Britten-Norman acerta encomendas de B2N Islander do Governo da Ilhas Falklands para BN2B-26 e de nova operadora da Guiana para BN2T-4S, em 14.11.24


O Governo das Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas) assinou uma Carta de Intenções (LoI) com a Britten-Norman para encomenda de quatro novas aeronaves BN2B-26 Islander a um valor total de US$ 9,75 milhões (US$ 2,438 mi por avião). O acordo foi divulgado pela Britten-Norman por nota no seu site.

A aquisição faz parte de um plano para modernizar ainda mais a frota operada pelo Serviço de Aviação do Governo das Ilhas Falkland (FIGAS – Falkland Islands Government Aviation Service), que soma 75 anos de operações.

A nova encomenda é adicional a duas aeronaves que a FIGAS já contratou da Britten-Norman, a primeira das quais já está em serviço.
Todas as novas aeronaves serão entregues pela linha de fabricação da Britten-Norman sediada na Ilha de Wright, no Reino Unido, que a fabricante relançou no final de 2023 após remanejamento da linha de montagem da Romênia.

A FIGAS tem sido parte integrante da vida das Malvinas desde 1948. Sua frota existente de cinco Islander atende a uma variedade de funções e é essencial para manter as Malvinas e suas comunidades mais remotas conectadas. Além de vôos de deslocamento, missões regulares incluem ambulância aérea, transporte postal, carga expressa, transporte veterinário, monitoramento ambiental e vôos panorâmicos cada vez mais populares.

O BN2B-26 Islander é uma das variantes de aeronaves robustas com motor a pistão da Britten-Norman, que tem sido um pilar da frota FIGAS devido a sua excepcional capacidade de decolagem e pouso curtos (STOL) em toda a gama de terrenos e condições desafiadoras das Malvinas. A durabilidade de longo prazo do tipo de aeronave foi comprovada sem sombra de dúvida ao longo das seis décadas em que a FIGAS operou sua frota de Islander.

A decisão da renovação da frota de Islander, com a seleção do modelo para novos aviões novos como substitutos dos aparelhos existente e mais antigos da FIGAS, se deve em parte a uma avaliação da equipe sobre qual aeronave melhor se adapta às difíceis condições operacionais nas Ilhas Malvinas, onde durabilidade e confiabilidade são fatores-chave para o sucesso de longo prazo da operadora. Refinamentos na aeronave nos últimos anos também desempenharam um papel na decisão.

A nova encomenda do Governo das Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas) é de grande importância para a Britten-Norman, pois marca seu próprio 70º aniversário e ocorre no momento em que a fabricante inicia um aumento na produção de sua unidade no Reino Unido, onde a fabricação de novas aeronaves deve crescer quatro vezes nos próximos 2 a 3 anos. A fabricação de novas aeronaves está no centro dos impressionantes planos de crescimento da Britten-Norman, à medida que se expande para atender ao aumento do mercado regional de aeronaves; a fabricante busca reinvestir os lucros dessas vendas iniciais para impulsionar mais investimentos em melhoria contínua, bem como desenvolvimento contínuo de produtos em sua iniciativa “Green Futures”, em que busca melhorar as características ambientais de suas aeronaves e reduzir as emissões de carbono.

William Hynett, CEO da Britten-Norman, comentou: “Estamos muito satisfeitos por ter uma oportunidade tão incrível de construir um novo capítulo em nosso relacionamento de longa data com o Governo das Ilhas Malvinas e continuar a apoiar as comunidades dessas ilhas importantes. Nosso relacionamento com a FIGAS é um exemplo dos benefícios que podem ser alcançados na cooperação entre os setores público e privado. Como um dos nossos parceiros de longo prazo mais valiosos, confiamos no feedback crucial da FIGAS e trabalhamos duro para usar esse conhecimento para refinar ainda mais nossos produtos e serviços”.

A Britten-Norman, por nota no seu site, também divulgou a finalização de outro acordo.

A Xen Aviation & Services Limited (Xen Aviation), uma operadora doméstica iniciante (start-up) com sede em Georgetown, na Guiana, finalizou um acordo para adquirir seu primeiro Islander com motorização à turbina – BN2T-4S. A aeronave será usada pela Xen Aviation para melhorar a conectividade regional e dar suporte aos seus serviços planejados de transporte diário em todo o país. 

Uma variante turboélice estendida (em 1,3 m., de 10,9 m. para 12,2 m.) e com maior asa (envergadura alongada 8,7% em 1,3 m. de, 14,9 para 16,2 m., e área aumentada 7,9% em 2,4 m², de 30,2 para 32,6 m²) da renomada versão a pistão da aeronave Islander, o BN2T-4S da Xen Aviation será o primeiro a ser operado na Guiana.

Em preparação para entrega, a Britten-Norman recentemente obteve a homologação de Tipo para o BN2T-4S da Autoridade de Aviação Civil da Guiana. A aeronave já detém certificação Tipo no Reino Unido, União Européia e EUA, bem como em vários outros países ao redor do mundo.

O BN2T-4S ostenta 30% mais espaço interno em comparação com a variante a pistão (motor Lycoming), além de ter significativamente maior peso máximo de decolagem de até 8.925 lb. (4.048 kg) e peso máximo de pouso de 8.500 lb. (3.855 kg), versus 6.600 lb. (2.994 kg) da variante com motorização a pistão (BN2B-20 e -26).

Alimentado por dois motores Rolls-Royce 250 B17F, com potência de 460 SHP (limitado a 400 SHP), o BN2T-4S oferece um alcance de 861 MN (em regra VFR) e 1.006 MN (regra IFR), versus 539 MN e 675 MN da versão a pistão, e tem uma autonomia de até 8 horas. O avião tem capacidade de velocidade de cruzeiro máxima de 176 KT e cruzeiro econômico de 150 KT (versus 143 KT e 128 KT do Islander a pistão). O Teto Absoluto é 25.000 e 12.000 pés (operação monomotor), versus 19.700 pés e 6.150 pés (operação monomotor) do BN2B-20.

A aeronave BN2T-4S mantém muitas das características do Islander original, incluindo sua capacidade de operar em condições desafiadoras em pistas de pouso curtas e despreparadas. O BN2T-4S tem distância de pouso requerida de 589 m, com cruzamento de cabeceira de 50 pés e corrida de solo no pouso de 308 m. Para decolagem as distâncias são 565 m. com corrida no solo de 365 m. Outra característica do Islander, a baixa velocidade de estol, sem potência, é de 53 KT (sem flapes) e de 47 KT (com flapes estendidos), a 8.000 pés.

Configurado com um máximo de 12 assentos, o BN2T-4S é homologado sob Certificado Tipo (TC/CT) do Reino Unido para transportar até 10 passageiros com tripulação única ou dupla. 

Todos as variantes Islander são certificados IFR e equipadas, de série (padrão), com suíte aviônica Garmin da série G600 TXi. O conjunto Garmin agora inclui instrumentação eletrônica completa do motor em todas as variantes Islander, fornecendo dados valiosos para as equipes de operação e engenharia que ajudarão a reduzir os custos operacionais.

Como parte do desenvolvimento contínuo do Islander, e em linha com o programa “Green Futures” da Britten-Norman, a aeronave em breve terá a opção de operar usando Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

Ronaldo Alphonso, diretor-gerente da Xen Aviation, comentou: “Acreditamos que esta variante do Islander é perfeita para nossa missão de introduzir segurança, conforto e escolha superiores ao mercado de aviação da Guiana, visando passageiros diários, governo e operadores comerciais internacionais, tudo a um preço competitivo”.

William Hynett, CEO da Britten-Norman disse: “Estamos muito satisfeitos em confirmar este pedido com a Xen Aviation & Services Inc., marcando um marco significativo como o primeiro BN2T-4S Islander a ser usado para serviços de passageiros na Guiana. O BN2T-4S é a maior e mais potente variante da linha Islander, oferecendo capacidade de carga excepcional, mantendo nosso renomado desempenho STOL. Estou animado para ver esta aeronave prosperar em sua nova função na Xen Aviation, fornecendo serviços essenciais ao povo da Guiana”. [EL]

Britten-Norman BN2 Islander:
https://britten-norman.com/britten-norman-products/islander/