Sérvia Green Power Turbine Systems (GPTS) revela seu motor turboélice compacto e menor porte (em potência) TPE-200, com meta de certificação Tipo em 2025, em 17.12.24


A sérvia Green Power Turbine Systems (GPTS) revelou seu motor turboélice TPE-200, esperado de ser certificado pela EASA em cerca de um ano.

O editor-chefe da mídia AIN Matt Thurber postou no dia 11 uma nota com a divulgação do motor, quando ocorria a feira de aviação executiva do Oriente Médio e Norte da África – MEBAA -, em Dubai. A Green Power Turbine Systems foi expositora pela primeira vez na feira MEBAA em Dubai nesta semana (entre os dias 11 e 12, em Dubai).

O motor turboélice compacto TPE-200 tem capacidade para fornecer 260 SHP e apresenta um controle eletrônico totalmente digital projetado pela própria Green Power.

Goran Memon, gerente de projeto do programa e empresa irmã da Green Power, EDePro (Engine Development and Production), disse que há um mercado para esse tipo de motor, turboélice compacto (de pequena potência). Segundo Memon, os motores a pistão movidos a gasolina estão enfrentando problemas de fornecimento de combustível em muitas partes do mundo, e a indústria da aviação “está procurando substituir motores a pistão por turboélices”, disse Memon. A fácil disponibilidade de querosene de aviação é um fator, mas também o desempenho e a confiabilidade aprimorados dos motores à turbina, Memon acrescentou, “mesmo em aeronaves pequenas”.

O outro benefício de motores à turbina de menor porte é que podem atender a um mercado muito maior do que apenas aeronaves tripuladas. Os UAV (veículos não-tripulados)  precisam de motores confiáveis, e esses veículos são caros e destinados a voar em muitas missões, então a longevidade do motor é importante, explicou Memon. Com um mercado maior, mais motores poderiam ser produzidos, reduzindo assim os custos em um volume maior de motores.

O design do TPE-200 é modular, então cada componente principal é mais facilmente acessível para manutenção, e a meta de TBO planejada é de 7.000 horas. O fluxo de ar é direcionado da parte traseira do motor através de um compressor centrífugo com uma taxa de compressão de 6:1, depois através de uma câmara de combustão anular com 12 bicos de combustível. Os gases em expansão acionam uma turbina centrífuga de estágio único e uma turbina axial de estágio único, que giram uma caixa de engrenagem – de redução (gearbox) e o eixo de saída e a hélice. As lâminas da turbina são feitas de inconel (liga de aço) relativamente comum, sem recursos especiais de resfriamento, de acordo com a Memon. Um recurso de design interessante é o gerador de partida, que é montado no eixo central na entrada de ar.

Registro por Matt Thurber/AIN
https://www.ainonline.com/aviation-news/business-aviation/2024-12-10/green-power-certifying-small-turboprop-engine

A Memon está mirando um preço de aproximadamente US$ 150.000 a US$ 175.000 para o motor, o que o tornaria uma opção atraente para projetistas de aeronaves leves.

A Green Power também está desenvolvendo um avião de treinamento monomotor como o primeiro a ser equipado com o TPE-200 e isso será seguido por um avião bimotor.

A Green Power também está projetando pequenos motores turbojato e tem alguns tamanhos de motor em execução em seu programa de desenvolvimento.

A fabricante tem trabalhado nesses pequenos motores de turbina por mais de 10 anos, de acordo com Nikola Pejić, consultor de negócios da Green Power. “Finalmente tudo está se encaixando. É o coração do veículo”, disse Pejić. [EL] – c/ fonte