Blackhawk inicia testes de vôo para o programa de remotorização XP66D no monomotor turboélice Daher TBM-700, em 24.10.24


No dia 21, em meio à programação da edição 2024 da feira-convenção da aviação executiva americana NBAA-BACE, em Las Vegas (no Nevada), a Blackhawk Aerospace anunciou que concluiu com sucesso os testes de vôo de linha de base para seu programa de Certificado de Tipo Suplementar (STC) da série do monomotor turboélice Daher TBM-700, fazendo um marco importante com o primeiro vôo desta versão TBM equipada com o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-66D de maior potência.

“Este marco do primeiro vôo representa um avanço importante em nosso programa STC, trazendo maior potência, desempenho e sustentabilidade aos proprietários do TBM-700”, disse Edwin Black, presidente da Blackhawk Aerospace. “O motor PT6A-66D redefinirá as capacidades da aeronave e oferecerá benefícios substanciais aos operadores”, completou Black.

No dia 20 de setembro (uma sexta-feira), a aeronave de teste de matrícula N590JL (registro de produção sn 306), concluiu seu primeiro vôo com a modificação do motor de maior potência recém-instalado. O primeiro vôo do avião com remotorização seguiu os primeiras giros do motor instalado em 13 de setembro, com objetivos importantes, incluindo verificações de vazamento e da montagem do motor.
No primeiro vôo, o avião com remotorização atingiu velocidades e altitudes maiores do que o modelo anterior, validando o desempenho aprimorado do motor usando os componentes certificados existentes.

A potência equivalente do eixo aumenta de 1.583 ESHP no motor de estoque para 1.825 ESHP no PT6A-66D, que é a gênese da melhoria de desempenho. O motor PT6A-66D fornece até 850 SHP de potência no eixo para subida e cruzeiro, aumentando significativamente as capacidades do TBM-700 ao equipar a aeronave com a condição “modo 850” – ou seja, na versão TBM-850, interação do TBM-800.

Os vôos de teste em andamento, em colaboração com a Pratt & Whitney Canada, Hartzell Propeller e MT Propeller, refinarão ainda mais as métricas de desempenho.

O programa prosseguirá com testes detalhados de desempenho, incluindo avaliações específicas de entrada e hélice, para finalizar o STC.

A Blackhawk prevê receber o STC TBM-700 XP66D aprovado pela FAA no 2T25. A Blackhawk recebeu vários depósitos garantindo posições de entrega e continua aceitando pagamentos iniciais (“sinais”) para entregas de TBM-700 XP66D em 2025 e 2026. [EL]


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