programa de repatriação de fabricação de aeronaves, com a primeira aeronave destinada às Ilhas Falkland. Também nos concentraremos em nossas importantes operações internacionais de pós-venda, garantindo nossa posição de longo prazo como o fabricante de escolha para transporte aéreo confiável, de alta intensidade, baixo custo, de pista curta e sub-regional”.

Em post no dia 15 quanto à notícia, Charles Alcock, editor-chefe da mídia AIN, observou que a Britten-Norman anunciou o novo investimento que permitirá acelerar as taxas de produção do Islander e impulsionar seu desempenho no mercado de reposição mas que não divulgou o valor investido pela Beechlands Enterprises, mas divulgando que se trata do maior investimento na empresa em 30 anos e que o valor excedeu as metas para a segunda rodada de financiamento, agora concluída. 

Alcock repassa, numa retrospectiva recente, que, em março, o grupo de capital privado 4D Capital Partners adquiriu a Britten-Norman por um valor não revelado e anunciou que buscaria mais investimentos na fabricante, que produz a Família do avião-bimotor utilitário Islander – com as versões de motorização a pistão e turboélice, incluindo uma variante militar denominada Defender 4000.

No ano passado, a equipe de gestão da Britten-Norman reabriu a linha de produção em Bembridge, na Ilha de Wight, sob um plano para transferir a fabricação de volta da Romênia, onde a linha de montagem do programa Islander funcionou por muitos anos.

Sediada em Derry, na Irlanda do Norte, a Beechlands Enterprises tem negócios envolvidos principalmente no desenvolvimento imobiliário bem como no arrendamento de equipamentos de construção e engenharia civil.

Alcock aponta para a informação da Britten-Norman que buscará melhorar os prazos de entrega de peças de reposição para torná-las mais prontamente disponíveis para operadores em todo o mundo. Este plano envolverá tanto o aumento do fornecimento direto de peças da Britten-Norman quanto á melhoria da distribuição por meio de representantes de serviço selecionados. [EL]


No Blog:

https://aib-el.com.br/grupo-de-private-equity-britanico-4d-capital-partners-compra-a-britten-norman-e-a-producao-do-atual-modelo-islander-e-a-prioridade-em-30-03-24/