Organização de manutenção aeronáutica americana (do Illinois) West Star Aviation anuncia projeto de STC para instalação do sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Galileo, da Gogo Business Aviation, nos jatos executivos EMBRAER Legacy 450/500 e Praetor 500/600, e ERJ-135/145 (incluindo Legacy 600/650), em 17.11.24
A organização de manutenção aeronáutica americana (sede no Illinois) West Star Aviation lançou um programa de Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para instalação do sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Galileo, da Gogo Business Aviation, nos jatos executivos EMBRAER Legacy 450/500 e Praetor 500/600, e ERJ-135/145 (incluindo Legacy 600/650). A especialista de manutenção prevê concluir os processos de STC da FAA no início do ano de 2025, com a validação estrangeira do STC em seguida. Os futuros STC foram divulgados em nota no dia 11.
O STC da West Star será para instalação de antena Gogo Galileo HDX (half-duplex), que fornece velocidades de conectividade em vôo de 43 a 60 Mbps.
As aeronaves da EMBRAER cobertas pelos três certificados STC representam 578 aeronaves corporativas em todo o mundo. Destas, 224 aeronaves (38,8%) já estão equipadas com um sistema ATG (Air-to-Ground) Gogo. As aeronaves já equipadas com um sistema Gogo AVANCE precisarão apenas instalar a antena Galileo HDX para ter uma aeronave conectada mundialmente.
As aeronaves com um sistema ATG Classic (ATG 1000 / 2000 / 4000 / 5000 / 8000) precisarão atualizar para um AVANCE L3 ou L5 ou instalar um roteador Gogo SCS – Smart Cabin Solutions (soluções de cabine inteligente) com a antena Galileo HDX para conectividade mundial.
Para aeronaves já equipadas com sistemas ar-solo (ATG – Air To Ground) Gogo AVANCE L5, a atualização para o sistema de antena Galileo HDX tem um preço de comercialização de US$ 120.000, mais instalação, por informação em post no dia 14 de Matt Thurber, editor-chefe da mídia AIN, com a notícia dos projetos de STC.
Os custos de serviço (assinatura por acesso) para dados ilimitados variam de US$ 11.500 por mês com ATG ou US$ 10.500 somente para o sistema Galileo, por informação do post de Matt Thurber.
O serviço de conectividade Galileo é provido pela rede de satélites de órbita terrestre baixa (LEO – low-earth-orbit) OneWeb, da Eutelsat, que fornece serviço global de comunicação via satélite. A Gogo espera lançar o serviço até o final do ano.
No anúncio, a West Star Aviation argumenta que foi uma escolha natural para o desenvolvimento do STC, por constituir-se revendedora autorizada da Gogo há 24 anos e reconhecidamente uma das principais revendedoras da Gogo por 11 vezes desde 2010. A West Star Aviation já é uma das principais unidades de instalação para a plataforma AVANCE líder do setor da Gogo, tendo instalado 438 unidades AVANCE desde 2017. No total, a West Star já soma instalação de mais de 700 sistemas de conectividade Gogo.
“À medida que a demanda por conectividade contínua na aviação continua a crescer, estamos entusiasmados em oferecer essas três novas soluções STC para as aeronaves EMBRAER Legacy e Praetor”, disse o diretor de vendas da West Star Aviation, Marty Rhine. [EL]