DECEA avança nos estudos sobre Serviço Remoto de Informação de Vôo de Aeródromo (R-AFIS) no Brasil, com projeto-experimental de observações meteorológicas empregando câmeras de alta resolução, em 05.11.24
Em nota no dia 01, o DECEA divulgou que uma equipe multidisciplinar do DECEA visitou, nos dias 21 e 22 de outubro, a estrutura montada pela Empresa AMD em Juiz de Fora (MG), criada para testar a operação remota do Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo (AFIS) do Aeroporto de Maricá (SBMI), no litoral do RJ.
O propósito desta estrutura é avaliar a eficácia da aplicação de novas tecnologias como instrumentos de suporte aos operadores de estações aeronáuticas. A inovação deste projeto consiste na possibilidade do operador remoto realizar observações meteorológicas empregando câmeras de alta resolução.
Conforme nota no dia 13 de agosto, o DECEA atua em estudos para a ampliação de Centros Remotos de Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo (R-AFIS) no Brasil. Na nota, o DECEA divulgou que uma equipe multidisciplinar do visitou, nos dias 06 e 07 de agosto, a estrutura montada pela operadora aeroportuária-concessionária Rede VOA no Aeroporto de Sorocaba (SDCO), em SP, para a operação remota e simultânea do Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo dos aeroportos do Amarais (SDAM), em Campinas, e de Franca (SIMK), em SP, associada à observação meteorológica dos aeródromos de forma remota por intermédio de câmeras. O objetivo da citada estrutura é testar, como prova de conceito, o aumento da capacidade de operação simultânea e a eficiência do emprego de novas tecnologias como ferramentas de apoio ao operador de estação aeronáutica. A novidade deste projeto é a possibilidade de realizar observações meteorológicas de aeródromos utilizando câmeras de alta resolução e a operação simultânea.
Em nota no dia 10 (out.), a Rede VOA divulgou que o Aeroporto de Sorocaba/Bertram Luiz Leopolz, (SDCO) foi o escolhido para sediar o seu mais inovador projeto: R-AFIS, que permitirá a prestação de serviços de informações de vôo/tráfego de aeródromo à distância. A partir de Sorocaba, os operadores atenderão simultaneamente os aeroportos do interior paulista de Franca (SIMK), Campos dos Amarais/em Campinas (SDAM), Araraquara (SBAQ) e Bragança Paulista (SBBP), todos sob concessão pelo Estado de SP. Além disso, o sistema integrará tecnologia avançada para observações meteorológicas dos aeródromos por meio de câmeras de alta resolução.
O Segundo e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA-II (FIR-Curitiba) e CINDACTA-IV (FIR Amazônica) – já oferecem esse serviço remotamente e de forma simultânea para algumas localidades. O CINDACTA-III (FIR-Recife) oferece esse serviço em um aeródromo.
Os Centros R-AFIS já existem no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Serviço AFIS é prestado em Manaus (pelo CINDACTA-IV) para dois “sítios”: o R-AFIS de Vilhena/SBVH (em Rondônia) e Oiapoque/SBOI (Amapá).
Serviço AFIS é prestado em Recife (pelo CINDACTA-III) para o R-AFIS do aeroporto de Fernando de Noronha (SBFL), em Pernambuco.
Serviço AFIS é prestado em Curitiba (pelo CINDACTA-II) para o R-AFIS do aeroporto Bacaheri/SBBI, em Curitiba (Paraná).
Com a participação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo no projeto, o DECEA tem a missão de avaliar novas concepções operacionais e sistemas. O objetivo é explorar alternativas previstas no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo a cooperação entre governo, academia e indústria. O estudo dessa nova modalidade de provisão dos serviços de navegação aérea inclui análises de capacidade cognitiva, métodos de treinamento, testes dos equipamentos utilizados, avaliação dos riscos e qualificação dos operadores, entre outros fatores. Todos esses critérios são essenciais para implementar órgãos operacionais que possibilitem a prestação dos serviços de maneira mais eficiente, mantendo o nível de segurança elevado nas operações de pousos e decolagens nos aeroportos atendidos.