O centro de serviços – de manutenção, reparo e revisão geral (MRO) Dassault Falcon Jet no Aeroporto Internacional Executivo Catarina (SBJH), em São Roque, em SP, em 18.10.24
Em nota postada no seu portal no dia 10 de maio, a Dassault Aviation divulgou a abertura de novas instalações de seu centro de serviços – de manutenção, reparo e revisão geral (MRO) – no Aeroporto Internacional Executivo Catarina (SBJH), em São Roque, no Estado de São Paulo (Brasil), em substituição às instalações da unidade de serviços no Aeródromo de Sorocaba (SDCO), a cerca de 20 MN a SW-W do “Executivo Catarina”, que funcionava desde 2009.
O centro de serviços tem a “bandeira” Dassault Falcon Jet. A Dassault Falcon Jet é uma subsidiária integral da Dassault Aviation.
O complexo Dassault Falcon Jet implantado no “Catarina” – Dassault Falcon Jet Catarina – oferece quase 3.600 m² (40.000 pés²) de espaço físico e de escritórios e acomodarão até cinco aeronaves (jatos executivos) Falcon por vez, com grande espaço o suficiente para acomodar o futuro Falcon 10X, atualmente em desenvolvimento, expandindo consideravelmente as oportunidades de suporte ao cliente para operadores latino-americanos.
A instalação é qualificada para lidar com operações de manutenção e revisão até inspeções (Check) de nível “B” (Check-B) para jatos Falcon registrados no Brasil, na Família Falcon 2000 e Falcon 7X/8X. A unidade também está equipada para realizar avaliações de pré-compra (PPE – Pre-Purchase Evaluation) para clientes que consideram adquirir um jato Falcon usado.
A nova unidade de manutenção tem certificação de Estação de Reparos da agência de aviação civil brasileira ANAC e também das autoridades FAA e EASA bem como da Argentina, Bermudas e Uruguai. A unidade está autorizada a realizar manutenção de linha e a maioria das inspeções importantes nos modelos das séries Falcon 50, 900 e 2000 bem como nos modelos Falcon 7X e 8X.
Além de inspeções e serviços de fuselagem, o centro de serviço está qualificado para fornecer manutenção na linha de motores CFE-738, Honeywell TFE-731 e Pratt & Whitney Canada PW-307A, PW-307D e PW-308C. Também está autorizado para realizar procedimentos especializados de ensaios não destrutivos (NDT – non-destructive testing), como testes de fluído penetrantes e corrente parasita. Uma oficina de baterias com serviço completo pode reparar, substituir ou carregar baterias principais e de emergência dos jatos Falcon ou em outros modelos de aeronaves.
Tal como a unidade anterior em Sorocaba, o centro de serviços “Catarina” oferece operação AOG (aircraft on ground) – por equipe “Go Team”, com pessoal treinado para fornecer resposta móvel rápida diretamente a qualquer localização de aeronave na América do Sul, juntamente com as peças e ferramentas necessárias para recolocar um jato Falcon operacional, voando com atraso mínimo.
Dassault Falcon Jet – Centro de Serviços/Manutenção “Catarina”, no Aeroporto Internacional Executivo Catarina (SBJH), em São Roque, no Estado de SP (Brasil) – apresentação de Fernando De Borthole, no seu canal no YTb “Aero, Por Trás da Aviação”, em vídeo de 21m44s, em 13/10/24:
https://www.youtube.com/watch?v=eBUSW3dGTbk
Na nota, a Dassault também divulga que, nos últimos cinco anos, mais que dobrou a capacidade de suporte global e modernizou consideravelmente as capacidades de MRO. A rede agora inclui mais de 60 pontos de serviço e 15 centros de distribuição de peças ao redor do mundo, bem como unidades “GoTeam” necessárias para dar suporte às aeronaves do cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde quer que estejam.
“Para nossa empresa, o suporte pós-venda é uma parte realmente vital da experiência de propriedade”, disse Jean Kayanakis, vice-presidente sênior de atendimento ao cliente mundial. “Isso significa manter a Dassault o mais próximo possível de seus clientes e oferecer todos os serviços necessários para maximizar o tempo de atividade e o valor de sua frota Falcon”, completa Kayanakis.
A Dassault abriu recentemente novos grandes centros de MRO no Aeroporto Dubai World Central, no Oriente Médio, e em Kuala Lumpur, na Malásia. Ambos operam sob a marca ExecuJet MRO, outra subsidiária integral da Dassault Aviation.
Além disso, a Dassault está:
– construindo um novo local de MRO principal nos EUA em Melbourne, Flórida, para dar suporte aos jatos Falcon que operam na América do Norte e do Sul. Este centro será inaugurado em 2025, e,
– aumentando a capacidade no nordeste dos EUA com outro centro de serviço autorizado, Pro Star Aviation, localizado perto de Boston.
Recentemente, a Dassault marcou presença no Brasil com participação na edição 2024 da feira de aviação executiva anual LABACE – Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, que aconteceu nos 06 a 08 de agosto no aeroporto de Congonhas, em SP.
Na LABACE 2024, a Dassault expôs novo jato cabine extralarga Falcon 6X, um interior premiado com a maior seção transversal de cabine da aviação executiva, projetado e produzido para conforto e capacidade, dimensionado para transportar até 16 passageiros, com alcance de até 5.500 MN.
A aeronave em exposição veio ao Brasil, para a LABACE, saindo de uma turnê global experimental de vôo de seis meses, apresentando o modelo, durante a qual não perdeu uma única demonstração em mais de 700 horas de vôo, demonstrando um grau excepcional de confiabilidade.
Na LABCE 2024, a Dassault também colocou em exposição um Falcon 2000LXS. O mais recente da popular série 2000 (perto de 700 aeronaves entregues até o momento), o “2000LXS” é valorizado por departamentos de vôo e operadores de fretamento em todo o mundo por seu conforto, eficiência e desempenho em pistas curtas inigualáveis. O “2000LXS” acomoda até 10 pessoas em conforto de um “cabine larga” e tem alcance de 4.000 MN.
Na LABACE 2024, a Dassault também ofereceu a operadores a oportunidade de familiarização com a mais nova aeronave, o Falcon 10X, que “cruzará” a MACH 0,925 e voará até 7.500 MN sem escalas. Quando certificado em 2027, o “10X” será o maior jato executivo fabricado para esse fim na indústria. Sua plataforma de vôo de quarta geração fornecerá uma série de novos recursos de segurança, incluindo grandes telas sensíveis ao toque; um Smart Throttle de alavanca única, derivado da tecnologia de caça de ponta, e um modo de recuperação automática. [EL]