Garmin revela nova interação da plataforma aviônica integrada G3000 – a G3000 Prime, em 18.10.24


Em nota no dia 16, a Garmin anunciou a introdução de novo produto no seu portfólio para o mercado com um novo padrão para a plataforma aviônica G3000, com a versão G3000 Prime.

Estabelecendo um novo padrão em aviônica integrada, a suíte G3000 Prime redefine a experiência de cockpit com telas de informação de vôo (PFD e MFD) com recurso touchscreen, elegantes e intuitivas, e uma arquitetura de sistema aberto altamente flexível que se adapta perfeitamente para atender a um mercado amplo e dinâmico. Com um design de interface de usuário de última geração e conectividade avançada, a G3000 Prime aproveita tecnologias de ponta que podem aumentar o potencial de segurança e a eficiência, ao mesmo tempo em que minimiza a carga de trabalho do piloto em todas as fases do vôo.

A plataforma G3000 Prime recebeu a certificação TSO (Technical Standard Order – Instrução de Padrão Técnico) da FAA, e está pronta para elevar e atender aos mercados de turbinas certificadas pelo regulamento PART-23, aeronaves militares e mobilidade aérea avançada (AAM – Advanced Air Mobility). As aeronaves iniciais entregues com o G3000 Prime serão anunciadas pelas fabricantes de aeronaves.

“Vinte anos atrás, a Garmin redefiniu o cockpit da aviação geral com o G1000, nosso primeiro cockpit integrado. Dez anos depois, apresentamos o G3000, trazendo as primeiras telas sensíveis ao toque para o cockpit de turbina leve e tecnologias revolucionárias como o premiado Garmin Autoland. Com mais de 30.000 cockpits integrados Garmin em serviço, temos orgulho de apresentar o G3000 Prime, o cockpit mais intuitivo e avançado do setor até o momento”, disse Phil Straub, vice-presidente executivo e diretor administrativo da Garmin Aviation.
A plataforma G3000 Prime apresenta unidades de exibição primária (PDU) de tela sensível ao toque de 14 polegadas (35,56 cm) expansivas com vidro de borda a borda (edge-to-edge), legível à luz solar e resistente a impressões digitais, redefinindo as expectativas em estética e funcionalidade do cockpit. As telas incluem vários aprimoramentos de desempenho, como quadruplicação de memória e conectividade do sistema gigabit (Gb) que é até 100 vezes mais rápida. Novos processadores multi-núcleo (multi-core) mais rápidos mais que dobram o poder de processamento – aproveitando a experiência da Garmin em certificar a tecnologia multi-core para os mercados de aviação civil e militar já em 2017. Além disso, maiores taxas de atualização de tela fornecem imagens-animações nítidas e suaves e uma experiência impressionantemente responsiva e fluida.

Unidades de exibição secundárias complementares (SDU) fornecem entrada de dados e controle do sistema, com a capacidade adicional de exibir aplicativos multifuncionais. As SDUs de alta resolução de 7 polegadas (17,78 cm) apresentam um aumento de 40% na área da tela em relação aos controladores de toque anteriores da Garmin. Além disso, em certas aplicações de aeronaves, as SDUs podem funcionar também como um visor de instrumento de vôo reserva (standby) integrado, eliminando a necessidade de um instrumento de vôo reserva (standby) dedicado no painel.

A nova interface avançada de tela sensível ao toque multitoque do G3000 Prime, capaz de reconhecer até 10 entradas de tela sensível ao toque de uma vez, permite que pilotos interajam com o mesmo visor simultaneamente. A tecnologia multitoque aprimorada também permite a estabilização manual na tela, permitindo que os pilotos forneçam entradas precisas na tela (sensível ao toque) enquanto simultaneamente descansam os dedos no visor. O suporte para dispositivos de controle dedicados permite o controle físico intuitivo de funções comumente usadas por meio de produtos projetados pela Garmin e dispositivos de terceiros, bem como designs de controlador compatíveis com padrão HOTAS – Hands-On Throttle-And-Stick (mãos em manche e acelerador) para os mercados de aviação militar e de defesa.

A plataforma G3000 Prime ostenta uma interface de usuário moderna, mas familiar, combinando a rica experiência da Garmin em design de aviônicos com uma aparência e toque de elegância e modernidade. Fontes e iconografia aprimoradas garantem clareza e familiaridade, enquanto menus de aplicativos organizados e concisos de forma inteligente fornecem acesso rápido a funções críticas.

As “janelas de vôo primárias” – PFW – Primary Flight Windows – e as “janela multifuncionais” – MFW – Multi-Function Windows – maximizam a consciência situacional com opções de tela cheia (full-screen) ou tela dividida (split-screen). Novas barras de acesso rápido permitem que os pilotos abram aplicativos comuns, como mapas/cartas, tráfego, meteorologia e gráficos/diagramas com um toque. Ao visualizar mapas/cartas, os pilotos podem tocar em qualquer lugar para abrir um menu radial com opções para acessar informações adicionais do aeródromo, meteorologia ou espaço aéreo, ou ajustar rapidamente um plano/planejamento de vôo por meio de edição gráfica. Indicações de motor e sistemas elétricos interativas permitem que os pilotos abram rapidamente os controles e informações dos sistemas, como controles ambientais de cabine, sinóticas e muito mais.

Para facilitar ainda mais o gerenciamento de informações, o recurso Window Manager (gerenciador de janela) permite que os pilotos configurem a exibição do aplicativo, o dimensionamento da janela e muito mais em todo a plataforma de informação de vôo a partir de uma SDU. O Window Manager também fornece várias opções predefinidas que podem configurar todas as exibições com um comando, eliminando a necessidade dos operadores configurarem manualmente cada janela para várias fases do vôo.

A G3000 Prime fornece ferramentas aprimoradas de sistema de gerenciamento de vôo (FMS – Flight Management System), como o recurso Modified Flight Plan (“Plano de Vôo Modificado”), que permite que os pilotos usem tanto PDU quanto SDU para fornecer uma visualização gráfica lado a lado das alterações do plano/planejamento de vôo, incluindo comparações de cálculo de desempenho ou cenários hipotéticos. Durante a inicialização, os pilotos também podem optar por configurar uma função Emergency Return – de Retorno de Emergência, que simplifica as respostas do piloto a emergências em vôo logo após a decolagem.

Recentemente introduzida nas plataformas de vôo (suítes aviônicas) integradas da Garmin, o recurso Taxiway Routing (rota de taxiamento) foi aprimorado ainda mais para fornecer orientação de rota automatizada nas cartas de navegação 2D (2D navigational charts) e representações 3D Synthetic Vision Technology (SVT), ou Tecnologia de Visão Sintética 3D.

A G3000 Prime fornece automação avançada com listas de verificação (checklists) racionalizados (“inteligentes”) vinculadas às mensagens do sistema de alerta da tripulação (CAS – Crew Alerting System). Quando os pilotos recebem uma mensagem CAS associada a uma lista de verificação, os pilotos podem simplesmente tocar na mensagem para abrir a lista de verificação apropriada com um único toque. As listas de verificação também podem agora detectar indicações e mostrar dentro da lista de verificação que o item está na posição, valor ou configuração correta – ou fornecer aos pilotos a opção de visualizar rapidamente sinópticos detalhados. A integração com os Sistemas de Distribuição de Energia Eletrônica (Electronic Power Distribution Systems) projetados pela Garmin substitui interruptores tradicionais por disjuntores eletrônicos intuitivos, fornecendo automação aprimorada e garantindo uma experiência de cockpit simplificada e moderna.

A G3000 Prime apresenta uma ampla gama de tecnologias avançadas de aprimoramento de segurança, líderes do setor, disponíveis apenas nas suítes Garmin, incluindo o Autonomí, a família de tecnologias autônomas de aprimoramento de segurança. O sistema de emergência de pouso automatizado, vencedor do prêmio Collier Trophy, o Garmin Autoland pode assumir o controle total em vôo de uma aeronave para pousá-la numa situação de emergência com incapacidade de operação pelo piloto. Ferramentas de segurança adicionais, como Smart Glide (recurso para rampa de planeio), Smart Rudder Bias (recurso de compensação de guinada adversa), Electronic Stability Protection (ESP – Proteção de estabilidade eletrônica), Emergency Descent Mode (EDM – Modo de descida de Emergência) e o Garmin Autothrottle (acelerador automático) garantem ainda mais confiança em todos os vôos.

As soluções de segurança em terminal da Garmin adicionam ainda mais recursos às aeronaves equipadas com o G3000 Prime. A tecnologia ROA – Runway Occupancy Awareness (consciência de ocupação de pista) anunciada recentemente analisa informações de tráfego de navegador por satélite (GNSS) e por transmissão de dados ADS-B relevantes para as pistas e taxiways de aeródromo para avaliar e alertar pilotos sobre uma possível incursão ou colisão na pista. O ROA se baseia em outras soluções de segurança em terminal da Garmin, incluindo o ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System (sistema de alerta e conscientização quanto à excursão de pista), o 3D SafeTaxi.

(ferramenta criada para ajudar os pilotos a navegar mais facilmente por aeródromos, com cartas de pista de aeródromos georreferenciados, com a exibição de pistas, taxiways e mais edificações em relação à localização de uma aeronave aeródromo, também mostrando e identificando locais críticos – Hot Spots —, com interseções confusas ou complexas de pistas de taxiamento e pistas onde incursões de pistas são comuns, e sobrepondo linhas curtas no diagrama de aeródromo, fornecendo aos pilotos um nível ainda maior de consciência da posição em solo) e Garmin SurfaceWatch (tecnologia de monitoramento de pista que fornece indicações e alertas projetados para ajudar a evitar que pilotos decolem ou pousem de pista errada, de uma pista muito curta ou de uma pista de táxi, através de uma imagem georreferenciada de aeródromo e suas pistas).

A Garmin ainda divulga a capacidade de conectividade suportada pela plataforma G3000 Prime, com uma variada de meios de conexão, como wi-fi, LTE, Bluetooth, SiriusXM, Connext Satellite Services e muito mais. O sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, da Garmin, atualiza automaticamente os bancos de dados, registra dados de vôo e motor e permite que operadores e pilotos de aeronaves verifiquem remotamente o status do combustível e dos sistemas por meio do aplicativo Garmin Pilot. Funções automatizadas do cockpit, como upload de planos de vôo pelo PlaneSync, garantem que os pilotos tenham acesso a dados em tempo real, aumentando sua eficiência operacional e tomada de decisões.

A G3000 Prime também suporta CPDLC – Controller Pilot Data Link Communication (comunicação por link de dados Piloto-Controlador), incluindo os programas FAA Data Comm e Eurocontrol Link 2000+, para autorização de partida (DCL – Departure Clearance) mais rápida – bem como troca de mensagens de link de dados em rota com centros de controle de tráfego de rotas aéreas.

Página Garmin Prime:
https://www.garmin.com/en-US/aviation/prime/

Vídeo da Garmin de 02m54s, em 16/10/2024, com apresentação geral da suíte G3000 Prime:
https://www.youtube.com/watch?v=21eOTAXdXLM

Vídeo da AOPA, de 03m13s, em 16/10/2024, com Jason Hewes, engenheiro de design de fatores humanos líder da equipe da Garmin, dando uma visão geral dos principais recursos da suíte G3000 Prime:
https://www.youtube.com/watch?v=xAw2b_um_gE

O redator-chefe da AIN Matt Thurber escreveu post. No dia 16, com a notícia do lançamento da suíte G3000 Prime como a terceira geração de plataforma de vôo integrada, com apresentação na véspera da feira-convenção da aviação executiva americana NBAA-BACE.

Thurber aponta que o recurso mais exclusivo do G3000 Prime é que todos os displays agora são touchscreen, e não há controladores touchscreen como nos aviônicos atuais G3000/G5000.

A G3000 Prime apresenta telas primárias touchscreen de 14 polegadas com processadores mais potentes, maior espaço de tela e vidro de borda a borda, que substituem as telas informação de vôo primárias (PFD) e multifuncionais (MFD) tradicionais. Substituindo os controladores touchscreen estão telas secundárias com 40% mais área de exibição, que também podem ser utilizadas como telas de reserva (standby), eliminando a necessidade standbys separados.

Thurber também destaca que a Garmin atualizou a interface do usuário na suíte G3000 Prime para oferecer uma experiência ainda mais intuitiva e amigável. Um exemplo disso são as visualizações vinculadas, que permitem que os pilotos vejam na tela secundária como uma alteração afeta plano de vôo, por exemplo, visualizando as várias opções para um procedimento de chegada no destino. Outra mudança importante na interface é a adoção do menu radial do aplicativo Garmin Pilot, que aparece ao tocar em uma visualização de mapa em uma tela principal. Todos os recursos de controle podem ser acessados ​​em uma janela em qualquer tela, e as telas são projetadas para que um piloto possa apoiar uma mão na tela enquanto toca em outra área, ou dois pilotos podem interagir com janelas separadas em uma tela ao mesmo tempo.

As telas sensíveis ao toque da suíte G3000 Prime são todas capacitivas, o que dá aos usuários uma resposta mais positiva. Isso se compara às telas sensíveis ao toque infravermelhas dos controladores de tela sensível ao toque do G3000/G5000.

Os usuários da G3000 Prime também notarão que não há mais botões (knobs) concêntricos, que são um recurso da Garmin há décadas. Mas botões e interruptores estão disponíveis no painel do GCU 315; a suíte Prime pode até ter um botão (knob) seletor giratório semelhante aos aplicativos de sistemas de entretenimento automotivo.

Thurber também divulga que outro desenvolvimento tecnológico da Garmin é seu novo HUD – Head-Up Display, que é certificado no jato executivo médio Cessna Citation Longitude, da Textron Aviation. No Citation Longitude, o HUD GHD-2100 é combinado com um sistema de câmera multiespectral da Elbit para fornecer recursos aprimorados do sistema de visão de vôo, bem como sobreposições combinadas do sistema de visão de imagens infravermelhas e sintéticas. A Garmin está oferecendo o GHD-2100 para outros fabricantes de aeronaves que estejam interessados ​​em adicionar um HUD nas suas aeronaves executivas. [EL]