EMBRAER assina contratos para programa do radar SABER M200 Multimissão, em 15.12.24


Em nota no dia 04, a EMBRAER, líder global na indústria aeroespacial, divulgou a assinatura nesse dia, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no valor de R$ 147 milhões, para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão.

O equipamento tático transportável, otimizado para defesa aérea de média altura, vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF) e controle de tráfego aéreo militar, ampliará as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea a serem empregados em benefício das Forças Armadas brasileiras. O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e da EMBRAER e conta com o apoio do Governo Brasileiro para o desenvolvimento de tecnologias de radares AESA (Active Electronically Scanned Array, ou de varredura eletrônica ativa) genuinamente nacionais e independentes, para o seu emprego das Forças Armadas Brasileiras e também para a exportação.

“O apoio da FINEP ao desenvolvimento do Radar M200 multimissão representa a continuidade de uma longa tradição de apoio ao desenvolvimento de uma família de radares pelo Exército Brasileiro. O Radar M200 Multimissão será instrumento fundamental para constituirmos um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial para fortalecer a capacidade de dissuasão de nosso país”, afirmou o presidente da FINEP, Celso Pansera.

“A assinatura deste contrato reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de equipamentos e soluções com alto conteúdo tecnológico nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da EMBRAER Defesa & Segurança. “Contar com o apoio da FINEP para esse importante passo é fundamental para desenvolver e manter maior autonomia e soberania para uma tecnologia estratégica como essa”, completou Costa Junior.

Em outra nota no dia 04, a EMBRAER também anunciou assinatura de outro contrato para radar SABER M200 Vigilante, com o Exército Brasileiro, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança. O contrato tem o objeto a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante já na configuração de série, com valor de R$ 102 milhões. O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos, o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea. Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou aérea.

O Exército Brasileiro será o primeiro operador do radar visando a aplicação de defesa antiaérea de baixa e média altura. O emprego junto ao EB deverá servir de referência para explorar oportunidades de uso em benefício das demais Forças Armadas Brasileiras e mercados de exportação.