Bombardier Defense entrega a primeira aeronave Global 6500 ao Exército do EUA em apoio ao programa HADES, para missão ISR – sensoriamento profundo, em 02.12.24
No dia 25, a Bombardier Defense comemorou a entrega da primeira aeronave Global 6500 ao Exército do EUA em apoio ao programa HADES – High Accuracy Detection and Exploitation System (Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão). Reforçada pelas capacidades de alto desempenho do Global 6500, a plataforma de missão especial contribuirá para fortalecer as habilidades de sensoriamento aérea profundo do Exército do EUA e marca um marco significativo em direção à meta do EUA de modernizar sua inteligência militar aérea. Na cerimônia de entrega destacou-se a entrega do primeiro protótipo de fuselagem para a solução de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) de próxima geração e o início da próxima etapa do programa para integrar sistemas.
A cerimônia de entrega contou com presença de líderes do Exército do EUA, do senador dos Republicanos (do Kansas) Jerry Moran e de autoridades do Estado do Kansas, uma vez que que a Bombardier tem centro de serviços em Wichita.Plataformas de asa fixa como a aeronave Global 6500, da Bombardier, que voa mais rápido, por mais tempo e mais alto do que as plataformas de sensores aerotransportados legadas, oferecem uma vantagem significativa para melhorar o desempenho de missões aéreas ISR Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance, ou Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). O Global 6500 oferece várias vantagens para entidades militares, como confiabilidade, alcance operacional e áreas operacionais expandidas. Com uma autonomia máxima de até 18 horas e até 750 horas de vôo entre intervalos de manutenção, e parte da Família de aeronave Global que tem uma impressionante confiabilidade de despacho de 99,83%, o Global 6500 é a escolha ideal para atingir objetivos operacionais como sensoriamento profundo.
A Bombardier Defense tem equipes de engenharia e suporte internas dedicadas disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o mundo, com a capacidade de incorporar modificações adaptadas às necessidades do cliente com recursos completos de certificação em todo o espectro de operações civis, militares e híbridas. A Bombardier traz décadas de experiência trabalhando com operadores de missões especiais e renomados integradores de sistemas de missão para adaptar sua plataforma comprovada para operações críticas em todo o mundo.
“A Bombardier Defense tem a honra de apoiar o Exército do EUA com a entrega da primeira aeronave Global 6500, uma plataforma de alto desempenho que possui a velocidade, a resistência ao alcance e as capacidades de altitude para dar suporte ao sensoriamento profundo para o Exército do amanhã”, disse Steve Patrick, vice-presidente da Bombardier Defense. “Este jato de primeira classe é a solução à prova de futuro para fornecer ao Exército dos EUA as capacidades necessárias para enfrentar ameaças atuais e futuras”, completou Steve.
“Estamos orgulhosos da parceria com a Bombardier Defense e os profissionais focados em missões no Estado do Kansas. Continuamos entusiasmados com as oportunidades que podemos desbloquear ao combinar o desempenho, a versatilidade e a confiabilidade do Global 6500 com cargas úteis modernas alinhadas aos requisitos de inteligência prioritários. O HADES é a peça central da estratégia de coleta do Exército, e o Global 6500 é o sistema que dá vida a essa estratégia. Esta aeronave nos dá o alcance, a capacidade de carga útil, a velocidade e a resistência para fornecer recursos oportunos, relevantes e responsivos para todo o espectro de requisitos de coleta do Exército e Conjunto”, disse Andrew Evans, diretor da força tarefa de ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance, ou Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) da unidade G-2 (G2 – quadro de inteligência militar do Exército do EUA) do HQDA (Headquarters, Department of the Army – Base de Comando da Exército do EUA).
“A parceria entre a Bombardier, o Exército do EUA e a força de trabalho de Wichita produziu uma aeronave de última geração equipada para atender às demandas da guerra em uma nova era de tecnologia”, disse o senador da república do EUA Jerry Moran. “A aeronave HADES tem as ferramentas necessárias para deter ameaças, conduzir vigilância e ajudar a manter nosso país seguro. Este é o início de um novo capítulo nas capacidades de aviação de nossos militares e continua o legado de fabricação de defesa do Kansas”, completou o senador Moran. [EL]