Líderes da aviação européia apontam necessidade de investimento urgente em eSAF (o SAF eletroalimentado – a partir de mais fontes renováveis ​​do que os bio-processos atuais) – produtores de combustível precisam de apoio governamental para expandir a disponibilidade de eSAF, de acordo com um novo relatório do grupo industrial Project SkyPower, em 19.11.24


O editor-chefe da mídia AIN Charles Alcock escreveu post no dia 05 com a repercussão do relatório publicado de grupo industrial do Project SkyPower no dia 04, intitulado “Accelerating the take-off for e-SAF in Europe” (Acelerando a decolagem do eSAF na Europa).
https://project-skypower.org/news-publications/accelerating-take-e-saf-europe
https://project-skypower.org/sites/default/files/2024-10/Project%20SkyPower%20Insights%20Report%20October%202024_final.pdf

Alcokck escreveu que para cumprir mandatos (obrigatoriedades) juridicamente vinculativos, a indústria de aviação da Europa não tem mais do que dois anos para colocar os primeiros planos de produção de combustível de aviação sustentável eletroalimentado (eSAF) em funcionamento, de acordo com um relatório publicado pelo Project SkyPower.

O projeto SkyPower é apoiado por líderes seniores do setor de transporte aéreo. O projeto tem o apoio de CEOs de grandes cias. aéreas, incluindo a Air France-KLM e a easyJet, bem como a administradora-operadora do Aeroporto de Copenhague (capital da Dinamarca) e a provedora de vôos fretados privados Victor; outro suporte vem de grupos de energia como Arcadia eFuels e SkyNRG, e instituições financeiras incluindo a ING e a Natixis Corporate & Investment Banking.

No relatório, o projeto divulgou uma modelagem econômica mostrando que a indústria precisará levantar entre € 15 bilhões e € 20 bilhões (até US$ 21,8 bilhões) de investimento de capital até 2030 e mais € 3 bilhões a € 5 bilhões a cada ano para atingir a escala necessária para atender aos mandatos de mistura de SAF.

De acordo com o relatório, o eSAF produz pelo menos 90% menos emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida em comparação ao combustível fóssil JET-A. Ao contrário da maioria dos processos de SAF atuais, o eSAF é produzido a partir de eletricidade renovável, água e dióxido de carbono capturados diretamente do ar ou por meio de captura de fonte pontual e, portanto, é menos restrito por opções de matéria-prima.

No entanto, o projeto alertou que esses benefícios podem ser ilusórios para a indústria global de transporte aéreo devido a atrasos no fornecimento da infraestrutura necessária. Dois terços (67%) do pipeline (linha/cadeia de produção) global planejado de eSAF estão na Europa, mas nenhuma planta real teve seus investimentos necessários confirmados.

De acordo com o projeto SkyPower, subsídios governamentais serão necessários para evitar que o custo do eSAF seja entre 5 e 8 vezes maior do que o JET-A quando o custo do esquema de apuração/cobrança de emissões da Europa for considerado. Esse custo pode ser reduzido pela metade se as decisões de investimento sobre novas plantas de eSAF forem tomadas sem mais demora. O relatório pede ações para reduzir o chamado “Prêmio verde” – Green Premium – entre o eSAF e o combustível JET-A.

“A entrega bem-sucedida do plano de ação do Projeto SkyPower mudará fundamentalmente o cenário do eSAF, estabelecendo as condições necessárias para tomar decisões finais de investimento e acelerar essa tecnologia crítica em direção às operações comerciais em 2030”, disse a CEO da Arcadia eFuels, Amy Hebert.

De acordo com o grupo, os investimentos solicitados poderiam dar suporte a um mercado de eSAF de € 80 bilhões somente na Europa até 2050. Isso, registra o relatório, poderia garantir cerca de 14 milhões de empregos na indústria de aviação do continente. [EL] – c/ fonte