FAA investiga ocorrência de quase incursão de pista ativa com decolagem de aeronave no aeroporto de Los Angeles (EUA), em 05.01.24


A transportadora aérea americana Delta divulgou que está colaborando com investigação da FAA de uma ocorrência de quase incursão de pista envolvendo um de seus jatos Airbus A321, por um jato EMBRAER ERJ-135 em transporte por fretamento da operadora Key Lime Air, no Aeroporto Internacional de Los Angeles (KLAX), na Califórnia.

Nas primeiras informações, o evento ocorreu por volta das 16h30 (horário local) do dia 27 (sexta-feira) – ou 00:30Z do dia 28.

O A321 da Delta, para cumprir o vôo doméstico 471, estava se preparando para partida, em decolagem, de Los Angeles (KLAX) com destino do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson – Atlanta (KATL), na Georgia. Ao mesmo tempo, o vôo 563 da Key Lime Air estava chegando em Los Angeles (KLAX), após um vôo de duas horas procedente do Aeroporto Internacional de Spokane (KGEG), em Washington, a 820 MN ao norte; o jato  transportava a equipe de basquete masculino da Universidade Gonzaga para Los Angeles para um jogo contra a UCLA no dia seguinte.

A Key Lime Air opera serviços de transporte de passageiros e carga, por demanda, com uma frota de 25 aeronaves – com modelos Metro 23, Dornier 328 Jet e EMBRAER EMB-145 (com capacidade para até 50 passageiros), para passageiros, e Metro e Metro III Heavy, para carga. A transportadora opera mais de 10.000 horas de vôo anualmente.

“Os controladores de tráfego aéreo orientaram o vôo 563 da Key Lime Air para espera antes de cruzar uma pista no Aeroporto Internacional de Los Angeles porque uma segunda aeronave estava decolando dessa pista no momento”, declararam representantes da FAA. “Quando o jato EMBRAER ERJ-135 começou a cruzar a barra de parada, os controladores de tráfego aéreo ordenaram aos pilotos para pararem. O jato nunca cruzou lateral do bordo da pista”.

O áudio do controle de tráfego aéreo confirmou isso, com um controlador instruindo rapidamente os pilotos do E135 para manter posição, com a instrução “Stop, stop, stop”. Felizmente, a tripulação do E135 parou bem a tempo, mantendo a pista livre para a decolagem do vôo da Delta, que assim decolou e prosseguiu viagem conforme programado.

Em elevação de 127 pés, o aeroporto de Los Angeles (KLAX) conta com dois pares de pistas paralelas – 07/25 e 06/24 -, nos setores leste e oeste do aeroporto (terminal), com a pistas paralelas sendo interligadas por taxiways.

Por METAR, o tempo no aeroporto (KLAX) era bom com nebulosidade, com visibilidade “ilimitada” de 10 SM (16 km), céu com poucas nuvens com base a 900 pés e com nuvens esparsas com base a 1.500 pés, com céu fechado com Teto a 2.100 pés; o vento era sudeste fraco, temperatura do ar de 16°C e pressão atmosférica de 30,05 pol. Hg (1.017 hPa). 

METAR KLAX 272153Z 09004KT 7SM SCT008 OVC013 16/13 A3004 RMK AO2 SLP172 T01560128=
METAR KLAX 272253Z 14007KT 10SM FEW009 BKN015 16/13 A3003 RMK AO2 SLP170 T01610128=
METAR KLAX 272353Z 12007KT 10SM BKN015 BKN026 16/13 A3004 RMK AO2 SLP172 60000 T01610128 10161 20122 55002=
METAR KLAX 280053Z 15005KT 10SM FEW009 SCT015 OVC021 16/12 A3005 RMK AO2 SLP175 T01560122=
METAR KLAX 280153Z 00000KT 10SM FEW009 BKN016 OVC021 16/13 A3005 RMK AO2 SLP177 T01560128=
METAR KLAX 280253Z 00000KT 10SM FEW007 BKN015 OVC020 16/13 A3008 RMK AO2 SLP184 T01560128 53012=

A Delta atualmente “não está ciente de nenhuma notificação da FAA sobre o vôo”, mas está cooperando com as autoridades na investigação, conforme necessário, atribuindo o evento a uma falha da tripulação do jato EMBRAER, contida pelos controladores de tráfego ao aeroporto.

“Entendemos que o incidente no LAX está sob investigação e revisaremos essas informações assim que estiverem disponíveis”, comentou a direção da Universidade de Gonzaga. “Os membros da nossa equipe a bordo da aeronave não estavam cientes da situação quando ela ocorreu e estamos gratos que o incidente terminou com segurança para todos”, completou comunicado da universidade. [EL]