Daher anuncia conclusão da campanha de testes do demonstrador de aeronave (na plataforma TBM Daher) de propulsão híbrida-elétrica distribuída EcoPulse, abrindo caminho para uma aviação mais sustentável, em 13.12.24


Em nota no dia 10, a fabricante francesa Daher divulgou o andamento do programa EcoPulse – o demonstrador de aeronave (na plataforma de um TBM Daher) de propulsão híbrida-elétrica distribuída (em seis unidades propulsoras-motores elétricos) desenvolvido em conjunto pela Daher, Safran e Airbus, com a nova informação que concluiu sua campanha de testes de vôo, fornecendo dados cruciais visando atingir as metas de descarbonização do transporte aéreo até 2050. Na nota, a Daher pontua que o projeto colaborativo, que é emblemático do setor aeroespacial francês, forneceu experiência única no design, certificação, produção e operação de aeronaves híbridas-elétricas.
O EcoPulse realizou seu primeiro vôo de teste híbrido-elétrico em 29 de novembro de 2023, do Aeroporto Tarbes–Lourdes–Pyrénées. Desde seu o primeiro vôo, o EcoPulse acumulou 100 horas de vôo e realizou cerca de 50 vôos de teste com o sistema de propulsão híbrida distribuída, o último dos quais ocorreu em julho de 2024.

Esses testes permitiram a demonstração de níveis de potência elétrica a bordo sem precedentes para propulsão elétrica distribuída, com uma tensão de rede de aproximadamente 800 volts de corrente contínua (CC) e uma potência de saída de 350 kW.

Os testes de vôo produziram descobertas significativas, incluindo uma avaliação objetiva da maturidade das tecnologias de hibridização, uma avaliação de desempenho quando integradas à aeronave e uma identificação de limitações operacionais.

Por exemplo, os testes mostraram que a sincronização de fases dos ePropellers (motores elétricos) pode reduzir o ruído interno. Esta sincronização de fases é um benefício adicional do inovador computador de controle de vôo, concebido principalmente para manobrar a aeronave — substituindo superfícies de controle tradicionais — ajustando a distribuição de energia elétrica entre os ePropellers.

De forma mais ampla, o demonstrador EcoPulse identificou os principais desafios na descarbonização da aviação:

  • arquiteturas elétricas e híbridas-elétricas;
  • desenvolvimento de componentes-chave: baterias (desempenho e alcance operacional) e sistemas de gerenciamento de alta tensão (>400 V);
  • assistência ao piloto com interfaces especializadas;
  • lógica de demonstração para aeronavegabilidade;
  • otimização de peso e ruído; e,
  • habilidades associadas ao gerenciamento da complexidade.

A campanha de testes de vôo estabeleceu as bases para documentos de conformidade para atender aos requisitos regulatórios para vôos de propulsão híbrida-elétrica, estabelecendo a base para certificar a segurança de configurações inovadoras de aeronaves.

O projeto EcoPulse mostra a força da cooperação de alto nível entre a Daher, a Safran e a Airbus. Ao reunir sua expertise e recursos de teste, os parceiros demonstraram sinergias significativas entre a aviação geral e a aviação comercial, apontou a Daher.

“O EcoPulse permitiu que a Daher desse um passo crucial no desenvolvimento de uma aeronave de baixo carbono. Este projeto não apenas nos ajudou a projetar um sistema operacional para um protótipo de demonstração, mas também a enfrentar obstáculos tecnológicos críticos. Graças a esta colaboração rica e sem precedentes, fizemos um progresso significativo em direção à hibridização”, enfatizou Pascal Laguerre, diretor de tecnologia da Daher.

“Estamos particularmente satisfeitos com o sucesso do programa EcoPulse e seus resultados. Esta foi a primeira vez que testamos um sistema de propulsão híbrido-elétrico completo em vôo, e esses testes representaram um marco significativo em nosso roteiro de tecnologia”, disse Eric Dalbiès, vice-presidente sênior de estratégia e diretor de tecnologia da Safran. “As lições aprendidas nos permitem continuar validando tecnologias de descarbonização”, completou Dalbiès.

“Esta campanha EcoPulse nos permite avançar certas tecnologias híbridas-elétricas, como baterias de alta voltagem, e integrá-las em futuras aeronaves, helicópteros e soluções de mobilidade aérea”, disse Jean-Baptiste Manchette, chefe do programa “Propulsão do Amanhã” (Propulsion of Tomorrow) na Airbus. “Com a propulsão elétrica distribuída, alcançamos nossa meta de modelar a física de vôo e o gerenciamento de energia no nível da aeronave, elementos-chave para moldar a próxima geração de aeronaves”, acrescentou Manchette.

O EcoPulse é um projeto colaborativo apoiado pelo CORAC (Conselho Francês de Pesquisa de Aeronáutica Civil) e cofinanciado pela DGAC (Autoridade Francesa de Aviação Civil) por meio da iniciativa de estado France Relance e NextGeneration EU.

Revelado na feira aeronúatica européia Paris Air Show de 2019, o EcoPulse é baseado numa plataforma de aeronave Daher TBM e equipado com seis motores elétricos ePropellers, fornecidos pela Safran, distribuídos ao longo de suas asas – no esquema 3×2 (três motores de cada lado, de asa). Seu sistema de propulsão integra duas fontes de energia: um turbogerador (um gerador elétrico acionado por uma turbina a gás fornecida pela Safran) e um conjunto de baterias de alta tensão (fornecido pela Airbus). No centro dessa arquitetura está uma Unidade de Distribuição e Retificação de Energia (PDRU – Power Distribution and Rectification Unit), que protege a rede de alta tensão e distribui a energia elétrica disponível, juntamente com chicotes de alimentação de alta tensão (ambos fornecidos pela Safran). A bateria, projetada pela Airbus, é classificada para corrente contínua (CC) de 800 volts e pode fornecer até 350 kW de energia.

O demonstrador também se beneficia da experiência em integração aerodinâmica e acústica do fabricante europeu de aeronaves, com o desenvolvimento do computador de controle de vôo da Airbus permitindo manobras de aeronaves por meio dos ePropellers e sincronização de fases para dar suporte a futuras recomendações acústicas para aeronaves.

Com a conclusão do programa EcoPulse, Daher, Safran e Airbus reafirmam seu compromisso com a aviação sustentável. Este projeto pioneiro estabelece as bases para os avanços tecnológicos e regulatórios necessários para abordar os desafios ambientais do transporte aéreo do futuro. [EL]

Vídeo da Daher no seu canal do YTb, de 02m47s, em 11/12/2024, com apresentação geral e a conclusão do programa Eco Pulse:
https://www.youtube.com/watch?v=QPCq4CDzEZg

 

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