Frota da Gulfstream cresce no “fértil” mercado do Oriente Médio – no momento com mais de 120 jatos baseados na região, em 11.12.24
Em meio à feira da aviação executiva do Oriente Médio e Norte da África – a MEBAA 2024 -, que acontece nesta semana, entre os dias 10 e 12, em Dubai, Chad Trautvetter, editor da plataforma on line da mídia AIN, escreveu post no dia 09 para cobrir a participação mais uma vez no evento da Gulfstream Aerospace e o atual momento da fabricante na região, em que a aviação executiva vem crescendo fortemente.
Trautvetter observa que a Gulfstream Aerospace está presente no Oriente Médio há quase 60 anos, começando com o jato executivo GII, e, hoje, são mais de 120 jatos Gulfstream baseados na região.
O presidente e CEO Mark Burns disse que a fabricante do grupo General Dynamics continua a ver forte interesse e demanda robusta na região.
“A frota da Gulfstream no Oriente Médio cresceu quase 40% na última década, o que significa que mais e mais clientes estão operando nossas aeronaves de alta velocidade, longo e ultralongo alcance, do G650ER ao G500/600 e agora ao G700 desde sua certificação na primavera passada”, Burns disse para a AIN às vésperas da MEBAA 2024. “Para esse fim, estamos vendo aumentos ano a ano em vôos de maior duração saindo do Oriente Médio e mais destinos internacionais sendo alcançados, pois as operadoras estão aproveitando as capacidades da Gulfstream. Elas também estão aproveitando a possibilidade de selecionar uma aeronave que atenda precisamente aos requisitos de sua missão, seja voando direto de Dubai para Melbourne em um G600 ou de Dubai para Nova York em um G700”, completou Burns.
Para dar suporte à frota, a divisão de Suporte ao Cliente da Gulfstream tem representantes de serviço de campo dedicados no Oriente Médio, bem como seu serviço móvel Field and Airborne Support Team. A Gulfstream também mantém um estoque de peças na região em Dubai, na “empresa-irmã” Jet Aviation, aumentando a unidade de distribuição de peças da Gulfstream em Amsterdã, na Holanda, que também oferece suporte ao Oriente Médio.
Além disso, a Jet Aviation Dubai é um centro de serviços autorizado pela Gulfstream. Os operadores na região também podem levar suas aeronaves para a unidade de serviços da Gulfstream em Farnborough, no Reino Unido, que tem aprovações de vários países do Oriente Médio.
Qatar Executive – estratégia de negócio e a aposta no G700
A decisão da operadora de vôo fretados Qatar Executive de atualizar sua frota de aeronaves executivas com o jato-chefe Gulfstream G700, jato cabine larga de ultralongo alcance, parece ter sido justificada, com a operadora reportando forte crescimento na demanda desde que a primeira entrega foi feita em maio. Subsidiária da Qatar Airways, a operadora agora tem quatro jatos G700 em serviço, com mais seis a serem entregues do pedido de lançamento feito em outubro de 2019.
“Temos visto uma forte tendência de crescimento para serviços de fretamento pela Qatar Executive, e nossa participação de mercado está crescendo no geral”, disse o vice-presidente comercial da operadora Trevor Esling para a AIN. “Todos os nossos clientes estão buscando maior privacidade, segurança, proteção e conveniência, além do serviço personalizado incomparável que oferecemos”, completou Esling.
A Qatar Executive escolheu o G700 não apenas por seu alcance intercontinental de 7.750 MN, mas também pela flexibilidade operacional que, de acordo com Esling, permite “voar direto para destinos exclusivos, usando os aeroportos menores e mais exclusivos para os quais podemos transportar nossos passageiros”. Nesse cenário, a Qatar Executive está buscando complementar os 170 destinos em todo o mundo conectados por sua controladora de cias. aéreas regulares a partir de seu hub em Doha.
A frota de fretamento da Qatar Executive inclui 15 jatos Gulfstream G650ER e mais 4 jatos G700, e mais dois Bombardier Global 5000 e um Airbus ACJ319.
Um dos G700 da Qatar Executive está em exibição MEBAA Show 2024, onde a Qatar Executive tem um “chalé” ao lado da exibição estática, no Aeroporto Internacional Dubai Al Maktoum.
“A região do Oriente Médio é muito importante para nós, e participar do MEBAA neste ano certamente estava no topo da agenda”, disse Esling.
A Qatar Executive recebeu em maio os três primeiros de 10 jatos G700 encomendados, e a quarta aeronave chegou algumas semanas depois. A operadora esperava ter sete dos jatos G700 em serviço até o final do ano, mas suas seis aeronaves restantes ainda estão pendentes de entrega – liberação da base da Gulfstream em Savannah (Georgia/EUA), por problemas de cadeia de suprimentos e produção que causaram atrasos.
O G700 da Qatar Executive pode transportar até 13 passageiros em quatro zonas de cabine, com acomodações para dormir para até oito pessoas. O G700 tem capacidade para até 19 passageiros.
De acordo com Esling, o serviço de fretamento sob demanda “voe quando quiser e onde quiser” se tornou um forte diferencial de produto para diferenciar a Qatar Airways de outras companhias aéreas líderes, incluindo concorrentes do Golfo, como Emirates e Etihad. Além das conexões próximas entre a Delta Air Lines e a Wheels Up, poucas cias. aéreas regulares buscaram oferecer uma opção de aviação privada aos seus clientes-passageiros.
Em outubro, a Qatar Airways começou a oferecer benefícios recíprocos entre seu programa de fidelidade Privilege Club e os serviços de fretamento da Qatar Executive. Os passageiros frequentes agora ganham quatro pontos Avios para cada Dólar gasto em vôos fretados, e estes podem ser resgatados para viagens em jatos particulares, com pagamento em espécie integralmente ou numa composição de dinheiro mais pontos Avios.
“Até agora, vimos um forte interesse de nossos clientes existentes e potenciais pelo programa Privilege Club”, disse Esling. “A introdução desta iniciativa foi para recompensar nossos clientes fiéis, ao mesmo tempo em que criamos mais sinergias dentro do grupo Qatar Airways. Estamos ansiosos para potencialmente nos aprofundar mais nesta oferta para garantir que a Qatar Executive forneça uma jornada perfeita e gratificante em todos os pontos de contato para nossos clientes”, completou Esling.
De acordo com Esling, a Qatar Executive se beneficia da infraestrutura global e da largura de banda operacional de sua empresa controladora. A frota de 258 aeronaves da Qatar Airways inclui uma mistura de aeronaves widebodies da Airbus e da Boeing, incluindo os tipos A350, A380, B.777 e B.787, bem como alguns A320 e B.737.
“A demanda geral do mercado permaneceu em um nível mais ou menos constante desde o início de 2024, e vemos essa tendência continuando em 2025”, concluiu Esling. “Ao dizer isso, vemos muitas oportunidades de mercado e áreas que oferecem oportunidades significativas de crescimento para a Qatar Executive e estamos ansiosos pelo próximo ano”, completou Esling. [EL] – c/ fonte