Rolls-Royce conclui campanha de testes de vôo do turbofan Pearl 10X, do futuro jato executivo Dassault Falcon 10X que está em desenvolvimento, em 21.10.24


Em post no dia 18, o editor-chefe da mídia AIN Charles Alcock escreveu a notícia que a Rolls-Royce concluiu a campanha de testes de vôo do turbofan Pearl 10X, que está desenvolvendo para o jato executivo Dassault Falcon 10X em projeto.

Nos últimos seis meses, o motor foi avaliado na aeronave de teste Boeing 747 da fabricante do motor, registrando cerca de 36.000 MN durante o curso de mais de 25 vôos conduzidos no EUA. Durante os testes, o motor Pearl 10X foi operado a uma altitude máxima de 45.000 pés, com avião-banco de testes atingindo uma velocidade máxima de MACH 0,90.
A Rolls Royce anunciou no dia 03 de abril o início da campanha de testes de vôo do turbofan Pearl 10X no seu Boeing 747, com o a realização do primeiro vôo.

A base da campanha de estes foi em Tucson, no Arizona (EUA). A campanha envolveu pilotos e engenheiros de teste de vôo submetendo o motor à prova em um programa incluindo verificações de desempenho e manuseio do motor em várias velocidades e altitudes, reacendimentos em vôo, testes do sistema anticongelante da nacele e testes de vibração do fan em várias altitudes.

Quando do início da campanha de testes em vôo, o programa de desenvolvimento em solo incluiu testes rigorosos das novas câmaras de combustão fabricadas com camada de aditivos (ALM – Additive-layer-manufactured) de emissões ultrabaixas, compatível com 100% de combustível SAF e da nova caixa de redução (de rotação – gearbox), que permite maior extração de potência adicional. O programa estava avançando em ritmo acelerado e acumulava com sucesso mais de 2.300 horas de teste, tanto no demonstrador Advance 2 (engine core, ou núcleo do motor) quanto na configuração do motor Pearl 10X.

De acordo com a Rolls-Royce, a campanha de testes do Pearl 10X atingiu todos os seus objetivos, dando-lhe confiança na maturidade do programa, enquanto continua trabalhando com a Dassault no programa Falcon 10X.

“Em nome da Rolls-Royce, gostaria de estender meus sinceros agradecimentos às nossas incríveis equipes globais de engenharia e testes experimentais por sua dedicação e expertise excepcionais na conclusão bem-sucedida da campanha de testes de vôo do Pearl 10X”, disse o vice-presidente sênior da Rolls-Royce Deutschland, Philipp Zeller. “Esta conquista é uma prova do seu comprometimento, inovação e colaboração global, e estou imensamente orgulhoso de tudo o que conquistamos juntos”, completou Zeller.

No prospecto do motor, a Rolls Royce promove que o Pearl 10X apresenta o núcleo do motor Advance2, o núcleo mais eficiente disponível no setor de aviação executiva, combinado com um sistema de baixa pressão de alto desempenho, resultando em uma capacidade de empuxo superior de mais de 18.000 lbf. Comparado à última geração de motores de aviação executiva da Rolls-Royce, o Pearl 10X oferece uma eficiência 5% maior, ao mesmo tempo em que oferece desempenho excepcional de baixo ruído e emissões. O resultado é um motor que oferece uma combinação líder de mercado de potência e eficiência. Essa combinação permitirá que operadores tenham acessibilidade premium a aeroportos e voem em conexões de ultralongo alcance, ao mesmo tempo em que podendo viajar perto da velocidade do som. [EL]

 

No Blog:
https://aib-el.com.br/rolls-royce-avanca-na-campanha-de-testes-do-turbofan-pearl-10x-passando-pela-fase-de-voos-em-alta-altitude-em-28-05-24/