Piaggio Aerospace entrega três bimotores turboélice P.180 Avanti EVO+, novos, para a Força Aérea da Itália, em 29.11.24
No dia 25, a fabricante italiana Piaggio Aerospace anunciou a entrega de 3 bimotores turboélice P.180 Avanti EVO+, novos, para a Força Aérea da Itália. As três aeronaves serão alocadas na Escola de Treinamento de Transporte Aéreo (S.A.T.A.), da Força Aérea Italiana, na base de Pratica di Mare, perto de Roma.
As três aeronaves foram entregues após a conclusão dos vôos de teste, a partir das instalações localizadas da Piaggio em Villanova d’Albenga e Gênova (sede).
As três aeronaves são as primeiras dos 15 novos aviões P.180 Avanti EVO+ atualmente encomendados e contratados pelas Forças Armadas Italianas como parte de um programa de modernização de toda a frota, que também inclui a modernização de algumas aeronaves adicionais atualmente em serviço.
A Piaggio Aerospace espera entregar mais uma aeronave nova e uma modernizada até fevereiro de 2025.
O modelo Avanti EVO+ é equipado com suíte aviônica Collins Pro Line Fusion e trem de pouso equipado com sistemas direcional e de frenagem antiderrapante.
Tanto os aviões novos como os aviões para modernização carregam uma configuração original que a Piaggio Aerospace projetou e certificou com base na mais recente tecnologia de aviação. Aviônica renovada e novos trens de pouso equipados com sistemas antiderrapantes, de frenagem e direção de última geração são algumas das inovações introduzidas. Alguns meses atrás, a Piaggio Aerospace entregou um P.180 Avanti I totalmente atualizado e certificado (o primeiro lançamento da aeronave) para as Forças Armadas). A nova configuração (destinada para aviação militar italiana) agora é designada de Avanti II+.
http://www.avantievo.piaggioaerospace.it/
As encomendas da Força Aérea italiana, do governo, são uma fonte bem-vinda de receita para a Piaggio Aerospace, que está sob administração judicial, em processo de falência, desde o final de 2018, e foi colocada à venda em fevereiro de 2020. Em março, o governo italiano estendeu os acordos de administração especial até maio de 2025, enquanto os esforços continuam para encontrar um comprador para a fabricante.
De acordo com a GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral), a Piaggio entregou apenas um Avanti em 2023 e nenhum avião no primeiro semestre deste ano. O status de um número não especificado de pedidos pendentes de clientes civis não está claro. [EL]