Pela pesquisa TrakPak, da Argus International, a atividade global de vôo de aeronaves executivas em dezembro surpreende com alta de 7,3% na base de comparação ano a ano (YoY), puxada pelo mercado norte-americano, em 07.01.25


Em post no dia 06, o editor da plataforma on-line da mídia AIN Chad Trautvetter repercutiu a pesquisa de atividade da aviação executiva globalmente referente a dezembro pela TrakPak, da Argus International.

Segundo Trautvetter, a atividade global de vôo de aeronaves executivas no mês passado (dez.) subiu 7,3% na base de comparação ano a ano (YoY), com a América do Norte registrando um aumento mais forte do que o esperado – 4,1% a mais que em dezembro de 2023. O mercado europeu também ficou positivo, subindo 1,3% YoY, enquanto o resto do mundo continuou com sua tendência ascendente, subindo 30% em relação ao ano anterior.

Os analistas da Argus estão prevendo que os vôos norte-americanos e europeus serão 5,8% e 0,8% maiores YoY, respectivamente, neste mês (de janeiro).

“A atividade de vôos da aviação executiva foi um belo presente de Natal para encerrar 2024. Esperávamos que fosse um mês positivo, mas nossos modelos de crescimento esperavam cerca de metade do que acabamos vendo”, disse o vice-presidente sênior de software da Argus, Travis Kuhn. “Na América do Norte, ainda temos áreas de preocupação na atividade de jatos de cabine larga [dos segmentos de transporte provado e por fretamento] PART-91 e PART-135. Esperamos que a atividade do PART135 finalmente comece a mostrar ganhos positivos de forma consistente à medida que avançamos para 2025”, completou Kuhn.

Todas as categorias de operadores e aeronaves na América do Norte tiveram aumentos em dezembro.

Os vôos de compartilhamento tiveram os retornos mais fortes, com alta de 13,3% YoY, seguidos pelo segmento PART-135 e PART-91, com ganhos de 2,8% e 1,6%, respectivamente.

Por categoria de aeronave, os jatos de médio porte assumiram a liderança com um aumento de 7,1%, seguidos por jatos leves, +4,8%, por turboélices, +2,4%, e por jatos grandes, +0,3%.

Na categoria de jatos grandes, a mais desafiada, as aeronaves de operação compartilhada experimentaram o único aumento de dois dígitos, de 20,8%, em categorias individuais no mês passado.

Na Europa, todas as categorias de jatos registraram aumento de atividade no mês passado, com jatos grandes na liderança com 5,3%, seguidos por jatos de médio porte, +1,9%, e jatos leves, +0,3%. Os vôos turboélice na região caíram 2,7% na comparação YoY.

Todas as categorias de aeronaves experimentaram ganhos de dois dígitos no resto do mundo: turboélices, +45,5%, jatos de médio porte, +27,9%, jatos leves, +22,4%, e jatos de cabine larga, +13,6%. [EL] – c/ fonte