HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense celebram primeiro vôo de teste da plataforma área PEGASUS (aeronave de defesa baseada no jato executivo Bombardier Global 6000), para programa de vigilância e sistema aerotransportado de inteligência de sinais eletrônicos das Forças Armadas unificadas da Alemanha, em 07.11.24


No dia 23 (outubro), a HENSOLDT (empresa multinacional sediada na Alemanha com foco em tecnologias de sensores para missões de proteção e vigilância nos setores de defesa, segurança e aeroespacial), a Lufthansa Technik Defense e a Bombardier Defense anunciaram que a plataforma área PEGASUS (aeronave de defesa baseada no jato executivo Bombardier Global 6000) concluiu seu primeiro vôo, a partir das instalações da Bombardier em Wichita, no Kansas (EUA).
Liderada pela HENSOLDT, o PEGASUS é uma plataforma de missão aérea que integrará o sistema Kalætron Integral SIGINT para executar missões de vigilância de sinais altamente críticas para as forças armadas alemãs.
À medida que a aeronave entra oficialmente em sua próxima fase e está se aproximando um passo da integração e certificação de sistemas liderada pela Lufthansa Technik Defense, uma celebração foi realizada para marcar o primeiro vôo da aeronave PEGASUS. Representantes da HENSOLDT, Lufthansa Technik e Bombardier Defense, bem como representantes das Forças Armadas da Alemanha viajaram da Alemanha, Canadá e do Estados Unidos para se reunir em Wichita e celebrar o marco fundamental do programa.

No evento no dia 23 em Wichita, com os parceiros do programa Hensoldt e Lufthansa Technik, a Bombardier confirmou que a primeira aeronave estava voando desde meados de setembro, numa campanha de testes e preparação para entrega no ano para a Lufthansa Technik, em Hamburgo, onde será equipada com o sistema Kalaetron Integral Sigint, da HENSOLDT. A integradora de sistemas Lufthansa Technik Defense deverá conduzir testes de vôo com todos os equipamentos especiais instalados na Alemanha em 2025 ou 2026.

Esta primeira etapa de testes da aeronave, no EUA, é conduzida pela equipe do BFTC – Bombardier Flight Test Centre (centro de testes de vôo da Bombardier), com sede em Wichita, onde os pilotos altamente qualificados da Bombardier validam os principais aspectos do programa. Esses testes bem-sucedidos demonstram a alta capacidade da aeronave Bombardier Global de completar as missões críticas da Força Aérea Alemã.

Isso representa um marco significativo para a primeira das três aeronaves Global 6000 modificadas destinadas a serem entregues à germânica Bundeswehr (Forças Armadas unificadas da Alemanha e sua administração civil e autoridades de aprovisionamento).

A HENSOLDT está atuando como contratante geral e tem responsabilidade geral pela realização do projeto. A Lufthansa Technik Defense atuará como subcontratada, adquirindo a aeronave modificada da Bombardier e instalando e integrando o sistema de reconhecimento desenvolvido pela HENSOLDT na plataforma. Muitas pequenas e médias empresas de toda a Alemanha, Canadá e EUA estão envolvidas no projeto como parte da cadeia de suprimentos para todas as empresas que levam o PEGASUS até a “linha de chegada”.

“A aeronave de inteligência de sinais de próxima geração da Alemanha está voando alto”, disse Steve Patrick, vice-presidente da Bombardier Defense. “Este primeiro vôo, bem-sucedido, é o resultado da forte colaboração e conhecimento compartilhado entre a HENSOLDT, a Lufthansa Technik Defense, a Bombardier Defense e nossos fornecedores, para colocar a aeronave Global 6000 modificada e de alto desempenho para o programa PEGASUS no ar. Com testes de vôo regularmente em andamento na base da Bombardier em Wichita, a aeronave continua a reunir dados essenciais de certificação para melhorar e aperfeiçoar a plataforma antes de passar para o próximo estágio”, completou Steve Patrick.

“Hoje marca um marco importante para o programa PEGASUS”, disse Dietmar Thelen, chefe da Divisão de Dominância de Espectro da HENSOLDT. “Com a integração do nosso sistema Kalætron-Integral, estamos entregando componentes-chave que são essenciais para o reconhecimento do amanhã. Esta conquista ressalta a excelente cooperação entre a HENSOLDT, a Lufthansa Technik Defense e a Bombardier Defense”, acrescentou Thelen.

“Ver a primeira aeronave PEGASUS decolando com o logotipo da Lufthansa Technik Defense me enche de orgulho e também de alegre expectativa, pois nos aproxima um passo decisivo para receber esta aeronave de volta em nossa base”, diz Michael von Puttkamer, vice-presidente de Serviços Especiais de Aeronaves da Lufthansa Technik. “Gostaria de parabenizar e agradecer à excelente equipe da Bombardier Defense por seu ótimo desempenho ao atingir este importante marco do projeto, e estou ansioso pelas próximas atividades de teste de vôo, bem como pela cooperação contínua com a HENSOLDT na subsequente integração e certificação de seu sistema de inteligência de sinais altamente sofisticado”.

Em junho de 2021, a HENSOLDT recebeu o contrato para fornecer um sistema aerotransportado para inteligência de sinais eletrônicos a bordo de três jatos Bombardier Global com base em seu sistema Kalætron Integral. Desde essa concessão, a HENSOLDT, a Lufthansa Technik Defense e a Bombardier têm colaborado estreitamente em uma atividade de design conjunta. Um extenso trabalho de modificação estrutural foi realizado para preparar a primeira aeronave na base americana da Bombardier Defense em Wichita, no Kansas (EUA), que abriga um importante contingente da força de trabalho de defesa experiente e qualificada da fabricante canadense. Este é o local das atividades iniciais de teste em solo e vôo da Bombardier.

Após a conclusão dos testes iniciais, cada aeronave será transferida para as instalações da Lufthansa Technik Defense em Hamburgo, na Alemanha, para mais trabalho de integração. A Lufthansa Technik Defense também é responsável pela certificação regulatória do PEGASUS – Persistent German Airborne Surveillance System (sistema de vigilância aérea alemão persistente) no nível geral da aeronave. Até agora, a Lufthansa Technik concluiu suas atividades de design para a integração do sistema de missão, os sistemas aviônicos civis e militares adicionais, bem como a cabine da aeronave. O processo de produção de peças internas também já começou para garantir a prontidão dos componentes para instalação imediata quando a aeronave chegar em Hamburgo.

Enquanto isso, a HENSOLDT adaptou a arquitetura dos sistemas às necessidades operacionais da Bundeswehr. Os desenvolvimentos de hardware e software correspondentes estão atualmente em andamento, várias demonstrações mostraram o imenso potencial e as capacidades da solução futura. [EL]