Global 7500 da Bombardier atinge novos patamares em viagens de longa distância e continua em ritmo recorde com 75 marcas de velocidade, em 24.11.24


No dia 21, a Bombardier anunciou que seu jato executivo Global 7500 atingiu 5 novos recordes em viagens de travessias intercontinentais de longa distância, somando-se as suas já impressionantes performances de recorde de velocidade com mais de 75 recordes nos registros.

Os novos recordes incluem [1] Miami (EUA) a São Paulo (Brasil), [2] Tóquio (Japão) a Los Angeles (EUA), [3] Tóquio (Japão) a San Jose, [4] Jeddah (Arábia Saudita) a Londres (Inglaterra) e [5] Los Angeles (EUA) a Auckland (Nova Zelândia).

Essas conquistas se baseiam em recordes anteriores, incluindo um vôo de 8.225 MN em outubro de 2019 de Sydney (Austrália) a Detroit, no Michigan (EUA), o vôo mais longo já registrado na aviação executiva.

Com uma frota de quase 200 aeronaves em serviço e mais de 200.000 horas de vôo, o comprovado Global 7500 define o padrão do setor na classe de alcance ultralongo.

Na semana passada, a concorrente Gulfstream observou que seu mais novo modelo no portfólio, o G700, já acumulara 65 recordes de velocidade em viagens globais de longo curso.

“Esses novos recordes de velocidade continuam a mostrar que o Global 7500 é o líder comprovado e indiscutível em sua categoria e a aeronave executiva com desempenho incrível, levando nossos clientes a destinos distantes de forma rápida e confiável”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e defesa da Bombardier. “O que é ainda mais impressionante sobre esses recordes é que eles são voados como parte de movimentos de rotina de aeronaves, incluindo algumas missões que têm passageiros a bordo. Em mais de uma ocasião, ficamos entusiasmados por ter clientes e clientes em potencial a bordo para os pares de cidades que quebram recordes”, completou Gallagher.

O Global 7500 apresenta uma velocidade máxima de MACH 0,925 e um alcance básico de 7.700 MN (14.260 km), pela regra NBAA-IFR, em condição ISA, operação à MACH 0,80, com 12 ocupantes (4 tripulantes e 8 passageiros), com desempenho afetado por velocidade, meteorologia e outros fatores, tornando-o a “máquina do tempo” definitiva para quebrar recordes. O “7500” tem velocidade de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90 e velocidade de cruzeiro típico de MACH 0,85. A altitude máxima operacional é de 51.000 pés, com altitude inicial de cruzeiro (no MTOW) de 41.000 pés.

e de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90 e velocidade de cruzeiro típico de MACH 0,85. A altitude máxima operacional é de 51.000 pés, com altitude inicial de cruzeiro (no MTOW) de 41.000 pés.

Os impressionantes atributos de desempenho da aeronave estavam em plena exibição com alguns dos novos recordes, incluindo Tóquio (Japão) a Hong Kong (na China) em apenas 3 horas e 40 minutos, Nova Déli (Índia) a Tóquio (Japão) em apenas 7 horas e Los Angeles (EUA) a Auckland (Nova Zelândia) em 11 horas e 55 minutos.

Com envergadura de 104 pés (31,70 m.), a asa exclusiva Smooth Flex Wing da aeronave é como um amortecedor a choque de ar, projetada com um sofisticado sistema de slats e flaps que gera sustentação excepcional na decolagem e aproximação, maximizando a eficiência aerodinâmica e aumentando o desempenho, ao mesmo tempo em que melhora a segurança e oferece o vôo mais suave do setor. Também reduz o consumo de combustível, diminui as emissões e produz excelente desempenho em pistas curtas e alta velocidade – o tipo de viagem que seus clientes exigentes esperam.
E enquanto estabelece um alto padrão quando se trata de desempenho, o Global 7500  também é um requintado escritório doméstico no céu – uma ferramenta de negócios produtiva que oferece aos clientes todos os apetrechos de seu ambiente de trabalho preferido.

Os incríveis atributos da aeronave Global 7500 serão aprimorados ainda mais com a introdução da aeronave Global 8000, anunciada em 2022. O “jato-chefe” da Bombardier para uma nova era deve ter um alcance líder do setor de 8.000 MN e uma velocidade máxima de MACH 0,94, tornando-o a melhor aeronave executiva tudo-em-um. Também é esperado que tenha uma altitude de cabine baixa de menos de 2.900 pés ao voar a 41.000 pés.

A fabricação da aeronave Global 8000 está atualmente em andamento nas unidades de produção da Bombardier no Canadá, EUA e México, e o programa está progredindo para a planejada entrada em serviço em 2025.

Em antecipação à entrada em serviço planejada do jato Global 8000, uma atualização está atualmente disponível para clientes de aeronaves Global 7500 por meio de um dos centros de serviços de aeronaves da Bombardier. Os benefícios da atualização incluirão o aumento da velocidade máxima da aeronave, aumentando seu alcance e fornecendo aos passageiros altitudes de cabine excepcionalmente baixas. [EL]